O que é CDN, para que e por que usá-la em seu site

Avatar

Redação

0 avaliações

24 de maio de 2019 às 12:43

Entender o que é CDN é essencial para quem procura melhorar o desempenho de um site.

CDN significa Content Delivery Network, ou em português: Rede de Distribuição de Conteúdo. Essa tecnologia tem como objetivo a entrega de conteúdo web de forma rápida a usuários que estejam acessando um mesmo site em diferentes locais.

O que é CDN

Basicamente, uma CDN é uma rede de servidores espalhados por regiões diferentes que replicam o conteúdo do site a partir de um servidor de origem. Nesse sistema, o visitante é direcionado para o servidor com uma réplica do conteúdo de acordo com a sua localização geográfica.

Quanto mais próximo estiver o servidor, mais rápida serão as respostas para as requisições. Dessa forma, um site que utiliza CDN consegue oferecer uma experiência melhor para seus visitantes. Já que o visitante não vai precisar aguardar a resposta do servidor de origem, que pode estar distante.

Você pode visualizar melhor o funcionamento de uma CDN na visualização abaixo:

O que é CDN - Exemplo Cloudflare

Nesse exemplo, fica bastante clara a vantagem da utilização de uma CDN quando os visitantes estão distantes do servidor de origem. A localização do servidor é um dos principais elementos quando se trata do desempenho de um site, influenciando diretamente na latência para o visitante.

E com o vertiginoso crescimento da internet nas últimas décadas e com o aumento da oferta de sites e aplicativos web, os criadores de conteúdos e desenvolvedores precisam buscar formas de melhorar o desempenho de suas páginas, para se destacar em meio a tanta concorrência.

Nesse cenário, a CDN surge como um recurso que ajuda muito na otimização dos sites, além de permitir a redução de tráfego e requisições no servidor de hospedagem.

Quais as vantagens de usar CDN?

Até agora, já deu para perceber que o principal benefício de usar uma CDN está na redução do tempo de resposta do servidor. Porém, uma CDN pode trazer ainda mais benefícios, como:

  • Agilidade no carregamento das páginas;
  • Aumento da capacidade de tráfego;
  • Proteção contra DDoS e scripts maliciosos.

A seguir explicaremos de forma mais detalhada os motivos pelo qual você deve adotar a utilização de uma rede de distribuição em seu site.

Mais agilidade no carregamento das páginas

Com o armazenamento do conteúdo estático do site em cache, o resultado é um carregamento bem mais rápido da página, melhorando a experiência do usuário. Essa redução ocorre porque há uma redução no tempo de resposta do servidor de hospedagem.

O que é CDN - Acelerar carregamento dos sites

Geralmente os arquivos que são destinados a esse armazenamento são imagens, CSS e JavaScript – conteúdos estáticos em geral, que são entregues da mesma forma para todos os visitantes. No entanto, dependendo das configurações do serviço, até os arquivos HTML poderão ser incluídos.

Aumento da capacidade de tráfego e disponibilidade

Os sites e blogs mais populares costumam ter um volume de tráfego bem alto, principalmente quando há um pico de visitas. Quando isso acontece, a grande quantidade de requisições faz com que o servidor sofra com instabilidades ou quedas, colocando em risco o potencial de crescimento da página.

O que é CDN - Tráfego e disponibilidade

Uma CDN ajuda na prevenção desse tipo de situação, pois parte das requisições sequer chegarão ao servidor de origem. No entanto, quando isso acontecer você deve sempre verificar o limite de tráfego do seu plano de hospedagem, e mudar se necessário.

Proteção contra ataques DDoS e scripts maliciosos

Não é de hoje que pessoas maliciosas produzem ataques de toda ordem a servidores, invasões essas que podem custar caro não só ao site atacado, mas a todos os outros hospedados naquele servidor.

O que é CDN - Proteção contra DDoS

Os ataques DDoS são aqueles no qual robôs são utilizados para fazer múltiplas requisições a uma página em um espaço curto de tempo, provocando uma pane no servidor e tirando o site do ar. Alguns dos serviços de CDN têm ferramentas desenvolvidas para reduzir os danos desses tipos de ataques.

Como usar uma CDN no meu site?

Conhecendo os benefícios da CDN, você pode estar querendo saber como começar a usar esse recurso em seu site. Mas antes de partir para a escolha do serviço, é importante entender como a CDN pode ser configurada. São duas as formas de usar uma CDN:

  • Para conteúdo estático - replica somente os conteúdos estáticos;
  • Como proxy reverso - replica o site por completo.

Para entender melhor, vamos conhecer melhor cada um desses métodos.

Entregando apenas o conteúdo estático

A maioria dos sites apresentam elementos que são replicados em todas as páginas, são os recursos que permanecem os mesmos para todos os visitantes — imagens, estilo e scripts CSS e JavaScript, por exemplo. A CDN pode ser utilizada para guardar e disponibilizar apenas esses conteúdos estáticos.

Neste caso, quando um visitante acessar o site, o servidor de hospedagem continua sendo a fonte principal de requisições, porém o conteúdo estático é fornecido pela CDN. Reduzindo a quantidade  de requisições e banda utilizada para esses conteúdos.

Entregando uma cópia completa do site

Nesse método, a CDN passa a ser configurada como proxy reverso – um servidor que recebe 100% do tráfego do site. Assim, toda requisição será direcionado a rede de distribuição de conteúdo que mantém uma cópia do site em cache.

Como a cópia do site inteiro fica armazenada em cache e a reposta é enviada ao visitante, não há a necessidade de uma solicitação ao servidor de hospedagem — exceto quando houver algum recurso que não esteja armazenado no cache da CDN.

Qual a melhor CDN?

Com o crescimento da demanda por serviços de CDN, existem cada vez mais opções de serviços desse tipo. Assim, a escolha da melhor opção para esse serviço pode ser um desafio, principalmente para aqueles que ainda estão se familiarizando com o assunto.

Para facilitar a sua busca, nós verificamos melhores opções disponíveis no mercado:

1. Cloudflare

O que é CDN - Cloudflare

Quando se trata de CDN, a Cloudflare é uma das opções mais populares. Além do CDN, a Cloudflare inclui a proteção contra DDoS e um servidor DNS gratuitamente.

Oferecendo o serviço de CDN completamente gratuito, a empresa conseguiu se destacar em meio a tantos outros provedores no mercado.

2. CloudFront

O que é CDN - CloudFront

Fazendo parte da família de serviços da AWS, o Amazon CloudFront é um dos serviços de CDN mais utilizados no mundo, por empresas de todos os tamanhos.

Com mais de 10 anos em atividade, o serviço foi um dos pioneiros, e hoje permite a utilização gratuita por um ano com os créditos da AWS.

3. KeyCDN

O que é CDN - KeyCDN

Para quem busca uma solução de CDN de alta performance, a KeyCDN pode ser a solução. A empresa conta mais de 34 data centers espalhados pelo mundo.

Como o foco da empresa está no desempenho, essa opção é a ideal para projetos em que cada milissegundo faz a diferença

Você também pode obter o serviço de CDN ao contratar o seu provedor de hospedagem. Empresas como Hostinger, WebLink e HostGator, por exemplo, possuem planos de hospedagem compartilhada que incluem a integração com Cloudflare gratuitamente.

Sabendo o que é CDN e conhecendo seus benefícios, você tem mais uma ferramenta para melhorar o desempenho de seu site, aumentar a satisfação dos usuários, melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de buscas e aumentar o faturamento a longo prazo.

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre CDN? Então deixe nos comentários abaixo suas dúvidas e opiniões sobre o uso de CDNs. Estamos esperando!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10
Deixe um comentário