Quando fazer um upgrade no plano de hospedagem?

  • Última atualização: 21 de setembro de 201821 de setembro de 2018 por
  • Redação

Saber quando fazer o upgrade da sua hospedagem de sites pode evitar muitos problemas em seu negócio.

É comum as empresas de hospedagem oferecerem algum tipo de upgrade para melhoria do plano dos clientes quando algum problema ocorre. Mas será que o upgrade é a melhor opção para o cliente?

Quando fazer upgrade na hospedagem?

Essa parece ser a forma mais rápida e prática de resolver o problema. No entanto, é essencial avaliar se a mudança de plano é necessária, já que esse procedimento vai gerar custos. Por isso é importante analisar bem e saber se é o momento ideal para realizar o procedimento.

Neste artigo você vai entender como o upgrade funciona e saber se ele é realmente o melhor caminho para resolver o problema na sua hospedagem ou somente uma tentativa do provedor de fazer você gastar mais.

Como funciona o upgrade na hospedagem de sites?

A maioria dos provedores de hospedagem oferece uma variedade planos para escolha de seus clientes. Esses planos variam desde os mais simples, com funções básicas para a hospedagem e criação de um site, até planos mais completos, com funcionalidades avançadas, como backups automáticos e certificado SSL.

De forma simples, um upgrade consiste em alterar o plano de hospedagem de uma conta por outro plano superior. Com isso, permitindo que o site receba mais visitas sem ficar sobrecarregado e lento.

A Hostinger, por exemplo, oferece vários upgrades aos seus planos de hospedagem:

Quando fazer upgrade na hospedagem - Hostinger

Boa parte dos usuários começa pelos planos mais básicos, que não exigem muito conhecimento técnico e não pensam em ter um site complexo. No entanto, com o crescimento do site, esses usuários certamente precisarão otimizar a sua plataforma ou fazer um upgrade.

Fazer um upgrade na hospedagem pode trazer vários benefícios para o serviço:

  • Quantidade de sites - permite criar vários sites com domínios diferentes numa mesma conta;
  • Recursos de hospedagem - são alocados mais recursos para a conta de hospedagem (armazenamento, tráfego, memória);
  • Segurança - possibilita a instalação de certificado SSL, assim como anti spam, anti malware e gerenciamento de backups;
  • E-mail - mais contas podem ser criadas, quantidade de mensagens que podem ser enviadas;
  • Suporte - o suporte pode ser prioritário para clientes que utilizam um plano superior.

Essas são algumas características envolvidas num upgrade de plano de hospedagem, que podem variar conforme o provedor de hospedagem.

Se o seu site começar a receber muitos acessos simultâneos, a memória disponível nos servidores dos planos mais básicos será o suficiente. Um plano mais avançado poderá oferecer mais recursos do servidor de hospedagem, e consequentemente, um melhor desempenho para o seu site.

A quantidade de contas de e-mail disponível para a sua conta também pode variar conforme o plano de hospedagem. Os planos mais básicos geralmente liberam acesso a um número limitado de contas de email que podem ser criadas. Ao fazer um upgrade na sua conta, você poderá criar novas contas de emails, ou mesmo aumentar a capacidade das já existentes.

Afinal, qual o momento certo para upgrade?

Algumas empresas de hospedagem tentam sempre "empurrar" algum tipo de upgrade o tempo todo. Mas o que vai determinar o momento de realizar o upgrade na hospedagem varia conforme o crescimento do seu site.

Quando fazer upgrade da hospedagem

Com o tempo, o seu site pode receber mais visita e começar a exigir mais do servidor de hospedagem. Você também pode precisar de mais contas de e-mail ou de algum recurso específico disponível num plano superior. Aqui vão algumas coisas para você observar antes de tomar essa decisão:

Crescimento dos acessos diários

Está percebendo lentidão no carregamento do seu site? Isto pode ser um indicativo de que os acessos começaram a crescer demais para o seu plano. O servidor de hospedagem atual pode não estar suportando o crescimento de acessos e um upgrade pode ser necessário.

Caso esse problema persista, o crescimento do seu site será fortemente prejudicado. O que torna necessário a realização de um upgrade imediatamente.

Aumento na quantidade de conteúdo

Outro ponto que poderá forçar um upgrade é a necessidade de aumentar o espaço de armazenamento da sua hospedagem. Isso poderá ocorrer quando, por exemplo, você já tiver postado muito conteúdo em seu site, deixando sem espaço disponível para novas postagens.

Se o conteúdo de seu site for ficando cada vez mais complexo, com mais e mais páginas e novas funcionalidades, como a opção de downloads de arquivos ou uma área de acesso e cadastro de seus usuários, os planos de hospedagem web mais básicos deverão ser deixados para trás.

Necessidade de mais contas de e-mail

Caso você utilize bastante o serviço de e-mail do seu plano de hospedagem, é provável que em algum momento você atinja o limite de contas de e-mail. Na Locaweb, por exemplo, o limite de contas de e-mail varia bastante entre o plano mais básico e o plano mais avançado.

Upgrade de Hospedagem Locaweb

Os planos mais básicos oferecem uma quantidade limitada de contas de email que podem ser criadas, ou, quando este número não é limitado, a capacidade de disco é, o que acaba por ser um problema, já que, mesmo que mais e mais contas sejam criadas, com o tempo, o espaço será rapidamente preenchido, impossibilitando o correto funcionamento dos emails.

Nesta situação, um upgrade é indispensável, para garantir que mais contas possam ser criadas, ou a capacidade de disco aumentada, permitindo que os emails de sua empresa possam funcionar corretamente.

Como fazer o upgrade na hospedagem de sites?

Antes de fazer o upgrade, compare os planos de hospedagem disponíveis e consulte o suporte do provedor de hospedagem para auxílio. Assim que estiver certo do plano desejado, será possível solicitar o upgrade a partir do site ou painel de controle da hospedagem.

Upgrade de hospedagem na Hostinger
Opção de upgrade no painel Hostinger

Os planos mais básicos são usados, por muitos servidores de hospedagem, para atrair clientes iniciantes, por isso, são muito mais baratos que os planos mais avançados, à medida que oferecem um número muito menor de funcionalidades.

Upgrade da Hospedagem de SitesOs upgrades também podem ser exibidos em forma de funcionalidades adicionais em seu plano de hospedagem, como no caso da HostGator.

Embora os recursos adicionais possam ser considerados como upgrades, eles não alterem o plano de hospedagem em si, e sim adicionam mais funcionalidades ao seu plano de hospedagem atual.

É sempre interessante verificar se a opção de modificar o recurso específico que você precisa está disponível.

Quando é possível alterar somente um recurso da hospedagem ou adicionar mais recursos a um plano sem modificá-lo, isso pode sair mais em conta, e você terá somente o que realmente precisa.

E quando a hospedagem compartilhada não dá mais conta?

Se o seu site continuar crescendo, vai chegar um momento em que a hospedagem compartilhada (a hospedagem comum) não vai ser mais o suficiente para manter o seu site.

Mesmo no plano mais avançado de hospedagem, o site estará consumindo tantos recursos do servidor compartilhado que ele vai acabar prejudicando outras contas no servidor. Quando isso ocorre, o provedor de hospedagem vai oferecer o servidor VPS, que pode ser dividido em 2 categorias:

  • Servidor VPS semi-gerenciado - os preços são mais próximos dos serviços de hospedagem, mas você fica responsável por configurar o servidor, algo que pode dar trabalho;
  • Servidor VPS gerenciado - um VPS já configurado para se comportar como uma hospedagem de sites, sem te dar o trabalho do gerenciamento do servidor.

Upgrade de Hospedagem para VPSPara escolher entre essas duas opções é simples: se você tem conhecimento técnico, está disposto a aprender como gerenciar um servidor ou conhece alguém para se responsabilizar pela configuração do servidor, você pode economizar bastante um VPS semi-gerenciado.

Mas se você quer resolver o problema da forma mais fácil e rápida, um servidor VPS gerenciado é uma opção mais indicada. O valor é maior, mas a empresa de hospedagem fica responsável por todo processo de gerenciamento e migração do seu plano atual.

Observe bem as informações sobre os recursos do servidor em cada plano. Se a empresa de hospedagem não informa especificamente os recursos de hardware (armazenamento, memória e tráfego), é provável que você esteja entrando em mais um servidor compartilhado, e possa continuar tendo problemas no seu site.

Conclusão

Conforme um site vai crescendo, é natural surgir a necessidade de um upgrade. Por isso, fique atento aos valores dos demais planos que a empresa de hospedagem oferece. Mesmo que não seja o que pretende contratar, um deles poderá ser o seu plano após um upgrade.

O upgrade não é algo que precisa ser feito assim que surgir um problema em seu site. Procure investigar a fundo o problema, considere a ajuda de um desenvolvedor experiente e ver se o seu site pode ser otimizado. Questione os dados técnicos para o provedor de hospedagem, as melhores empresas vão tentar te ajudar e não só tentar te vender um plano mais caro.

Se o seu provedor de hospedagem está gerando mais problemas do que resolve, talvez seja o momento de fazer uma migração. A maioria dos provedores oferecem a migração gratuita, então você pode fazer um upgrade direto para outra hospedagem.

Está em dúvida de qual provedor escolher? Confira nossa lista com as melhores hospedagens de sites.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Receber novidades por email: