Hospedagem gratuita ou paga: qual a melhor?

Se você está iniciando um projeto web ou um simples site, certamente já deve ter se deparado com aquela dúvida entre usar uma hospedagem gratuita ou paga. Para quem está começando e não tem certeza sobre o que vem pela frente, é difícil começar investindo nos melhores serviços. Por outro lado, a economia pode não ser tão vantajosa do ponto de vista técnico e de qualidade. Os serviços de hospedagem gratuitos podem apresentar mais instabilidade com relação aos pagos.

Hospedagem Gratuita ou Paga?

Para ajudá-lo a ter uma visão melhor sobre este assunto, nós elaboramos este artigo que aborda os benefícios e os contras, tanto da hospedagem gratuita como da hospedagem paga. Vamos conhecer mais então? 🙂

Conhecendo a hospedagem gratuita

A hospedagem gratuita é muita conhecida no mercado de hospedagem web e está inserida em um modelo de negócio que ganha força principalmente nas empresas de tecnologia. A combinação entre serviços gratuitos e pagos são chamados de “freemium (free+premium) onde o usuário pode usar determinadas ferramentas e serviços de forma gratuita, porém limitados.

A hospedagem gratuita segue este modelo. O serviço serve com uma “isca” para atrair o interesse do usuário em obter os outros serviços pagos. A lógica é fazer o cliente experimentar o serviço e depois pagar por uma versão melhorada.

O Google é um exemplo claro disso, pois a maioria dos seus serviços é gratuita, mas há também as versões pagas dos mesmos.

Como as empresas lucram com a hospedagem gratuita?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o conceito de hospedagem gratuita fica fácil perceber como essas empresas ganham dinheiro. A geração de lucro se dá pela venda de serviços adicionais e até mesmo pelo upgrade da hospedagem gratuita para a hospedagem paga.

Um exemplo de hospedagem grátis é a 000webhost:

Hospedagem Gratuita ou Paga

Além da hospedagem de sites, muitos provedores também comercializam serviços de e-mail profissional, registros de domínios, hospedagem dedicada, certificado SSL, banco de dados, servidores VPS e demais serviços. Desta forma, a hospedagem gratuita se torna mais uma ferramenta de vendas do que um serviço.

Prós e Contras da hospedagem gratuita

Agora vamos ao que interesse e entender de fato os prós e os contras de cada tipo de hospedagem. Vamos começar analisando as características da hospedagem gratuita.

Prós da hospedagem gratuita

  • Economia

A primeira grande vantagem da hospedagem gratuita certamente é não precisar gastar com nada. Essa economia pode ser usada para outros fins como propaganda ou outros tipos de serviços.

Hospedagem Gratuita ou Paga

Por mais que os serviços de hospedagem de sites sejam baratos, em longo prazo os valores economizados podem ser interessantes.

  • Permite testar o seu site

Se você está só começando e deseja apenas testar um novo site antes de investir recursos mais avançados, a hospedagem gratuita é uma boa alternativa.

Em geral, as hospedagens gratuitas possuem limites de espaço e de tráfego, porém no início é provável que o seu projeto não atinja grande picos de acesso e sendo assim, a hospedagem gratuita pode ser suficiente.

  • Possibilidade de criar presença digital

A hospedagem gratuita é uma alternativa para quem precisa ter presença digital de maneira simples e fácil. Você pode criar um blog ou site simples para divulgar uma página pessoal, uma pequena empresa ou qualquer outro tipo de projeto web.

Se a sua necessidade é apenas ter presença digital, a hospedagem gratuita é um bom começo.

Contras da hospedagem gratuita

Como nem tudo são “flores”, vamos agora analisar quais são os pontos fracos da hospedagem gratuita.

  • Instabilidade

A hospedagem gratuita pode apresentar muita instabilidade e isto não é nada bom para um site. As limitações impostas na hospedagem gratuita podem ser prejudiciais caso você deseje levar o seu site para um nível mais profissional.

Hospedagem Gratuita ou Paga

Se a sua intenção é expandir os negócios ou aumentar a sua audiência vale pensar seriamente em um serviço de hospedagem paga.

  • Anúncios intrusivos

As empresas que oferecem a hospedagem gratuita podem (e usam!) o seu site para publicar anúncios. Esta é uma forma de “pagar” pela hospedagem gratuita.

O que ocorre é que alguns provedores abusam deste recurso e podem transformar o seu site em uma vitrine de propagandas, o que obviamente não é nada bom.

  • Limitação de tráfego

Uma das condições de muitos provedores que oferecem hospedagem gratuita é justamente a limitação de tráfego. A partir de um determinado número de acesso a sua página pode ser “congelada” ou até mesmo ficar indisponível.

  • Espaço disponível

Assim como o tráfego, o espaço disponível numa hospedagem gratuita também é limitado. Cada empresa estabelece um limite em MB ou GB que pode ser usado pelo seu site e essa quantia geralmente é bem baixa, permitindo apenas recursos básicos como texto e poucas imagens.

  • Funcionalidades extras e garantia de serviço

Em geral, quando você contrata uma hospedagem paga, no pacote já consta diversas funcionalidades extras como conta de e-mails, banco de dados, FTP, etc. Na hospedagem gratuita não há muitos serviços extras e quando há são muito limitados.

No serviço de hospedagem gratuita você não possui garantia de uptime nem qualquer outra que estabeleça que o seu site fique online por um determinado tempo. O seu site também pode sair do ar sem aviso prévio.

Prós e Contras da hospedagem paga

Vamos agora entender um pouco mais sobre os benefícios da hospedagem paga e o porquê da sua escolha.

Prós da hospedagem paga

  • Garantia de serviço

Na hospedagem paga as empresas garantem a disponibilidade do serviço e isso traz segurança ao seu site e ao seu negócio.

  • Estabilidade

Contratando uma hospedagem paga você tem servidores mais estáveis a seu serviço e pode sempre contar com suporte em caso de falhas técnicas.

  • Sem anúncios

Dê adeus aos anúncios e propagandas intrusivas em seu site.

Hospedagem Gratuita ou Paga

Com a hospedagem paga você não tem esse problema. Além disso, sites sem anúncios transmitem mais credibilidade.

  • Serviços adicionais

Na hospedagem paga você conta com um painel de controle e com o acesso a diversos serviços adicionais já inclusos no seu plano de hospedagem. Tenha mais controle sobre os seus serviços e gerencie a sua hospedagem da maneira que desejar.

  • Suporte ágil

Outra diferença em relação à hospedagem grátis é que na hospedagem paga você tem prioridade no atendimento e suporte. Com um plano de hospedagem paga, você não fica esperando dias para ter uma resposta do seu problema.

Contras da hospedagem paga

Também podem existir aspectos ruins nos planos de hospedagem pagos, o plano ser pago não garante que ele é realmente bom.

  • Preço

Obviamente que em relação à hospedagem gratuita, o preço é um fator negativo para a hospedagem paga. Como vimos, nem todo projeto necessita de um plano muito robusto e com grandes funcionalidades.

Hospedagem Gratuita ou Paga

Em alguns casos, a hospedagem paga pode não ser necessária e o valor despendido pode ser economizado.

  • Recursos desnecessários

Esse fator não chega a ser negativo ou um problema, mas o que ocorre é que na hospedagem paga você conta com vários recursos que nem sequer chegará a usar.

Se você for um “usuário básico” provavelmente nem saberá ao certo para que serve a maioria dos recursos que são disponibilizados na sua área de cliente.

Conclusão

A hospedagem paga de longe é a melhor opção para um projeto web principalmente pela sua garantia de suporte e disponibilidade de serviço.

Por outro lado, uma hospedagem gratuita pode ser suficiente. Tudo vai depender do seu objetivo e de qual tipo de projeto. Em qualquer situação, a dica é sempre planejar.

Confira os os melhores provedores de hospedagem, e faça a escolha certa na hora de hospedar seu site! 🙂

Analista de sistemas, entusiasta do Open Source e apaixonado por tecnologia. Tem anos de experiência em hospedagem de sites, servidores Linux e desenvolvimento web. Sempre buscando aprender mais sobre a indústria de hospedagem e suas peculiaridades.

Receber novidades por email: