Hospedagem gratis: saiba qual a melhor para você

Hospedagem gratis

É sempre bom encontrar coisas gratuitas e economizar algum dinheiro. Se existe algum serviço gratuito que você pode evitar pagar e economizar algum dinheiro, sempre será uma opção para levar em consideração. Economizar em produtos na Web é o primeiro passo para ganhar dinheiro online. Então é bom saber que a hospedagem grátis é uma opção, mas existem algumas coisas que você deve levar em consideração antes de escolher um serviço.

Se você não for cuidadoso, você pode acabar sendo enganado e acabar pagando por serviços de baixa qualidade. Depois de fazer uma boa pesquisa, nós criamos este artigo para ajudá-lo a encontrar a melhor hospedagem grátis. Uma lista com bons provedores e dicas que vão te ajudar a não ter dor de cabeça com a hospedagem.

Não há vergonha em tentar economizar!

Não se sinta mal por procurar um serviço de hospedagem grátis. É perfeitamente normal querer economizar, e não existe nada mais barato do que de graça, não é mesmo? Infelizmente, muitas das ofertas de hospedagem de site grátis acabam sendo somente uma forma de atrair quem está procurando um bom negócio.

Escolhendo o provedor errado, o serviço de hospedagem gratuita poderá ter baixo desempenho, incluir anúncios e ser bastante limitado em todos os aspectos. Com um serviço praticamente inutilizável, a empresa pode tentar forçá-lo a contratar um serviço pago – e o barato acaba saindo caro.

Então, o que você deve buscar em um provedor de hospedagem grátis? Os principais pontos são bastante simples:

A melhor hospedagem grátis é aquela que funciona bem, atende suas necessidades e é confiável.

Felizmente, existem diversas opções para quem busca criar um site com uma hospedagem gratuita. Aqui, nós vamos analisar vários serviços de hospedagem e seus produtos para decidir qual oferece a melhor hospedagem grátis. Com várias opções, eu espero facilitar a sua decisão na escolha de uma hospedagem gratuita.

Ao buscar por hospedagem grátis no Google, você vai encontrar dois tipos de serviço.

Quais são as minhas opções?

  • Criador de site grátis – oferece uma ferramenta de construção de sites com a hospedagem incluída. Exemplos desse tipo de serviço são Wix e Weebly. Os criadores de sites são limitados de acordo com as ferramentas de construção e podem ser utilizados somente na plataforma em que foi criada.
  • Hospedagem de site grátis – uma solução mais avançada para quem procura algo mais sério. Usando um serviço de hospedagem, você não fica preso a uma plataforma, como nos criadores de sites e também não há a limitação de utilizar somente as linguagens de front-end como na hospedagem para sites estáticos. A 000webhost e a Awardspace são exemplos de provedores com hospedagem grátis.

Vamos conhecer melhor cada um desses tipos de serviço e ver qual é a melhor opção para cada caso. Ainda mais importante, vamos ver se realmente vale a pena optar por um serviço gratuito ao invés de um pago.

É possível usar um criador de sites gratuitamente?

Hospedagem grátis - Criador de site Wix

O criador de sites é uma opção voltada para usuários iniciantes e com pouca (ou nenhuma) experiência com desenvolvimento de sites. O lado ruim de usar um criador de sites, é o fato de que nem sempre é possível deixar o site exatamente da forma que você quer.

Embora seja possível criar um site atraente e funcional, um criador de sites não tem a flexibilidade ou a possibilidade de personalização que um site criado por um desenvolvedor pode oferecer.

Em nosso review do Wix, tentamos criar uma versão do nosso site com o criador de sites, mas apesar da aparência similar, não seria suficiente para replicar as funcionalidades do site original.

Ainda que não seja possível personalizar um site no mesmo nível de uma plataforma como o WordPress, criadores de sites como o Wix possuem uma grande variedade de temas e opções que satisfazem os usuários mais iniciantes.

Hospedagem grátis - Temas do Wix

Um criador de sites é realmente uma hospedagem grátis?

As empresas de criadores de sites geralmente oferecem um plano grátis para usar os seus serviços. No entanto, o plano gratuito geralmente vem com limitações que acabam comprometendo bastante o site do usuário.

