Instalador Automático: instale aplicações web com facilidade no seu site

Já pensou em instalar uma plataforma de blog ou até loja virtual com um clique? Um instalador automático pode fazer isso pra você.

O instalador automático é uma ferramenta que é disponibilizada por diversas empresas de hospedagem de site e ajuda os usuários a pouparem tempo e trabalho com o processo de instalação de aplicações web.

Instalador Automático

Para entender mais sobre essa excelente ferramenta continue com a gente e saiba como agilizar as instalações dos seus programas favoritos. Acompanhe o nosso artigo para saber como simplificar as instalações de aplicações web em sua hospedagem, assim como entender as diferenças entre os instaladores disponíveis no mercado. Vamos lá?

O que é um instalador automático

Um instalador automático é um programa que tem como função principal a instalação de scripts, aplicações e programas específicos em um serviço de hospedagem de sites.

É comum que todos os provedores de hospedagem ofereçam algum tipo de instalador automático que já vem disponível no painel de controle de hospedagem.

Instalador AutomáticoEmbora as aplicações que são disponibilizadas no instalador também possam ser instaladas manualmente, é muito mais rápido e menos trabalhoso usar um instalador automático para agilizar o processo.

Erros e falhas técnicas podem ocorrer no andamento de alguma instalação, e usando um instalado automático você evitar esses prolemas, enquanto economiza tempo na configuração da aplicação a ser instalada.

A vantagem de ter um programa ou aplicação instalada em poucos minutos é realmente uma grande vantagem para iniciantes ou até mesmo para profissionais e usuários com conhecimentos avançados.

Além disso, o instalador automático ainda pode gerenciar as atualizações e backups da aplicação, te notificando quando houver uma nova versão ou até instalando automaticamente para você.

Como funciona um instalador automático

Os instaladores automáticos exercem o trabalho como funcionalidades extras nos serviços de hospedagem de site. O provedor de hospedagem já conta com uma lista de aplicações web disponíveis em seu painel de controle. Entre as aplicações web, ficam disponíveis sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress até plataformas de e-commerce como o Magento.

Basicamente, o que o instalador automático faz é automatizar o processo de instalação da aplicação web. Uma aplicação web que usa PHP e MySQL vai exigir a criação de

Por fim, você receberá um e-mail com os dados de login da aplicação que foi instalada na sua hospedagem. Tudo facilitado para você não perder tempo com instalações complicadas.

Para quem um instalador automático é indicado

Pela praticidade e facilidade de uso da ferramenta, o instalador automático pode ser usado tanto por iniciantes quanto por usuários mais avançados.

Pra quem é indicado o instalador automáticoPara quem não tem muitos conhecimentos na área de desenvolvimento web e hospedagem de site, a ferramenta é uma grande aliada para instalar qualquer tipo de aplicação, pois dispensa a criação de banco de dados, uploads de arquivos via FTP e outras questões técnicas complicadas.

Da mesma forma, o instalador automático pode ser útil também para usuários experientes e que tenham conhecimentos na área de web hosting.

Vantagens de usar um instalador automático

A vantagem da ferramenta está em eliminar etapas desnecessárias e massantes que são exigidas na instalação manual. Sendo assim, com o instalador automático qualquer um ganha tempo e se livra de trabalhos irrelevantes. Assim, existem várias vantagens em usar um instalador automático, como:

  • Facilidade de instalar aplicações com um clique;
  • Notificações de novas atualizações e notícias sobre os scripts;
  • Atualizações automáticas;
  • Backups automáticos ou agendados.

Se você já utiliza alguma aplicação ou CMS sabe que essas plataformas sofrem constantes atualizações. O WordPress é um exemplo disso, pois a plataforma se atualiza de 3 a 4 vezes por ano. As atualizações são importantes para manter o bom desempenho da plataforma e principalmente por corrigir falhas de segurança que podem ser exploradas por hackers.

O instalador automático também é útil para realizar upgrades de forma automática e não desperdiçar tempo com ações e atualizações manuais. Na maioria dos casos é possível definir já na instalação se o instalador automático fará atualizações automáticas ou não.

Quais aplicações podem ser instaladas

O instalador automático permite a instalação de uma imensa lista de aplicações e que pode variar de acordo com cada empresa de hospedagem. Por outro lado, essas mesmas empresas também podem oferecer instaladores próprios como é caso da Hostinger que desenvolveu o seu próprio instalador e o disponibiliza para os clientes.

Instalador automático - Hostinger

Um instalador automático não é exclusividade da Hostinger, vários outros provedores de hospedagem utilizam o seu próprio instalador automático de aplicações. O instalador automático da Hostnet também é um bom exemplo desse tipo de ferramenta, são mais de 40 apps disponíveis para instalação.

Instalador automático - Hostnet

Como cada provedor de hospedagem pode personalizar livremente, alguns instaladores automáticos podem deixar a desejar.

Apesar de não ter uma grande seleção de aplicações, o instalador da UOL HOST tem as plataformas mais populares disponíveis. Além dos tradicionais CMS como WordPress e Joomla, há também a possibilidade de instalar facilmente uma plataforma de loja virtual, como PrestaShop ou Magento.

Instalador automático da UOL HOST

Assim como na UOL HOST, o instalador automático da Locaweb possui somente 5 aplicações para instalação. No entanto, as aplicações são diferentes. Enquanto na UOL HOST existem duas opções de aplicações para e-commerce – Magento e PrestaShop – a Locaweb disponibiliza o SugarCRM e o Zenphoto.

Instalador automático - Locaweb

A KingHost também possui seu próprio instalador automático, o KingBox. Assim como vários instaladores desenvolvidos pelos próprios provedores, o KingBox deixa a desejar quando se trata de variedade. São somente 4 aplicações disponíveis: WordPress, Joomla, Magento e PrestaShop.

Instalador automático - KingHost

Quando se trata de quantidade de aplicações disponíveis, o instalador automático da RedeHost é o que tem a menor quantidade de opções. São somente 3 aplicações para instalação: WordPress, Joomla e Moodle. Embora ter a opção de instalar um LMS com o Moodle seja algo positivo, não ter pelo menos uma plataforma de e-commerce deixa muito a desejar.

Instalador automático - RedeHost

Há também o caso da Umbler, que disponibiliza o instalador automático somente no momento da criação da conta de hospedagem. Isso significa que depois de escolher a aplicação a ser instalada, você não poderá modificá-la sem criar uma nova conta de hospedagem.

Instalador automático da Umbler

Mesmo que as aplicações variem a depender do instalador automático do provedor de hospedagem, uma coisa é certa – todos os instaladores possuem o WordPress para ser instalado. A maioria dos instaladores automáticos também vai incluir a opção de instalar o Joomla, e alguma plataforma de e-commerce, como o PrestaShop.

Disponibilidade de aplicações web por hospedagem

Muitas pessoas desistem da hospedagem por não conseguir usar a aplicação preferida facilmente, seja por indisponibilidade ou incompatibilidade.

Para facilitar a comparação da disponibilidade dos aplicações nos planos de hospedagem de sites dos principais provedores, nós separamos as principais aplicações web e verificamos quais provedores oferecem cada uma.

CMS para blogs e sites

Seja para começar um site, blog ou até um portal de notícias, usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é uma ótima opção. Ter a praticidade de instalar os principais CMS e também as opções mais promissoras é algo muito bem vindo em um plano de hospedagem.

  • WordPress - o CMS mais popular no mercado, usado em diversos sites, blogs e portais;
  • Joomla - um ótimo sistema de gerenciamento de conteúdo para portais e sites de notícias;
  • Drupal - sistema de gerenciamento avançado extremamente extensível e personalizável;
  • OctoberCMS - um CMS promissor focado na simplicidade da personalização;
  • GRAV - mais uma plataforma promissora baseada em arquivos.

Aqui estão os provedores de hospedagem que possuem essas aplicações em seu instalador automático:

AplicaçãoHostingerHostGatorWebLinkUOL HOSTKingHost
WordPressSimSimSimSimSim
JoomlaSimSimSimSimSim
DrupalSimSimSimSimNão
OctoberCMSSimSimSimNãoNão
GRAVSimSimSimNãoNão

É de se esperar que todos os provedores ofereçam o WordPress no seu instalador automático. No entanto, é bom ver que os provedores estão disponibilizando plataformas menos conhecidas em seus instaladores. Nesse ponto, tanto a Hostinger quanto a HostGator fazem um bom trabalho.

LMS para sistemas de aprendizagem e ensino a distância

Os LMS são sistemas voltados para fins educativos para o ensino e aprendizagem online, como criação de cursos online, gerenciamento de aulas, atividades, avaliações, alunos, professores e tudo que está envolvido no processo de educação a distancia.

  • Moodle - o sistema de conteúdo mais popular na web, usado por diversas universidades do país;
  • Chamilo - um dos sistemas de gestão de aprendizagem mais usados no mundo;
  • Claroline - uma plataforma de LMS open source completamente gratuita;
  • Omeka - sistema para publicações de coleções por educadores;
  • Gibbon - uma aplicação web para gerenciamento de escolas.

No entanto, nem todo provedor de hospedagem conta com um LMS no instalador automático:

AplicaçãoHostingerHostGatorWebLinkUOL HOSTKingHost
MoodleSimNãoSimNãoNão
ChamiloSimSimSimNãoNão
ClarolineSimSimSimNãoNão
OmekaSimSimSimNãoNão
GibbonSimSimSimNãoNão

Mesmo o Moodle sendo o LMS mais popular, somente a Hostinger e a WebLink o incluíram no instalador automático. A HostGator oferece boas alternativas, como o Chamilo, enquanto a UOL HOST e KingHost simplesmente não possuem um LMS na ferramenta de instalação automática de scripts.

Galerias de imagens e portfólios

Muitas pessoas buscam criar um site como uma forma de exibir os seus trabalhos artísticos, fotografias, ilustrações, etc. Por mais que existam sites que ofereçam esse tipo de funcionalidade gratuitamente, nenhum é capaz de criar um espaço tão personalizável do que um site próprio com um sistema de galeria.

Felizmente existem várias plataformas para criação de galerias de imagens e portfólios:

  • Zenphoto - sistema focado na criação de galerias e portfólios para fotógrafos e artistas;
  • Piwigo - um sistema de galeria de fotos para a web que pode ser facilmente personalizável;
  • Coppermine - uma plataforma de galerias e imagens repleta de recursos avançados;
  • Chevereto - permite que você crie seu próprio site de compartilhamento de imagens;
  • Lychee - um sistema para organizar e gerenciar fotografias sem perda de qualidade.

No entanto, nem todos os provedores oferecem todas essas opções para instalação automática:

AplicaçãoHostingerHostGatorWebLinkUOL HOSTKingHost
PiwigoSimSimSimNãoNão
CoppermineSimSimSimNãoNão
ZenphotoSimSimSimNãiNão
CheveretoSimSimSimNãoNão
LycheeSimSimSimNãoNão

A Hostinger, a HostGator e a WebLink são as empresas que oferecem a maior diversidade de aplicações de galeria de imagens em seu instalador automático.

Lojas virtuais e sistemas de e-commerce

Criar um site de vendas ou loja virtual é um dos principais motivos das pessoas procurarem uma hospedagem. Instalar e configurar uma loja virtual pode ser uma tarefa complicada para quem está começando. Por isso, é importante ter acesso às melhores plataformas de e-commerce no instalador automático de hospedagem.

  • Magento - é uma das mais antigas e populares plataformas de e-commerce, hoje pertence à Adobe;
  • OpenCart - plataforma de e-commerce gratuita e open source, mantida pela comunidade;
  • PrestaShop - sistema para loja virtual muito popular entre os sites de vendas no Brasil;
  • osCommerce - alternativa open source para criação de lojas virtuais de todos os tamanhos;
  • Abante Cart - sistema de e-commerce de código livre com várias extensões.

Escolhendo qualquer provedor de hospedagem do nosso TOP 5, você terá pelo menos um sistema de e-commerce disponível no instalador automático:

AplicaçãoHostingerHostGatorWebLinkUOL HOSTKingHost
MagentoSimSimSimSimSim
PrestaShopSimSimSimNãoSim
OpenCartSimSimSimNãoNão
osCommerceSimSimSimNãoNão
Abante CartSimSimSimNãoNão

Mas caso não tenha certeza de qual é o melhor sistema de e-commerce, para ter acesso à todas as opções será necessário escolher entre a Hostinger, WebLink ou HostGator.

Além dessas aplicações, existem muitas outras que podem ser instaladas automaticamente com um instalador automático em uma hospedagem de sites. Se você está procurando uma aplicação para um uso diferente, confira a lista abaixo:

  • osTicket - sistema de suporte, gerir chamados e help desk;
  • Vtiger - sistema para gerir processos de uma empresa ou negócio;
  • Laravel - framework php para desenvolvimento de sistemas complexos;
  • MediaWiki - aplicação para criação de um site Wiki, como a Wikipedia;
  • phpBB - sistema para criação de um fórum de discussão;
  • OSClass - aplicação web para classificados online;
  • Elgg - aplicação para criação de redes sociais;
  • Tiny Tiny RSS - leitor de feeds RSS.

Instaladores automáticos mais populares

Para não ter o trabalho de desenvolvedor sua própria ferramenta de instalação automática de aplicações e scripts, muitos provedores preferem usar uma solução já pronta. Esses provedores escolhem opções populares como Softaculous ou Installatron para oferecer em seus painéis de controle de hospedagem.

Softaculous

O Softaculous é um dos instaladores mais avançados e com maior quantidade de aplicações disponíveis para instalação. São mais de 400 aplicações em diversas categorias. Além de oferecer a fácil instalação das aplicações, o Softaculous também tem opções para detectar versões desatualizadas, automatizar atualizações e até realizar backups.

Instalador Automático Softaculous

Normalmente, o Softaculous é integrado aos painéis de controle utilizados nos provedores de hospedagem. Quando uma hospedagem utiliza cPanel ou Plesk, é de se esperar que utilize o Softaculous para instalação das aplicações. Também é possível integrar o Softaculous com outros painéis, como DirectAdmin e CWP.

Instalador automático - Softaculous

Para usar o Softaculous em sua versão completa é necessário pagar por uma licença. Há uma versão gratuita, mas ela é bastante limitada e não inclui aplicações populares como WordPress ou Joomla. Entre os provedores que usam o Softaculous como instalador automático no painel de hospedagem estão a HostGator e Bluehost.

Installatron

O Installatron é mais um instalador automático independente. Assim como o Softaculous, ele pode ser integrado com os principais painéis de controle de hospedagem. O Installatron também fica responsável pela atualização e backup dos aplicativos instalados na hospedagem.

Com sua interface simples e elegante, recursos exclusivos, garantia de atualização rápida e estabilidade sólida, o Installatron é uma solução de automação de aplicativos web líder na indústria para painéis de controle, incluindo cPanel, DirectAdmin e Plesk.

Instalador Automático Installatron

O Installatron integra-se perfeitamente a cada painel de controle, permitindo instalações e atualizações instantâneas, com um clique. Com esse instalador também é possível fazer backups e restaurações e outros recursos surpreendentes que fazem dessa ferramenta uma das melhores opções do mercado.

Instalador automático - WordPress no Installatron

Diferente do Softaculous, o Installatron não possui uma versão gratuita, mas é possível experimentar a sua integração com um dos painéis de controle por até 45 dias. Além disso, é possível usar o Installatron Remote gratuitamente, que permite a instalação de aplicações por meio de FTP e SSH.

Existem outros instaladores automáticos disponíveis na web, como o Fantastico e o SimpleScripts, mas ambos são menos utilizados e possuem menos recursos, sendo superados até mesmo por instaladores desenvolvidos pelas próprias empresas de hospedagem.

Instalador automático para servidores web

Para quem busca um instalador automático para servidor web ou mesmo para um servidor VPS, existem outras opções que podem ser usadas de forma independente para facilitar a instalação de aplicativos.

Cloudron

Para quem utiliza um VPS e quer ter mais praticidade na instalação de aplicações, o Cloudron é uma ótima opção que funciona como instalador automático.

Cloudron como instalador automáticoUm dos desafios no gerenciamento de um VPS é a instalação, configuração e manutenção das aplicações instaladas.

Lidar com esses processos por uma interface via linha de comando pode ser um processo trabalhoso, mesmo para quem já tem experiência na administração de sistemas.

A proposta do Cloudron é tornar todo esse processo mais prático por meio de uma interface web. Com uma usabilidade bem semelhante a de um instalador automático de hospedagem, o Cloudron permite a instalação desde CMS como o WordPress até sistemas de chat como o RocketChat.

Sandstorm

O Sandstorm é mais uma alternativa para instalação de aplicações em um servidor. Assim como o Cloudron, o Sandstorm possui uma vasta coleção de apps que podem ser instalados.

Instalador automático - SandstormEntre as aplicações disponíveis no Sandstorm estão a versão auto hospedada do GitLab, o CMS Ghost e até o cliente de e-mail RoundCube, que é muito usado pelos provedores de hospedagem.

Assim como os instaladores automáticos mais populares, todos as aplicações do Sandstorm suportam atualizações e backups automáticos.

Não é necessário pagar nada para usar o Sandstorm, a ferramenta é completamente gratuita. Mas para quem não quer ter o trabalho de instalar o Sandstorm, há também uma versão paga em que o servidor é administrado pela Sandstorm.

YunoHost

A proposta do YunoHost é servir como um sistema operacional de um servidor. Além de permitir a instalação de aplicativos, ele ajuda no gerenciamento total do servidor, desde atualizações e backups, até mesmo no gerenciamento de domínios.

Instalador automático - YunoHostCom o YunoHost é possível instalar várias aplicações populares. Além do WordPress, há a opção de instalar o Nextcloud e até o Transmission – um cliente torrent.

Como o YunoHost é uma iniciativa open source, todo seu código está disponível na Internet e pode ser acessado por meio do GitHub.

Para quem busca uma solução simples e direta para instalar aplicações em um servidor, o YunoHost pode ser uma boa opção. O sistema é completamente gratuito, sendo mantido com contribuições e doações da comunidade open source.

Conclusão

Certamente existem outras ferramentas no mercado que permitem fazer a instalação automática de aplicações web de forma rápida e simples. Você pode encontrar essas diferentes opções dependendo da sua empresa de hospedagem de site.

Há também a possibilidade das próprias empresas de hospedagem desenvolverem seus instaladores automáticos. Esses instaladores funcionam de forma parecida, só que mais integrados ao painel da empresa.

Você pode conferir um comparativo entre os instaladores de cada provedor de hospedagem na tabela abaixo:

HospedagemInstalador automáticoAppsCMSE-commerceLMSFórum
HostingerPróprio & Softaculous90+/400+SimSimSimSim
HostGatorSoftaculous400+SimSimSimSim
WebLinkPróprio & Softaculous90+/400+SimSimSimSim
GoDaddyInstallatron150+SimSimSimSim
HostnetPróprio40+SimSimNãoNão
UOL HostPróprio5SimSimNãoNão
LocawebPróprio5SimNãoNãoNão
KingHostPróprio (KingBox)4SimSimNãoNão
RedeHostPróprio3SimSimSimNão
UmblerPróprio*7SimSimNãoNão

* Disponível somente na criação da conta de hospedagem.

As melhores empresas de hospedagem sempre oferecem um ou mais de um instalador automático, por isso confira o nosso ranking com as melhores hospedagens antes de escolher seu provedor.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe a sua questão nos comentários abaixo!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Receber novidades por email: