7 Melhores hospedagens para lojas virtuais e plataformas de e-commerce

Avatar

Redação

0 avaliações

22 de agosto de 2019 às 6:01

virtual store hosting

Para quem pretende vender online, escolher a hospedagem certa para a loja virtual faz a diferença. É a hospedagem que fica responsável por manter a loja online e disponível para acesso na Internet. Por isso, a escolha da melhor hospedagem para loja virtual é muito importante.

Além da hospedagem, é necessário escolher também a plataforma de e-commerce, que deve ser compatível com a hospedagem. Para os melhores resultados, nós selecionamos as melhores hospedagens preparadas e otimizadas para plataformas de e-commerce.

Aqui estão as melhores hospedagens para loja virtual:

  1. Hostinger (melhor custo benefício)
  2. WebLink (melhor atendimento)
  3. UOL HOST (plataforma própria)
  4. HostGator (planos empresariais)
  5. HostMídia (recursos ilimitados)
  6. KingHost (planos especializados)
  7. Configr (recursos dedicados)

Confira abaixo mais detalhes sobre essas hospedagens!

1. Hostinger

Hospedagem para loja virtual com melhor custo benefício

Hospedagem para Loja Virtual - Hostinger

Quando se trata de hospedagem de site, a Hostinger é uma das opções mais populares. Com preços atrativos, ótimo suporte e bom desempenho, o provedor oferece tudo para que seus clientes possam ter sucesso em seus negócios online.

Dessa forma, os planos de hospedagem da Hostinger são ideais qualquer tipo de site, incluindo para lojas virtuais. Todos os planos de hospedagem disponibilizam as plataformas de e-commerce mais populares e permitem sua instalação, permitindo que você hospede uma loja virtual rapidamente.

Melhor atendimento e suporte para proprietários de loja virtual

Hospedagem para loja virtual - WebLink

A qualidade de atendimento e suporte sempre foi um destaque na WebLink. Mas as qualidades desse provedor de hospedagem vão além do suporte. Além da qualidade de atendimento, a empresa tem um dos menores preços do mercado. Assim você pode começar sua loja virtual gastando o mínimo possível.

Para quem procura uma hospedagem para loja virtual, pode ser um fator decisivo. Afinal, você não vai querer perder vendas por problemas na hospedagem, certo? Então, se você procura o melhor atendimento e suporte para a sua loja virtual, a WebLink é uma ótima escolha.

3. UOL HOST

Melhor hospedagem com plataforma de loja virtual própria

Hospedagem de loja virtual - UOL HOST

A UOL HOST é uma das mais tradicionais empresas de hospedagem, e também é uma ótima opção para hospedagem de loja virtual. Além de disponibilizar os planos de hospedagem para instalação de uma plataforma de e-commerce, o provedor oferece sua própria plataforma.

Na UOL HOST, a plataforma de e-commerce padrão é a Loja VirtUOL, que permite a criação de lojas virtuais com o máximo de facilidade. Essa opção também dá direito a todo suporte e consultoria dos especialistas da UOL, que torna o processo ainda mais tranquilo.

4. HostGator

Planos empresariais para múltiplos sites e lojas virtuais

Hospedagem de loja virtual - HostGator

A HostGator é a escolha preferida para muitos pelo seu custo benefício. Pagando pouco, é possível obter um plano de hospedagem completamente funcional e com todas as funcionalidades esperadas, incluindo a fácil instalação de plataformas de e-commerce.

Na HostGator, é possível instalar facilmente as plataformas de e-commerce mais populares. Basta um clique no instalador automático e a hospedagem está pronta para a loja virtual. No provedor, o plano Business é o mais recomendado para lojas virtuais.

5. HostMídia

Hospedagem para loja virtual com recursos ilimitados

Hospedagem de loja virtual - HostMídia

A HostMídia é a hospedagem de loja virtual para quem precisa de recursos ilimitados. O provedor oferece espaço em disco e contas de e-mail de forma ilimitada. Assim, você pode hospedar sua loja virtual sem se preocupar com limites ou restrições.

Além disso, a HostMídia suporta outras linguagens de programação além do PHP, então é possível usar uma variedade ainda maior de plataformas de e-commerce. E caso você não goste da hospedagem, ainda tem a garantia de reembolso de 45 dias.

6. KingHost

Hospedagem para loja virtual com suporte para várias tecnologias

Hospedagem de loja virtual - KingHost

Com planos dedicados de hospedagem para loja virtual, a KingHost é mais uma boa opção para coloca sua loja online. Os planos da KingHost já destacam os recursos mais relevantes para que a loja tenha sucesso, assim você pode escolher com segurança o melhor plano para você.

Os planos de hospedagem para loja virtual da KingHost é disponibilizado como WooCommerce. No entanto, também é possível obter um plano de hospedagem tradicional e instalar a plataforma de e-commerce de sua preferência.

7. Configr

Servidor de hospedagem para loja virtual com recursos dedicados

Hospedagem para loja virtual - Configr

A Configr é uma empresa de hospedagem com uma proposta diferenciada da hospedagem tradicional. Diferente de oferecer uma hospedagem compartilhada, a empresa disponibiliza planos de hospedagem em nuvem, em que os recursos são isolados para cada usuário.

Com um sistema de e-commerce precisa de muitos recursos, os planos da Configr são excelentes para esse fim. Além disso, é possível instalar facilmente as plataformas de e-commerce mais populares com facilidade pelo painel da Configr, o que deixa os planos desse provedor ainda mais atrativos.

O que é e-commerce e para que serve?

O e-commerce consiste na distribuição, venda, compra, marketing e fornecimento de informações de produtos ou serviços pela internet. Originalmente, o termo se aplicava à realização de transações por meio eletrônico, como a troca de dados digitais.

Entretanto, a partir da década de 1990, o comércio eletrônico e a utilização de plataformas de e-commerce começaram a se popularizar, utilizando os cartões de crédito como principal meio de pagamento.

E-commerce o que é

Desde então, as empresas têm se preocupado em ficar à frente da concorrência para acompanhar as mudanças no comportamento e nas preferências dos consumidores, a fim de oferecer o que seus clientes exigem.

Por outro lado, as pessoas viram nessa nova maneira de fazer negócios uma grande oportunidade, já que no e-commerce não há barreiras ou fronteiras. As empresas que trabalham diretamente com vendas e desejam consolidar sua presença na internet não podem se contentar com uma página que forneça apenas informações aos visitantes.

Os consumidores já estão totalmente acostumados a fazer suas compras online, e os procedimentos de pagamentos são cada vez mais diversificados e seguros — graças a ferramentas como o PayPal, por exemplo.

Isso estimula as pessoas a efetuarem suas compras pela internet, uma vez que, atualmente, essa alternativa já é considerada amplamente confiável e adaptável às suas necessidades.

Como escolher a melhor plataforma para loja virtual?

Sabendo o que é e-commerce e conhecendo as vantagens desse modelo de negócio, agora, vamos conhecer algumas das plataformas mais utilizadas,que oferecem soluções versáteis e flexíveis que, certamente, se ajustarão às especificidades do seu negócio.

O que é e-commerce?

Antes de escolher a plataforma e-commerce para seu negócio, é preciso conhecer as formas como essa solução é ofertada. Basicamente, são dois os tipos de plataformas e-commerce oferecidos:

  • Plataforma e-commerce auto-hospedada - você gerencia a hospedagem e instala o sistema de e-commerce;
  • Plataforma e-commerce hospedada - você gerencia somente o sistema de e-commerce e a loja virtual.

A principal diferença entre essas opções está no controle que você tem sobre a plataforma de e-commerce. Por exemplo, em uma plataforma de e-commerce auto-hospedada, você tem o controle sobre o servidor de hospedagem e não existem limites no sistema de e-commerce.

A maior vantagem da plataforma de e-commerce hospedada, é que você só precisa se preocupar com a administração da loja virtual, pois todo o restante já vem pronto. No entanto, além de ser mais cara, essa opção geralmente possui limites de quantidade de produtos, taxas por vendas concluídas, etc.

A melhor plataforma vai depender de cada caso. Por exemplo, se você pretende vender poucos produtos de alto valor, uma plataforma hospedada seria o suficiente. Porém, se você deseja vender muitos produtos de valores variáveis, seria mais interessante usar uma plataforma de e-commerce auto-hospedada.

Quais melhores plataformas e-commerce auto hospedadas?

A melhor plataforma e-commerce vai variar a depender da complexidade e das necessidades de negócio. Porém, independente do tamanho da empresa ou do tipo produto, já existem várias opções bem consolidadas no mercado para facilitar a pesquisa pela melhor opção.

Se você prefere um sistema que ofereça maior controle sobre seu negócio online, uma plataforma e-commerce auto-hospedada seria uma opção mais interessante.

Aqui estão as melhores plataformas de e-commerce auto-hospedadas:

  • Magento - uma das plataformas e-commerce mais populares, oferecida em seu próprio plano de hospedagem Magento.
  • WooCommerce (WordPress) - plugin para transformar o WordPress em uma plataforma e-commerce.
  • Prestashop - uma plataforma e-commerce leve e gratuita com diversos plugins disponíveis.
  • OpenCart - plataforma e-commerce popular que pode ser usada em hospedagem com PHP e MySQL.

WooCommerce

Melhor plataforma de e-commerce - WooCommerce

O WooCommerce é uma das melhores plataformas de e-commerce para criar uma loja virtual com facilidade. A plataforma é baseada no WordPress, o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo, presente em 1/3 dos sites na web.

Como toda hospedagem que suporta o WordPress é compatível com o WooCommerce, então é muito fácil encontrar provedores com hospedagem barata para hospedar sua loja virtual feita no WooCommerce.

Magento

Plataforma de e-commerce - Magento

O Magento é uma plataforma de e-commerce robusta, ideal para lojas de médio e grande porte. A plataforma é oferecida em duas versões, uma paga e outra gratuita, com código aberto. Mesmo em sua versão gratuita, a plataforma é completa para lojas de todos os tamanhos.

Outra vantagem da plataforma Magento é que ela está disponível em vários provedores de hospedagem para instalação rápida. No entanto, como é um sistema robusto, vai exigir um plano de hospedagem VPS ou servidor dedicado para apresentar os melhores resultados.

PrestaShop

Plataforma de e-commerce - PrestaShop

Para quem quer uma plataforma que equilibra robustez com facilidade de uso, o PrestaShop é uma ótima opção. Essa plataforma de e-commerce é a preferida por muitos que procuram um sistema flexível e facilmente extensível.

Por ser um dos sistemas de e-commerce mais populares do mercado, o PrestaShop conta com uma infinidade de plugins e extensões específicas para lojas virtuais. Então, se há algum recurso que você precisa em sua loja virtual, você poderá implementá-lo com o PrestaShop.

OpenCart

Plataforma de e-commerce - OpenCart

OpenCart é a solução de e-commerce focada em praticidade e desempenho. Por ser extremamente leve, essa plataforma de loja virtual é uma ótima opção criar lojas virtuais em hospedagens com poucos recursos do servidor, como em planos de hospedagem compartilhada.

Assim como as outras plataformas desta lista, a maioria dos provedores de hospedagem inclui a opção de instalar o OpenCart com um clique. Com isso, fica muito fácil dar início à sua loja virtual com o OpenCart.

Porém, se você quer colocar seu e-commerce no ar o mais rápido possível, sem ter que se preocupar com questões de hospedagem, uma plataforma e-commerce hospedada oferece uma alternativa mais prática.

Quais as melhores plataformas de e-commerce hospedadas?

As plataformas de e-commerce hospedadas são aquelas que já vem prontas e configuradas na hospedagem – você só precisa se preocupar com a administração da loja virtual. Essa alternativa pode ser mais cara, porém facilita bastante a criação da loja virtual.

Aqui estão as melhores plataformas de e-commerce hospedadas:

Wix

Plataforma de e-commerce - Wix

Entre as plataformas de e-commerce hospedada, Wix é uma que sempre se destaca por sua facilidade de uso. Quem já usou o Wix sabe como é fácil criar um site no sistema, e essa facilidade permanece no caso de lojas virtuais. Criar uma loja virtual no Wix é rápido e fácil.

Porém, existem mais opções de plataformas de e-commerce que já vem prontas para usar:

  • Weebly - sistema e-commerce integrado ao construtor de sites do Weebly
  • Webnode - mais um criador de sites com sistema de e-commerce integrado
  • Shopify - plataforma dedicada para criação de lojas virtuais.

Todas essas plataformas são populares e possuem recursos básicos de e-commerce para lojas pequenas e médias. Escolhendo qualquer uma dessas opções, você poderá criar uma loja virtual com facilidade.

O que considerar na escolha da plataforma para loja virtual?

Ao definir onde hospedar seu e-commerce é preciso levar em consideração a necessidade de obter um serviço com boa estabilidade, a fim de evitar que ele fique frequentemente fora do ar.

O que é e-commerce - Hospedagem

Uma das vantagens de se ter uma loja virtual, certamente, está na lógica de o estabelecimento nunca fechar. Assim, o consumidor tem mais liberdade de acessar os produtos ou serviço em um momento oportuno.

Então, se a ideia é manter as portas abertas por 24 horas e durante os 7 dias da semana, ficar com a loja virtual indisponível é algo inaceitável. Também é necessário contar com um suporte que atenda a essa demanda. Afinal, isso traz benefícios e reduz, consideravelmente, os contratempos desnecessários.

Nesse sentido, se você pretende usar uma plataforma de e-commerce auto-hospedada, é importante que você avalie alguns requisitos técnicos como:

  • Processamento e memória - se sua loja vai receber muitas visitas, verifique esses recursos no servidor;
  • Limite de tráfego - muito importante se sua loja possui muitas imagens e vídeos a serem transferidos;
  • Espaço de armazenamento - se você pretende armazenar muitos arquivos, verifique o limite de espaço;
  • Segurança e privacidade - a hospedagem deve oferecer um certificado SSL;
  • Atendimento e suporte - o atendimento deve estar disponível no seu canal de preferência.

Aqui, pode ser interessante verificar se as funcionalidades que você busca estão disponíveis na plataforma que você pretende usar. Por exemplo, uma forma de pagamento ou método de envio específico pode exigir um plugin que não está disponível na plataforma, então é válido realizar essa verificação.

No entanto, se você optar por uma plataforma de e-commerce hospedada, você deve levar em consideração coisas como:

  • Quantidade de produtos - verifique o limite de quantidade de produtos que sua loja poderá ter;
  • Quantidade de usuários - consulte o limite de usuários e clientes no plano da plataforma;
  • Formas de envio - quais sistemas de envio de mercadorias podem ser integrados;
  • Formas de pagamento - quais formas de ou gateways pagamento estão disponíveis;
  • Taxa por venda concluída - se existe alguma taxa cobrada por venda concluída.

Até porque isso é imprescindível para garantir desempenho, velocidade e conversão, já que é a hospedagem é a responsável por armazenar todos os códigos que circulam, sem cessar, durante todos os dias.

Resumindo, qual a melhor plataforma para loja virtual?

Sabendo o que é e-commerce, quais são as melhores plataformas e os passos para dar início à sua loja virtual ou negócio online. Com as ferramentas apresentadas aqui, você poderá começar a vender na Internet com facilidade, mesmo se não tiver conhecimento técnico.

Mas a escolha definitiva da melhor plataforma para loja virtual vai depender de cada caso. Para simplificar, você pode se basear em alguns critérios:

  • Plataforma de loja virtual auto-hospedada (WooCommerce ou Magento) - se você pretende vender muitos produtos, quer maior controle da sua loja e menores taxas;
  • Plataforma de loja virtual hospedada (Wix e Weebly) - se você quer criar uma loja virtual o mais rápido possível com facilidade e não se importa em pagar um pouco mais por isso.

No fim, são várias as opções para começar uma loja virtual. Escolhendo uma das hospedagens ou plataformas listadas, você estará no caminho certo para ter sucesso com suas vendas online.

Tem algum dúvida ou sugestão? Compartilhe com a gente nos comentários!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10
Deixe um comentário