Nós podemos ver essa prática em criadores de sites como Wix e Weebly. Ambos os criadores possuem planos gratuitos, mas os planos são bastante limitados e incluem propagandas no site. No plano gratuito do Wix, por exemplo, o espaço para armazenamento é limitado em 500 MB.

Para ter uma ideia melhor sobre as limitações no plano gratuito, mesmo escolhendo um dos planos Premium do Wix, ainda seriam exibidas propagandas no site criado. Para remover os anúncios, seria necessário contratar o plano Combo, com o custo de R$ 19,00 mês (quando contratado no ciclo anual).

Hospedagem Grátis - Planos Wix

Ainda assim, em questão de popularidade, o Wix domina a área dos criadores de sites com uma grande diferença mesmo quando comparado com o Weebly e o Webnode.

Desvantagens de usar um criador de sites gratuito

Como vimos, mesmo o melhor criador de sites apresenta limitações. Analisando as opções gratuitas, podemos encontrar mais sacrifícios.

Um dos principais sacrifícios de escolher um plano gratuito seria a impossibilidade de associar um domínio ao site.

Hospedagem grátis - Domínio e subdomínioEssa limitação impede que o usuário utilize um domínio registrado como “seudominio.com.br” com um site feito no construtor. No Wix, por exemplo, ao utilizar um plano grátis, o endereço do site deverá utilizar o subdomínio do criador de sites – “wixsites.com” –, deixando o endereço do site como: “nomedoseusite.wixsites.com”.

Outra limitação dos criadores de site é em relação à migração ou transferência do site criado. Um site feito com um criador de sites vai funcionar somente na plataforma em que ele foi originalmente construído. Por exemplo, se você criar um site no Wix, você não poderá movê-lo para uma hospedagem de sites ou outro criador de sites no futuro.

Hospedagem grátis - Anúncio do WixOs criadores de sites também tentam usar o termo “hospedagem grátis” como uma forma de atrair pessoas que querem criar um site sem gastar.

De certo modo, eles são gratuitos, mas com limitações e sem a flexibilidade de uma hospedagem.

Apesar das limitações, para um site pequeno, com poucas informações e que não exige um domínio personalizado, um criador de sites grátis pode ser o suficiente. Não é necessário ter conhecimento técnico e é possível criar um site facilmente. Nesse caso, um criador de sites é uma ótima opção de hospedagem grátis.

Ainda assim, para quem busca uma solução robusta e de alta qualidade, uma hospedagem paga seria uma alternativa melhor. Os provedores de hospedagem pagos são excelentes para profissionais. Se você precisa de uma solução robusta, o ideal seria escolher a melhor hospedagem de sites de acordo com as suas necessidades.

Mas existem casos em que a hospedagem grátis é uma boa escolha. Um deles, é como uma ferramenta para aprendizado.

Hospedagem grátis como ferramenta de aprendizagem

Hospedagem grátis - Opções da 000webhost

Utilizar uma ferramenta completamente nova e desconhecida pode ser um grande desafio. Mesmo uma ferramenta simples e fácil de usar, vai exigir algum tempo para o aprendizado completo. Pagar por um serviço que você não entende como funciona e não poderá usar todo o seu potencial não parece ser a melhor opção. Em casos como esse, a hospedagem grátis pode ser uma ótima opção.

Diferente dos criadores de sites, mesmo as hospedagens gratuitas são menos limitadas. Existem mais opções para criar um site:

  • Instalar o WordPress, Joomla ou outro CMS;
  • Usar um criador de sites da própria hospedagem grátis;
  • Enviar seu próprio site.

A hospedagem de sites é uma opção poderosa – e uma hospedagem gratis pode funcionar como uma excelente ferramenta de aprendizagem para quem quer se profissionalizar. Por exemplo, se você quer usar o WordPress ou aprender mais sobre essa plataforma, uma hospedagem grátis é uma ótima opção.

Mas como uma empresa consegue oferecer um serviço de hospedagem grátis? Afinal, o provedor de hospedagem precisa obter um retorno financeiro para manter o serviço viável. Nos criadores de sites, nós vimos que existem vários sacrifícios para usar o serviço gratuitamente, como a impossibilidade usar o domínio próprio ou migrar o site para outra plataforma. E quanto aos provedores de hospedagem grátis?

Como uma empresa consegue oferecer uma hospedagem grátis?

Aparentemente, vários dos provedores de hospedagem enxergam isso como uma oportunidade de ensinar usuários inexperientes e esperam que criem uma lealdade pela marca, assim poderão fazer um upgrade para um plano pago quando houver necessidade.

Hospedagem Grátis - Qual a estratégia?

O provedor de hospedagem grátis quer que você se torne um profissional

Existem muitos planos de hospedagem grátis que funcionam praticamente como um plano de hospedagem paga – essas opções gratuitas simplesmente possuem limites bastante restritos. Para remover essas restrições, você precisará pagar ou fazer um upgrade – não há como contornar isso.

Assim como os criadores de sites, você receberá um endereço como seuwebsite.seuprovedor.com  – um subdomínio do provedor de hospedagem –, e terá que pagar um valor adicional para o registro de domínio. No entanto, se você já tiver um domínio registrado, é possível apontar para o provedor de hospedagem e usar no seu site sem pagar mais por isso.

Além disso, um provedor de hospedagem grátis como a 000webhost disponibiliza a opção de controlar os diretórios e arquivos do seu site. Isso significa que você pode modificar, apagar e migrar os arquivos do seu site sem qualquer tipo de restrição.

No fim, a 000webhost se parece bastante com um provedor de hospedagem pago quando se trata do controle e liberdade com o website. Considerando que a hospedagem é realmente grátis e o modelo de negócios do provedor de dar a oportunidade aos usuários de crescerem e se tornarem clientes pagos, eu diria que uma hospedagem grátis seria a melhor opção para criar o seu primeiro site.

Qual a melhor hospedagem grátis?

Depois de testar vários provedores de hospedagem grátis, nós selecionamos as melhores opções que permitem a hospedagem de um site sem pagar nada por isso. Confira a nossa lista com as 5 melhores hospedagens grátis!

1. 000webhost

Hospedagem Grátis - 000webhost

Sem dúvidas a 000webhost é a empresa de hospedagem grátis mais popular do mundo. A empresa acredita oferecer a melhor experiência de aprendizagem para quem deseja aprender mais sobre a Web. Além da hospedagem grátis, a 000webhost também oferece diversos tutoriais e guias que vão desde os primeiros passos até questões mais avançadas.

Para quem quer aprender a desenvolver com PHP, MySQL ou conhecer sistemas de gerenciamento populares como o WordPress e o Joomla, a 000webhost é uma excelente ferramenta. Com a hospedagem WordPress grátis da 000webhost, são disponibilizados 1 GB de espaço em disco, 10 GB de tráfego, 2 bancos de dados MySQL para até dois sites. Também é possível utilizar o criador de sites que é incluído gratuitamente no plano.

Tudo isso é possível graças aos nossos serviços de Hospedagem paga, incluindo atualizações para aqueles que precisam de um espaço a mais para o crescimento.

A empresa não esconde o seu objetivo – fazer com que os clientes façam um upgrade a medida que seus sites cresçam. Os planos pagos são listados na página inicial e a 000webhost, que deixa claro o que mantém os serviços. Os servidores também apresentam um bom tempo de resposta, superando até as alternativas pagas.

Tempo de resposta na hospedagem grátis 000webhost

2. 5GBfree

Hospedagem grátis da 5GBfree

A 5GBfree é uma hospedagem grátis com um grande foco em simplicidade e eficácia. Com um painel de controle popular e mais de 140 aplicações no instalador automático, os serviços podem ser comparados com o de uma hospedagem paga.

Assim como em outra hospedagem de sites convencional, é possível instalar o WordPress e outras plataformas que utilizam PHP. Você provavelmente já tem uma ideia do espaço em disco oferecido no plano de hospedagem – são 5 GB –, combinado com 20 GB de tráfego e até 3 bancos de dados MySQL e uso em um único site.

Para quem precisa de algo mais, a 5GBfree também oferece um plano pago, que pode ser contratado por $2.95 por mês (algo em torno de R$ 11,50). Os serviços da 5GBfree são inicialmente direcionados ao público internacional, logo o site e as ferramentas estão em inglês, assim como a forma de pagamento, que é limitada em cartão de crédito.

Ainda assim, sem pagar nada, você consegue hospedar o seu site gratuitamente – e obter um bom desempenho.

Hospedagem grátis da 5Gbfree - Tempo de resposta

3. Awardspace

Hospedagem grátis - Awardspace

A Awardspace, também conhecida como Leadhoster ou Atspace, é mais uma opção popular para hospedar um site gratuitamente. Pode parecer curioso a mesma empresa sob diferentes nomes, mas é uma prática relativamente comum na indústria de hospedagem.

Apesar de ter o mesmo serviço oferecido com diferentes nomes, todas essas empresas pertencem ao mesmo grupo, o AttractSoft Group. Embora pareça um pouco suspeito, isso não é algo necessariamente ruim – pode ser devido a cada serviço ser voltado para um público diferente. Por exemplo, a Awardspace é popular no Brasil e nos Estados Unidos, enquanto a Leadhoster é mais conhecida na Rússia.

Ainda que tenha exista diferenças entre as marcas, a maioria das empresas do grupo da Awardspace oferecem uma experiência similar. Em termos de recursos, 1 GB é disponibilizado para o armazenamento de um único site com 5 GB de tráfego e até 3 subdomínios – um bom pacote para um plano gratuito.

Assim como nos outro provedores de hospedagem grátis, é sempre possível realizar um upgrade quando for necessário. Além disso, a Awardspace tem o destaque de utilizar suas próprias soluções de software. A empresa utiliza seu próprio instalador automático com diversas aplicações para blogs, lojas virtuais e sistemas de gerenciamento de conteúdo.

De forma geral, a Awardspace é uma boa hospedagem grátis que oferece o suficiente para um pequeno site pessoal ou para quem está aprendendo mais sobre hospedagem e web.

Hospedagem grátis da Awardspace - Tempo de Resposta

4. FreeHostia

Hospedagem grátis - FreeHostia

O “paraíso da hospedagem na terra” – é como a FreeHostia descreve os seus serviços. Essa afirmação audaciosa não é à toa – a empresa oferece diversos serviços de hospedagem, além da hospedagem grátis.

A empresa utiliza o termo “hospedagem cloud” para os serviços de hospedagem, o que significa que a empresa utiliza servidores distribuídos em múltiplos data centers, fornecendo uma estrutura mais confiável e segura para o site. A hospedagem cloud também permite que os planos sejam modificados com maior facilidade, de acordo com a necessidade do site.

Mas existem alguns gargalos nos recursos de hospedagem da FreeHostia – são oferecidos 6 GB de frago e apenas 250 MB de espaço em disco para o site. Além disso, só é possível enviar arquivos de até 500 KB – nada de imagens grandes ou aplicações pesadas. Você também não recebe um domínio grátis, mas pode utilizar um já registrado.

O desempenho da hospedagem é satisfatório para os visitantes que estão nos EUA, mas pode deixar a desejar ao público brasileiro.

Hospedagem grátis da FreeHostia - Tempo de resposta

5. Byet.Host

Hospedagem grátis da Byet.Host

Oferecendo recursos ilimitados e sua versão “modificada” do cPanel – o VistaPanel – a Byethost ou Byet Internet Services é mais uma opção para hospedagem gratuita de sites. A criação e ativação da conta é rápida e em poucos minutos é possível ter acesso ao painel de controle.

Embora o painel de controle de hospedagem seja apresentado com um nome diferente, a aparência é idêntica ao cPanel. É possível apontar o próprio domínio ou utilizar o subdomínio oferecido pela empresa. Um instalador automático e um criador de sites básico também estão incluídos na hospedagem grátis da Byethost.

A apresentação e as características dos planos da Byethost são semelhantes ao de uma hospedagem paga. Entretanto, a maior limitação é visível no desempenho na utilização do painel e do site hospedado.

Hospedagem grátis Byethost - Tempo de resposta

Outras opções

Free Web Hosting Area – permite a hospedagem de sites com PHP, mas sem instalador automático;

HelioHost – é mantida com doações da comunidade, mas nem sempre existem vagas nos servidores;

VlexoHost – possui anúncios e exige que você coloque um link para empresa em seu website;

GoogieHost – sem anúncios, porém a ativação pode demorar bastante, é necessário pagar para agilizar o processo.

Comparativo entre os provedores de hospedagem grátis

Em nosso comparativo, a 000webhost demonstrou ser a melhor opção. Ainda que tenha um espaço de armazenamento ou tráfego alto, o desempenho e a usabilidade compensam esses fatores. Além disso, a empresa é a única com interface e suporte em português do Brasil.

RankHospedagemTempo de respostaEspaço em discoTráfegoDomíniosIdioma
1000webhostA+1 GB10 GB2Português
25GBFreeB5 GB20 GB1Inglês
3AwardSpaceC+1 GB5 GB1Inglês
4FreeHostiaB+250 MB6 GB5Inglês
5ByethostDIlimitado*Ilimitado*Ilimitado*Inglês

*Embora a Byethost indique os recursos ilimitados, existem restrições na publicação e envio de conteúdo para a hospedagem que são descritos nos termos da empresa.

Escolhendo qualquer uma dessas opções, é possível dar início a um site com WordPress ou que utilize PHP/MySQL sem investir nenhum centavo.

No entanto, é possível observar a decisão dos usuários com relação a escolha da hospedagem grátis. De acordo com o Google, em termos de popularidade, a 000webhost está muito a frente da concorrência:

Mesmo não sendo o melhor, esse gráfico é um bom exemplo que mostra a diferença da popularidade de cada uma das empresas. Parece que os usuários ao redor do mundo concordam que a 000webhost é a melhor hospedagem grátis – e nossa experiência com os serviços indica o mesmo. E você, o que acha?

Alternativas à hospedagem grátis

Mas qual a solução para quem precisa de uma hospedagem mais robusta e confiável, para atender as necessidades que vão além de um usuário iniciante?

Uma hospedagem grátis simplesmente não é capaz de atender além do básico. Se você quer aprender o básico ou configurar um site simples, uma hospedagem grátis será o suficiente. Mas para projetos maiores, você vai precisar de uma solução mais robusta, mais capaz e confiável. A hospedagem é apenas mais um negócio – então não é surpresa ter que investir alguns reais por mês para obter um serviço de qualidade, com suporte técnico e segurança.

Aqui estão as 3 empresas de com as melhores avaliações em nosso site:

HostGator logoHostinger logo
A HostGator é uma das empresas de hospedagem mais populares no mercado. Oferecendo diversos serviços de hospedagem que vão da hospedagem compartilhada até os servidores dedicados, a empresa possui serviços para todos os tipos de projeto. Ler o review completo.Com serviços de alto desempenho e um suporte especializado, a Hostinger é a preferida para quem busca qualidade e segurança numa hospedagem. Além disso, a empresa possui os menores preços do mercado, sendo um ótimo custo-benefício. Ler o review completo.Servidores no Brasil são uma exclusividade dos provedores de hospedagem pagos, e na WebLink essa é uma das principais características nos planos. Os sites na WebLink ficam mais perto dos usuários, trazendo maior desempenho para os clientes. Ler o review completo.
Visitar a HostGator!Visitar a Hostinger!Visitar a WebLink!

Conclusão

Como você pôde ver, os serviços de hospedagem grátis realmente funcionam e que existem boas opções para começar um site sem ter que gastar. As empresas variam nos recursos e na usabilidade dos serviços. Em nossos testes, a 000webhost teve os resultados mais satisfatórios.

Ainda assim, é importante saber que você não vai obter serviços “premium” de graça. Assim como em qualquer outra indústria, as empresas de hospedagem visam o lucro e seria impossível comparar uma hospedagem grátis com as melhores hospedagens pagas em todos os aspectos.

Algumas vezes, a expressão “o barato que sai caro” é verdadeira, e eu acredito que isso se aplica em hospedagem de sites. A hospedagem de site grátis geralmente é uma solução básica para quem está começando ou uma plataforma de aprendizagem. Eu espero que este artigo tenha sido útil para você e te ajude a escolher a melhor hospedagem de sites para o seu site.

O que achou do artigo? Conhece alguma boa hospedagem gratuita que não foi listada? Deixe o seu comentário!

Analista de sistemas, entusiasta do Open Source e apaixonado por tecnologia. Tem anos de experiência em hospedagem de sites, servidores Linux e desenvolvimento web. Sempre buscando aprender mais sobre a indústria de hospedagem e suas peculiaridades.

Receber novidades por email: