Hospedagem gratis: hospede seu site sem gastar nada

Avatar

Redação

7 avaliações

11 de setembro de 2019 às 3:27

Que tal começar o seu site com uma hospedagem grátis?

Economizar em produtos ou serviços na web é o primeiro passo para começar um negócio online. Então é bom saber que a hospedagem grátis é uma opção, mas existem algumas coisas que você deve levar em consideração antes de escolher um serviço.

Hospedagem gratis

Se você não for cuidadoso na escolha da hospedagem grátis, você pode acabar sendo enganado e acabar pagando por serviços de baixa qualidade. O serviço de hospedagem gratuita poderá ter baixo desempenho, incluir anúncios e ser limitado em todos os aspectos.

Com um serviço praticamente inutilizável, a empresa pode tentar "forçá-lo" a contratar um serviço pago – e o barato acaba saindo caro. Porém, depois de testar vários provedores de hospedagem grátis, nós descobrimos que existem algumas exceções – provedores com bons planos de hospedagem gratuita.

Aqui a lista com as 5 melhores hospedagens grátis:

Todos esses provedores oferecem um plano de hospedagem completamente gratuito para começar, com uma boa qualidade para quem está começando ou quer aprender mais sobre a área. Abaixo, você poderá conhecer mais sobre cada um deles.

1. 000webhost

Hospedagem Grátis - 000webhost
Uptime 99.76%
Desempenho 217ms
Espaço em disco 1 GB
Transferência 10 GB
Suporte Fórum e Discord
Contas de e-mail Não disponibilizado

Sem dúvidas a 000webhost é a empresa de hospedagem grátis mais popular do mundo. A empresa acredita oferecer a melhor experiência de aprendizagem para quem deseja aprender mais sobre a Web. Além da hospedagem grátis, a 000webhost também oferece diversos tutoriais e guias que vão desde os primeiros passos até questões mais avançadas.

Para quem quer aprender a desenvolver com PHP, MySQL ou conhecer sistemas de gerenciamento populares como o WordPress e o Joomla, a 000webhost é uma excelente ferramenta. Com a hospedagem WordPress grátis da 000webhost, são disponibilizados 1 GB de espaço em disco, 10 GB de tráfego, 2 bancos de dados MySQL para até dois sites. Também é possível utilizar o criador de sites que é incluído gratuitamente no plano.

Tudo isso é possível graças aos nossos serviços de Hospedagem paga, incluindo atualizações para aqueles que precisam de um espaço a mais para o crescimento.

Site da 000webhost

A empresa não esconde o seu objetivo – fazer com que os clientes façam um upgrade a medida que seus sites cresçam. Os planos pagos são listados na página inicial e a 000webhost, que deixa claro o que mantém os serviços. Os servidores também apresentam um bom tempo de resposta, superando até as alternativas pagas.

Tempo de resposta na hospedagem grátis 000webhost

2. 5GBfree

Hospedagem grátis da 5GBfree
Uptime 99.99%
Desempenho 397ms
Espaço em disco 5 BB
Transferência 20 GB
Suporte Não disponibilizado
Contas de e-mail Não disponibilizado

A 5GBfree é uma hospedagem grátis com um grande foco em simplicidade e eficácia. Com um painel de controle popular e mais de 140 aplicações no instalador automático, os serviços podem ser comparados com o de uma hospedagem paga.

Assim como em outra hospedagem de sites convencional, é possível instalar o WordPress e outras plataformas que utilizam PHP. Você provavelmente já tem uma ideia do espaço em disco oferecido no plano de hospedagem – são 5 GB –, combinado com 20 GB de tráfego e até 3 bancos de dados MySQL e uso em um único site.

Para quem precisa de algo mais, a 5GBfree também oferece um plano pago, que pode ser contratado por $2.95 por mês (algo em torno de R$ 11,50). Os serviços da 5GBfree são inicialmente direcionados ao público internacional, logo o site e as ferramentas estão em inglês, assim como a forma de pagamento, que é limitada em cartão de crédito.

Ainda assim, sem pagar nada, você consegue hospedar o seu site gratuitamente – e obter um bom desempenho.

Hospedagem grátis da 5Gbfree - Tempo de resposta

3. Awardspace

Hospedagem grátis - Awardspace
Uptime 99.93%
Desempenho 251ms
Espaço em disco 1 GB
Transferência 5 GB
Suporte E-mail
Contas de e-mail Não disponibilizado

A Awardspace, também conhecida como Leadhoster ou Atspace, é mais uma opção popular para hospedar um site gratuitamente. Pode parecer curioso a mesma empresa sob diferentes nomes, mas é uma prática relativamente comum na indústria de hospedagem.

Apesar de ter o mesmo serviço oferecido com diferentes nomes, todas essas empresas pertencem ao mesmo grupo, o AttractSoft Group. Embora pareça um pouco suspeito, isso não é algo necessariamente ruim – pode ser devido a cada serviço ser voltado para um público diferente. Por exemplo, a Awardspace é popular no Brasil e nos Estados Unidos, enquanto a Leadhoster é mais conhecida na Rússia.

Ainda que tenha exista diferenças entre as marcas, a maioria das empresas do grupo da Awardspace oferecem uma experiência similar. Em termos de recursos, 1 GB é disponibilizado para o armazenamento de um único site com 5 GB de tráfego e até 3 subdomínios – um bom pacote para um plano gratuito.

Assim como nos outro provedores de hospedagem grátis, é sempre possível realizar um upgrade quando for necessário. Além disso, a Awardspace tem o destaque de utilizar suas próprias soluções de software. A empresa utiliza seu próprio instalador automático com diversas aplicações para blogs, lojas virtuais e sistemas de gerenciamento de conteúdo.

De forma geral, a Awardspace é uma boa hospedagem grátis que oferece o suficiente para um pequeno site pessoal ou para quem está aprendendo mais sobre hospedagem e web.

Hospedagem grátis da Awardspace - Tempo de Resposta

4. FreeHostia

Hospedagem grátis - FreeHostia
Uptime Down
Desempenho Down
Espaço em disco 250 MB
Transferência 6 GB
Suporte Email
Contas de e-mail 3

O "paraíso da hospedagem na terra" – é como a FreeHostia descreve os seus serviços. Essa afirmação audaciosa não é à toa – a empresa oferece diversos serviços de hospedagem, além da hospedagem grátis.

A empresa utiliza o termo "hospedagem cloud" para os serviços de hospedagem, o que significa que a empresa utiliza servidores distribuídos em múltiplos data centers, fornecendo uma estrutura mais confiável e segura para o site. A hospedagem cloud também permite que os planos sejam modificados com maior facilidade, de acordo com a necessidade do site.

Mas existem alguns gargalos nos recursos de hospedagem da FreeHostia – são oferecidos 6 GB de frago e apenas 250 MB de espaço em disco para o site. Além disso, só é possível enviar arquivos de até 500 KB – nada de imagens grandes ou aplicações pesadas. Você também não recebe um domínio grátis, mas pode utilizar um já registrado.

O desempenho da hospedagem é satisfatório para os visitantes que estão nos EUA, mas pode deixar a desejar ao público brasileiro.

Hospedagem grátis da FreeHostia - Tempo de resposta

5. Byet.Host

Hospedagem grátis da Byet.Host
Uptime Down
Desempenho Down
Espaço em disco Ilimitado*
Transferência Ilimitado*
Suporte Email
Contas de e-mail 5

Oferecendo recursos ilimitados e sua versão "modificada" do cPanel – o VistaPanel – a Byethost ou Byet Internet Services é mais uma opção para hospedagem gratuita de sites. A criação e ativação da conta é rápida e em poucos minutos é possível ter acesso ao painel de controle.

Embora o painel de controle de hospedagem seja apresentado com um nome diferente, a aparência é idêntica ao cPanel. É possível apontar o próprio domínio ou utilizar o subdomínio oferecido pela empresa. Um instalador automático e um criador de sites básico também estão incluídos na hospedagem grátis da Byethost.

A apresentação e as características dos planos da Byethost são semelhantes ao de uma hospedagem paga. Entretanto, a maior limitação é visível no desempenho na utilização do painel e do site hospedado.

Hospedagem grátis Byethost - Tempo de resposta

Outras opções de hospedagem grátis

Abaixo, alguns provedores que não chegaram na lista de melhores hospedagens grátis:

  • Free Web Hosting Area – permite a hospedagem de sites com PHP, mas sem instalador automático;
  • HelioHost – é mantida com doações da comunidade, mas nem sempre existem vagas nos servidores;
  • VlexoHost – possui anúncios e exige que você coloque um link para empresa em seu website;
  • GoogieHost – sem anúncios, tem a ativação é demorada mas é possível pagar para agilizar o processo.

Comparativo entre os provedores de hospedagem grátis

Em nosso comparativo, a 000webhost demonstrou ser a melhor opção. Ainda que tenha um espaço de armazenamento ou tráfego alto, o desempenho e a usabilidade compensam esses fatores. Além disso, a empresa é a única com interface e suporte em português do Brasil.

Rank Hospedagem Tempo de resposta Espaço em disco Tráfego Domínios Idioma
1 000webhost A+ 1 GB 10 GB 2 Português
2 5GBFree B 5 GB 20 GB 1 Inglês
3 AwardSpace C+ 1 GB 5 GB 1 Inglês
4 FreeHostia B+ 250 MB 6 GB 5 Inglês
5 Byethost D Ilimitado* Ilimitado* Ilimitado* Inglês

*Embora a Byethost indique os recursos ilimitados, existem restrições na publicação e envio de conteúdo para a hospedagem que são descritos nos termos da empresa.

Escolhendo qualquer uma dessas opções, é possível dar início a um site com WordPress ou que utilize PHP/MySQL sem investir nenhum centavo.

No entanto, é possível observar a decisão dos usuários com relação a escolha da hospedagem grátis. De acordo com o Google, em termos de popularidade, a 000webhost está muito a frente da concorrência:

[late-load][/late-load]

Mesmo não sendo o melhor, esse gráfico é um bom exemplo que mostra a diferença da popularidade de cada uma das empresas. Parece que os usuários ao redor do mundo concordam que a 000webhost é a melhor hospedagem grátis – e nossa experiência com os serviços indica o mesmo. E você, o que acha?

E os criadores de sites, também são hospedagem grátis?

As empresas de criadores de sites geralmente oferecem um plano grátis para usar os seus serviços. No entanto, o plano gratuito geralmente vem com limitações que acabam comprometendo bastante o site do usuário.

Os criadores de sites também usam o termo "hospedagem grátis" como uma forma de atrair pessoas que querem criar um site sem gastar.

Hospedagem grátis - Anúncio do Wix

De certo modo, o site feito no criador de sites é hospedado gratuitamente, mas longe de ser uma hospedagem "de verdade", já que você não tem acesso ao servidor e aos arquivos do site.

Nós podemos ver essa prática em criadores de sites como Wix e Weebly. Ambos os criadores possuem planos gratuitos, mas os planos são bastante limitados e incluem propagandas no site. No plano gratuito do Wix, por exemplo, o espaço para armazenamento é limitado em 500 MB.

Para ter uma ideia melhor sobre as limitações no plano gratuito, mesmo escolhendo um dos planos pagos do Wix, ainda seriam exibidas propagandas no site criado. Para remover os anúncios, seria necessário contratar o plano Combo, com o custo de R$ 19,00 mês (quando contratado no ciclo anual).

Hospedagem Grátis - Planos Wix

Mas a principal limitação dos criadores de site é em relação à migração ou transferência do site criado. Em outras palavras, um site feito com um criador de sites vai funcionar somente na plataforma em que ele foi originalmente construído.

Por exemplo, se você criar um site no Wix, você não poderá movê-lo para uma hospedagem de sites ou outro criador de sites no futuro – terá que usá-lo sempre com o Wix.

Em um plano de criador de sites gratuito você também não pode associar seu domínio personalizado.

Hospedagem grátis - Domínio e subdomínio

Essa limitação impede que o usuário utilize um domínio registrado como "seudominio.com.br" com um site feito no construtor. No Wix, por exemplo, ao utilizar um plano grátis, o endereço do site deverá utilizar o subdomínio do criador de sites – "wixsites.com" –, deixando o endereço do site como: "nomedoseusite.wixsites.com".

Apesar das limitações, para um site pequeno, com poucas informações e que não exige um domínio personalizado, um criador de sites grátis pode ser o suficiente. Não é necessário ter conhecimento técnico e é possível criar um site facilmente.

Mas existem casos em que a hospedagem grátis é uma boa escolha. Um deles, é como uma ferramenta para aprendizado.

Hospedagem grátis como ferramenta de aprendizagem

Utilizar uma ferramenta completamente nova e desconhecida pode ser um grande desafio. Mesmo se for uma ferramenta simples e fácil de usar, vai exigir algum tempo para dominá-la completamente.

Pagar por um serviço que você não entende como funciona e não poderá usar todo o seu potencial não parece ser a melhor opção. Em casos como esse, a hospedagem grátis pode ser uma ótima opção.

Hospedagem grátis - Opções da 000webhost

Diferente dos criadores de sites, mesmo as hospedagens gratuitas são menos limitadas. Existem mais opções para criar um site:

  • Instalar o WordPress, Joomla ou outro CMS;
  • Usar um criador de sites da própria hospedagem grátis;
  • Enviar seu próprio site.

A hospedagem de sites é uma opção poderosa – e uma hospedagem gratis pode funcionar como uma excelente ferramenta de aprendizagem para quem quer se profissionalizar. Por exemplo, se você quer usar o WordPress ou aprender mais sobre essa plataforma, uma hospedagem grátis é uma ótima opção.

Como uma empresa consegue oferecer hospedagem grátis?

Mas como uma empresa consegue oferecer um serviço de hospedagem grátis? Afinal, o provedor de hospedagem precisa obter um retorno financeiro para manter o serviço viável.

Nos criadores de sites, nós vimos que existem vários sacrifícios para usar o serviço gratuitamente, como a impossibilidade usar o domínio próprio ou migrar o site para outra plataforma. E quanto aos provedores de hospedagem grátis?

Aparentemente, vários dos provedores de hospedagem enxergam isso como uma oportunidade de ensinar usuários inexperientes e esperam que criem uma lealdade pela marca, assim poderão fazer um upgrade para um plano pago quando houver necessidade.

Hospedagem Grátis - Qual a estratégia?

Assim como os criadores de sites, você receberá um endereço como seuwebsite.seuprovedor.com  – um subdomínio do provedor de hospedagem –, e terá que pagar um valor adicional para o registro de domínio. No entanto, se você já tiver um domínio registrado, é possível apontar para o provedor de hospedagem e usar no seu site sem pagar mais por isso.

No entanto, um provedor de hospedagem grátis como a 000webhost disponibiliza a opção de controlar os diretórios e arquivos do seu site. Isso significa que você pode modificar, apagar e migrar os arquivos do seu site sem qualquer tipo de restrição.

Alternativas à hospedagem grátis

Como você pôde ver, os serviços de hospedagem grátis realmente funcionam e que existem boas opções para começar um site sem ter que gastar. Mas qual a solução para quem precisa de uma hospedagem mais robusta e confiável, para atender as necessidades que vão além do uso básico?

No entanto, nós sabemos que uma hospedagem grátis simplesmente não é capaz de atender além do básico. Para projetos maiores, você vai precisar de uma solução mais robusta e confiável – uma hospedagem paga. Felizmente, existem opções acessíveis e de alta qualidade no mercado.

Aqui estão as 3 empresas de com as melhores avaliações em nosso site:

GoDaddy logo Hostinger logo
A GoDaddy é uma das empresas de hospedagem mais populares no mercado. Oferecendo diversos serviços de hospedagem que vão da hospedagem compartilhada até os servidores dedicados, a empresa possui serviços para todos os tipos de projeto. Ler o review completo. Com serviços de alto desempenho e um suporte especializado, a Hostinger é a preferida para quem busca qualidade e segurança numa hospedagem. Além disso, a empresa possui os menores preços do mercado, sendo um ótimo custo-benefício. Ler o review completo. Servidores no Brasil são uma exclusividade das hospedagens pagas, e nos planos da WebLink esse é um dos principais destaques. Os sites na WebLink ficam muito mais perto dos visitantes, trazendo maior desempenho para os usuários e clientes. Ler o review completo.
Visitar a GoDaddy! Visitar a Hostinger! Visitar a WebLink!

Resumindo: se você está começando, não há problema em escolher uma hospedagem grátis para conhecer mais sobre a área. No entanto, se você quer hospedar um site profissional ou o site da sua empresa, considere contratar um plano de hospedagem pago.

Nós esperamos que este artigo tenha sido útil para você e te ajude a escolher a melhor hospedagem de sites para o seu site.

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre hospedagem grátis? Deixe o seu comentário!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10
Deixe um comentário

7 avaliações

Georgia imagem
Georgia

30 de agosto de 2019

Muito bom o artigo mas o 000webhost acabou de retirar a opção de conectar com domínio já possuido, aquele lance de DNS lá. Abraço

Debora Dionisio imagem
Debora Dionisio

23 de agosto de 2019

Agradeço toda e explicação que ficou bastante didática. Fiz 2 blogs à muitos anos, mas não dei continuidade. Agora busco algo novo com novas ideias, e vosso artigo foi muito esclarecedor. Obrigada!

Nil Marques. imagem
Nil Marques.

3 de julho de 2019

Parabéns! Matéria útil, esclarecedora e responsável.

Ricardo Ratide imagem
Ricardo Ratide

8 de junho de 2019

Excelente artigo gostei muito. Hoje atualmente meu blog é construído todo em WordPress, porém aqui neste site pude perceber a diferença entre as plataformas. Para quem realmente quer ter os conhecimentos sobre as plataforma de criação de site sugiro este blog.

Eu também escrevo e tenho um artigo que fala exatamente como criar um blog do zero mesmo sendo iniciante. Parabéns ao criador do site que nos ajudou com esta matéria.

Vanessa Lemos imagem
Vanessa Lemos

23 de maio de 2019

Muito interessante o artigo.

Vanessa Lemos

VINICIO imagem
VINICIO

13 de maio de 2019

Material show de bola., muito esclarecedor,esta materia favorece muito em conhecimento e aprendizado para quem está começando, parabéns aos redatores, sanou todas as minhas duvidas quanto a hospedagem grátis.

Denian imagem
Denian

25 de abril de 2019

Ajudou bastante! Obrigado!