Hospedagem no Brasil ou no exterior?

Avatar

Redação

2 avaliações

24 de maio de 2019 às 2:54

Um dos dilemas no momento de escolher onde hospedar o site, é decidir a localização do servidor.

Decidir se o site ficará em uma hospedagem no Brasil ou no exterior influencia em vários aspectos além do desempenho, e por isso é importante dar uma atenção especial ao tomar essa decisão.

Hospedagem no Brasil ou exterior

Essa é uma dúvida muito frequente para quem está na etapa de início de projeto. Vamos te ajudar a sanar este problema e apontar as principais diferenças entre essas hospedagens. Veja o que você deve considerar antes de escolher a localização do servidor, se deve optar por uma hospedagem no Brasil ou no exterior. Vamos lá?

Tempo de resposta do servidor de hospedagem

Você provavelmente não quer deixar seu cliente esperando para finalizar um pedido ou esperar a sua página carregar, certo? É nesta parte que a localização da hospedagem influencia na latência do servidor, e consequentemente, no desempenho do seu site.

A latência determina o tempo que um computador leva para enviar a resposta depois de receber uma solicitação de outro. Um exemplo mais prático disso seria chegar numa padaria e ficar aguardando para que ele fique pronto. Isso tem a ver com o país que seu site está hospedado.

Para ver isso na prática, basta comparar o tempo de resposta dos sites que voltados para públicos de países diferentes.

Tempo de Resposta da HostGator (EUA)
Tempo de resposta/latência da HostGator

Para ver isso na prática, podemos usar o site americano da HostGator como exemplo:

Enquanto a resposta para do mesmo servidor fica em torno do dos 20ms para os visitantes dos EUA, para os brasileiros, esse tempo de resposta se aproxima dos 200ms.

Ainda que pareça um número pequeno por se tratar de milissegundos, o tempo de resposta para quem está no Brasil é praticamente 10 vezes maior do que para quem está nos EUA.

O tempo de resposta deixa claro o foco do site.

Neste caso, como o site é voltado especificamente para usuários americanos, ter um tempo de resposta baixo para o Brasil não é prioridade. Mas isso pode se tornar um problema quando você oferece um site para o público brasileiro ou para públicos em diferentes países.

Para a sites ou blogs pessoais, ter o servidor de hospedagem nos Estados Unidos não vai prejudicar a utilização do site. No entanto, se você tem uma loja virtual ou pretende hospedar uma aplicação robusta – em que cada detalhe é importante –, um servidor de hospedagem no Brasil é essencial.

Portanto, a localização do servidor influenciará no tempo de resposta para o seu visitante. Então considere onde está o público do seu site e procure tomar uma decisão que beneficie o desempenho para esses usuários.

Pagamento, valores e taxas

Bom, bonito e barato. Tudo que vemos de fora parece ser diferente, mais interessante, tecnologia mais avançada, entre outros adjetivos. E até para os servidores de hospedagem isso também é uma verdade.

Hospedagem no Brasil ou nos EUA

Um plano de hospedagem no exterior pode ser mais barato que um plano de hospedagem com servidor no Brasil – principalmente para os brasileiros – mas existem algumas ressalvas.

Contratando um serviço de hospedagem no exterior, você fica sujeito a taxas de tributação e o IOF (imposto sobre operações financeiras) – que ultra passa os 6% nas compras feitas no exterior com cartão de crédito.

Fora isso, é importante levar em consideração a exigência de um cartão de crédito internacional, assim como a oscilação da cotação do dólar. No entanto, existem algumas empresas como Hostinger e GoDaddy que facilitam a contratação dos seus serviços, oferecendo gateways de pagamento mais flexíveis.

Proteção legal

Ter um contrato firmado entre as duas partes do projeto é sempre um alívio. Um provedor de hospedagem que está no Brasil devem seguir as regras e leis impostas pelo governo do país.

Hospedagem no Brasil ou fora - Proteção legalEmbora resolver um problema com uma empresa no Brasil não seja a coisa mais fácil do mundo, tratar esse tipo de assunto com empresas do exterior pode ser bastante complicado.

Ao contratar um serviço de hospedagem em uma empresa brasileira você tem uma proteção legal maior em caso de querer entrar com uma ação judicial.

Além disso, existem vários canais brasileiros que facilitam a reclamação para o consumidor e podem ajudar na resolução de problemas, como o Consumidor, ReclameAqui e o Proteste. Assim, se a empresa de hospedagem contratada não cumprir com o que foi combinado, você pode recorrer à diversos meios e exigir seus direitos.

Atendimento e suporte ao cliente

Muitas pessoas acabam escolhendo uma empresa de hospedagem no exterior devido ao preço, que pode ser mais baixo em comparação com uma hospedagem no Brasil. No entanto, isso traz o risco de não ter um atendimento em português e/ou disponível em horário comercial.

Hospedagem no Brasil ou Exterior - Suporte

Verificar se a hospedagem possui suporte ao cliente no seu idioma é primordial. Explicar um problema técnico sem conhecer bem o idioma pode gerar confusões e acabar trazendo mais problemas do que soluções.

Uma coisa é certa, contratando um plano de hospedagem em uma empresa brasileira, todo suporte e atendimento será em português. Além disso você poderá contar com mais canais de atendimento, como o de telefone, que permite um atendimento mais rápido.

Outro aspecto a ser considerado são os materiais, conteúdos, guias e tutoriais produzidos pela empresa de hospedagem. Uma hospedagem no Brasil, voltada a atender clientes brasileiros, trará materiais relevantes para os consumidores do país – trazendo integrações que sejam interessantes para esses usuários.

Fuso horário e manutenção do servidor

O fuso horário da empresa responsável por fazer a manutenção dos servidores de hospedagem é muito importante. Já imaginou se o horário de manutenção do servidor de hospedagem no exterior é uma hora de pico no Brasil? Se o seu site é uma loja virtual, isso poderia implicar na perda de muitas vendas por ficar com o site fora do ar.

Hospedagem no Brasil ou exterior - Manutenção e fuso horárioA manutenção dos servidores de hospedagem normalmente é agendada para um horário específico para cada país, de forma que cause um impacto menor nos sites hospedados.

Geralmente, esse horário é definido para a madrugada, que é uma parte do dia com menos visitas. No entanto, a depender do país do servidor de hospedagem, a madrugada do país pode ser um horário de pico no Brasil. E é aqui que está a raiz do problema.

Caso seu site esteja hospedado numa empresa dos Estados Unidos ou em outros países da América do Sul, a diferença no fuso horário não vai causar tanto problema, já que a diferença de horários já não é tão distante. Mas se for em países da Europa ou Ásia, é importante verificar quais são os horário de manutenção do servidor web.

A diferença do horário do provedor de hospedagem também interfere no atendimento. Caso o atendimento ou suporte não fique disponível 24 horas por dia, você pode encontrar problemas ao tentar entrar em contato com a empresa de hospedagem. Por isso, é importante levar esse aspecto em consideração.

E quanto a usar CDN?

Hospedagem no Brasil ou exterior - VelocidadeCDN (Content Delivery Network) ou rede de entrega de conteúdo é uma solução para quem precisa servir arquivos estáticos para várias localidades. Uma CDN é indicada para arquivos JavaScript, CSS e arquivos de imagem - aquele conteúdo que não serão alterados na entrega, independente da localização.

No entanto, para o conteúdos dinâmicos, gerados pelas linguagens de programação interpretadas no servidor, como PHP, as CDNs não são tão eficazes porque o conteúdo é gerado dinamicamente.

Utilizar uma CDN também implica nos custos de implementação e utilização dos serviços. Ainda que existam opções gratuitas, as soluções com maior confiabilidade e desempenho vão exigir algum investimento.

Por isso é necessário observar cada caso separadamente - se o seu site é voltado ao público alvo brasileiro, e sua hospedagem oferece um servidor no Brasil, não há necessidade para CDN.

Afinal, devo hospedar no Brasil ou no exterior?

Ter a opção de ficar hospedado em um servidor no Brasil claramente tem suas vantagens, mas a depender da diferença de preço e do tipo de site, uma hospedagem no exterior (principalmente nos EUA) pode ser o suficiente.

Se você pretende hospedar um site ou blog pessoal, em que uma indisponibilidade temporária não vai impactar tanto, uma hospedagem no exterior não será um grande problema. No entanto, com os preços de hospedagens no Brasil cada vez mais acessíveis, fica difícil recomendar uma hospedagem fora do país.

Vale lembrar que mesmo oferecendo serviços no Brasil, vários provedores de hospedagem possuem somente servidores nos EUA, então ao escolher uma empresa de hospedagem, certifique-se do local do servidor.

Nós testamos e avaliamos as melhores hospedagens de site, verificamos quais empresas possuem servidores no Brasil, assim você pode comparar e escolher o plano que mais agrada.


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10
Deixe um comentário

2 avaliações

Karine otis imagem
Karine otis

7 de maio de 2019

Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo.

Katiane imagem
Katiane

20 de março de 2019

Muito bom conteudo adoro o Estados Unidos vou compatilhar com os meus amigos pois o seu conteúdo e bem interessante vale a pena compartilhar nas redes socias!

Obrigado