Conheça os benefícios da hospedagem ilimitada

Avatar

Redação

0 avaliações

20 de maio de 2019 às 5:46

Conheça os benefícios da hospedagem ilimitada

Depois de criar um site, é preciso hospedá-lo. Entre as diversas opções disponíveis nesse tipo de serviço, existe a hospedagem ilimitada. A expressão pode confundir o consumidor e causar problemas para a provedora do serviço. Isso porque as minúcias desse tipo de oferta são pouco exploradas normalmente.

De um lado, os clientes não entendem os limites do serviço oferecido. De outro, as empresas não conseguem se fazer entender ao explicar suas regras. Por isso, é essencial entender bem a política do provedor para não ter problemas com a hospedagem do site depois.

Embora o espaço disponível e a transferência sejam de fato ilimitados, na prática, eles têm limites. Quer entender melhor como isso acontece? Neste post, vamos explorar em detalhes os termos de uso da hospedagem ilimitada. Venha com a gente!

O que é hospedagem ilimitada

Apesar de ser ilimitada, a hospedagem não é infinita. Isso significa que, embora ela não tenha uma limitação definida, se o cliente usar um ou mais recursos em excesso, haverá intervenção do provedor. Ele não pode permitir que outros clientes tenham seu desempenho prejudicado.

Isso porque as empresas de hospedagem administram os servidores de forma a garantir que todos os clientes tenham estabilidade. Como eles dividem os recursos disponíveis (como memória, espaço de armazenamento, largura de banda e outros), essas companhias os monitoram e os controlam.

Então é como se o cliente alugasse um carro com a promessa de quilometragem livre. Assim, ele pode usar o veículo o quanto quiser, mas tem a limitação da gasolina: quando ela acabar, ele não consegue continuar dirigindo o automóvel.

Quando contrata uma hospedagem ilimitada, portanto, o consumidor pode usar o espaço de armazenamento e a transferência mensal o quanto quiser. Só precisa ficar atento à capacidade do servidor — processador e memória — e ao acesso de visitantes à sua página, que pode ser suspensa ou bloqueada se usar recursos demais.

Quais são os limites de recursos

Como vários sites compartilham os recursos do mesmo servidor, é preciso que os clientes façam uso dos itens disponíveis de forma normal. É difícil, porém, estabelecer o que é um uso normal. Veja, a seguir, quais são os limite de cada recurso.

Espaço de armazenamento

Quando o espaço em disco é ilimitado, não há limite para o uso do recurso. Apesar disso, há restrições no modo de uso. A maioria das hospedagens ilimitadas não permite que o espaço seja usado para guardar arquivos, por exemplo. Outra ressalva vai para sites de download ou upload de arquivos, já que eles requerem muito espaço.

Em geral, endereços pessoais e institucionais não têm problema com essa limitação — a maioria das provedoras de hospedagem oferece espaços generosos, que dificilmente um site comum atingirá. Vale ficar atento se o espaço oferecido é por item (site, e-mails e bancos de dados) ou se é dividido entre eles.

Taxa de transferência

A transferência tem relação com o tráfego do site. Sempre que alguém acessa o site, seus arquivos são transferidos para que o navegador exiba as informações na tela do dispositivo. Quanto mais visitantes a página atrair, maior será o uso do recurso de transferência.

Normalmente, as provedoras oferecem transferência ilimitada desde que ela não ultrapasse o número de processos, o uso de memória e processamento, e assim por diante. Ou seja, se o site passar a ter mais transferências do que o previsto, terá de ser hospedado em um servidor adequado às suas necessidades.

Por suas características, sites de leilão e de jogos online costumam ter dificuldade para se hospedar em provedores de serviços ilimitados. O mesmo pode acontecer com blogs muito populares, já que seus picos de tráfego tendem a sobrecarregar o servidor.

Contas de e-mail

É importante diferenciar e-mail ilimitado de contas ilimitadas. O primeiro seria um endereço eletrônico com espaço infinito, enquanto ter contas de e-mail ilimitadas quer dizer que podem-se criar quantos endereços forem necessários.

Vale se atentar à quantidade de espaço destinada a essas contas. Isso porque muitas provedoras limitam a quantidade de inodes — pode ser um e-mail, uma imagem, um arquivo no servidor ou similar. É comum que se limite o espaço a 250 mil deles e vale a pena a empresa acompanhar esse dado.

Banco de dados

Em geral, sites pessoais ou institucionais comuns dificilmente têm problemas com espaço para banco de dados nas provedoras de hospedagem, mas é bom verificar qual é a restrição. Há serviços em que é possível criar vários bancos de dados, mas o espaço fica restrito ao total oferecido pela hospedagem. Outros regulam a quantidade de tabelas ou inodes por banco de dados.

Quem pode usar a hospedagem ilimitada

Como se trata de um serviço de hospedagem compartilhada, é mais indicada para sites pessoais e institucionais que tenham tráfego moderado. Um site novo, que ainda não sabe que tipo de tráfego terá, também pode começar com esse tipo de alternativa.

Quando a página crescer, é possível migrá-la para uma empresa de hospedagem mais adequada, existem opções especializadas em plataformas específicas, como é o caso da hospedagem WordPress. Se um site passa a exigir muitos recursos, mesmo sem ter muitas visitas, é provável que ele não esteja otimizado e, por isso, esteja consumindo mais recursos do que deveria.

Se for esse o problema, a otimização pode ser suficiente para resolvê-lo. Uma dica é habilitar o cache no servidor para diminuir a carga de processamento. Outra opção é fazer backup externo e download de e-mails em um cliente como Gmail ou Outlook (o que diminui o número de inodes e o uso de espaço de armazenamento).

Já quem tem um número de acessos muito alto, tem grandes chances de ultrapassar os limites estabelecidos. Nesse caso, quando estiver perto de atingir o limite, vale procurar opções com limites maiores — seja dentro da mesma provedora, seja fora dela.

Entre as vantagens da hospedagem ilimitada está a possibilidade de usar mais recursos do que uma opção definida. Assim como no caso do carro alugado, em que é preciso saber se a gasolina dá para chegar ao destino, a hospedagem ilimitada pode ser uma ótima opção para quem usa os recursos de forma moderada.

Gostou do nosso artigo? Está em busca de uma hospedagem para o seu site? Então conheça descubra a melhor hospedagem de sites em nosso ranking!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10