Hospedagem e domínio grátis: criando um site sem gastar nada

Avatar

Redação

22 avaliações

23 de janeiro de 2020

Criar site grátis e hospedagem grátis

Se você quer aprender a fazer um site ou até mesmo começar um negócio online, saiba que é possível criar um site grátis, com uma hospedagem grátis e até com domínio próprio.

Mas se até nos serviços pagos existem problemas, é importante saber dos problemas que você pode encontrar ao optar por serviços gratuitos.

Neste artigo, você vai conhecer o passo a passo para criar um site grátis com domínio próprio usando serviços e ferramentas completamente gratuitas, assim como saber as vantagens e desvantagens por escolher esse caminho. Vamos lá?

Criar um site grátis com uma hospedagem grátis

Criar um site grátis com hospedagem grátis não é novidade na Internet. Ferramentas como Wix e Weebly permitem a construção de um site gratuito com algumas limitações, como não poder usar um domínio próprio ou ser forçado a exibir propagandas no site.

Felizmente, essa não é a única forma de criar um site grátis. Existem algumas empresas que oferecem a hospedagem grátis, sem propagandas e permitem até o uso do seu domínio registrado. Dessa forma, você pode economizar na hora de criar um site grátis com domínio próprio.

Ter a opção de criar um site grátis com domínio próprio, da forma que quiser, sem ter que exibir anúncios e propagandas dá muitas opções para o usuário. Assim, não é difícil entender porque criar um site com hospedagem grátis é a opção preferida de muitas pessoas, incluindo a nossa.

Escolhendo a hospedagem grátis para criar o seu site

Em nosso artigo sobre hospedagem grátis, nós testamos vários provedores de hospedagem para descobrir qual a melhor para quem está começando. Durante esse processo, nós descobrimos que a maioria não é voltada para o público brasileiro. Quando há suporte, ele não está em português, e alguns serviços nem estão disponíveis no Brasil.

Hospedagem e domínio grátis - 000webhost

No entanto, uma hospedagem se destacou em relação as outras. Com um bom desempenho, painel em português, suporte e fórum para tirar dúvidas, a 000webhost mostrou ser uma alternativa diferente das demais. Dessa forma, escolhemos a 000webhost para usar como exemplo neste artigo.

Criar site grátis na hospedagem grátis da 000webhost

O primeiro passo para criar o site grátis com a hospedagem grátis da 000webhost é criar uma conta no site da empresa.

Ao acessar o site pela primeira vez, a primeira surpresa é ter uma interface agradável totalmente em português. E o processo para criar uma conta é extremamente simples e direto, basta clicar em "Registre-se Grátis" e preencher com informações básicas, como o endereço de e-mail, senha para a conta e o nome do site.

Hospedagem e domínio grátis - Cadastro 000webhost

Atenção: se você não pretende usar o plano de hospedagem grátis um domínio próprio, defina o nome do site com cuidado, pois o subdomínio não poderá ser alterado posteriormente.

A 000webhost deixa claro que o plano de hospedagem grátis é voltado para testes e aprendizagem, logo, se você está criando um site grátis com domínio próprio nessa empresa, é importante ter isso em mente.

Hospedagem e domínio grátis - Boas vindas da 000webhost

Depois de criar a conta, a 000webhost envia um e-mail de verificação. Basta clicar no botão de verificação e você será redirecionado para a próxima etapa.

Nesta etapa, a 000webhost faz algumas perguntas sobre o seu projeto e qual tipo de site você pretende hospedar.

Hospedagem e domínio grátis - Objetivos do site na 000webhost

Após responder as perguntas (ou pular essa parte) você deverá escolher um nome e uma senha para o site principal. Depois de definir essas informações, as ferramentas para a criação e hospedagem do site grátis ficam disponíveis:

Hospedagem e domínio grátis - Ferramentas da 000webhost
  • Criar um site de forma fácil – nesta opção você usa um criador de sites como semelhante ao Wix para criar o site grátis.
  • Criar um site WordPress –  esta opção instala o WordPress automática e deixa a plataforma pronta para uso.
  • Upload de um site existente – permite que você envie os arquivos do seu site (HTML/CSS/JS/PHP) com um gerenciador de arquivos intuitivo.

Para entender melhor cada uma dessas opções, vamos explorar o que ocorre ao escolher cada uma delas.

Criar um site de forma fácil

Para quem não tem conhecimento ou quer criar um site facilmente, sem ter que lidar com códigos ou configurações complexas, um criador de sites é uma ótima opção. A 000webhost parece entender essa necessidade, e disponibiliza um criador de sites simples e fácil de usar em seu plano de hospedagem grátis.

Escolhendo essa opção, você tem acesso à quase 200 templates prontos para usar, bastando apenas editar os textos e imagens das páginas. Todos os templates são responsivos, isso é, são otimizados para dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Templates do criador de sites 000webhost

O criador de sites da 000webhost é bastante intuitivo e tem opções avançadas para quem quer trazer mais funcionalidades para o site. É possível adicionar textos, imagens, vídeos e botões, apenas arrastando os elementos na página.

Criador de sites da 000webhost

Tudo isso torna o processo de criar um site grátis na hospedagem grátis da 000webhost um processo simples e amigável.

Criar um site WordPress

O WordPress é sem dúvidas um excelente sistema para gerenciamento de conteúdo, além de ser a escolha preferida para muitos que querem criar sites complexos mas gostam da praticidade de uma plataforma pronta. Não é à toa que é o CMS mais usado no mundo.

Ao escolher a opção do WordPress na hospedagem grátis da 000webhost, você deve preencher um simples formulário com os dados do usuário administrador. Esse será o usuário que terá acesso ao painel de gerenciamento do WordPress.

Criação do usuário para o WordPress da 000webhost

Após isso, basta aguardar cerca de 1 minuto para que o WordPress seja instalado na hospedagem grátis da 000webhost. Assim que a instalação é concluída, você tem acesso ao painel de controle do WordPress, também conhecido como Dashboard.

Painel do WordPress na 000webhost

Novamente a 000webhost deixa claro que o plano é voltado para fins educacionais, testes e aprendizado das tecnologias oferecidas. Para ter acesso à todos os recursos e aproveitar uma hospedagem ao máximo, o ideal é contratar um plano de hospedagem pago.

O WordPress da 000webhost vem com algumas modificações, como o plugin de migração já instalado, alguns plugins obrigatórios para o funcionamento do site na hospedagem grátis e um tema adicional.

Upload de um site existente

A última opção oferecida na hospedagem grátis da 000webhost é ideal para quem sabe o que está fazendo ou está aprendendo sobre desenvolvimento web. Você pode criar o seu site em seu computador e enviar os arquivos para a hospedagem grátis da 000webhost.

Para esta parte, eu enviei um site pronto em HTML, CSS e JavaScript com um template simples, mas você pode enviar sites complexos com PHP e bancos de dados MySQL. Você pode até uma loja virtual grátis com um sistema como PrestaShop ou OpenCart e usar seu domínio próprio.

Para fazer o envio dos arquivos do site, basta criar em "Gerenciador de Arquivos" e depois em "Fazer upload dos arquivos agora". Isso levará ao gerenciador de arquivos da 000webhost, que à propósito é muito bem feito e fácil de usar.

Gerenciador de arquivos da 000webhost

Depois de enviar os arquivos do site para a pasta public_html, basta acessar o endereço da sua página para visualizar a página.

Opção de enviar arquivos no gerenciador da 000webhostDiferente dos criadores de sites e outras hospedagens gratuitas, na 000webhost é possível usar o servidor FTP para enviar arquivos. Isso pode facilitar bastante o envio de arquivos para o site em situações em que o gerenciador de arquivos da hospedagem não é bom, o que não é o caso da 000webhost.

Com isso, você já sabe o melhor caminho para criar um site grátis na hospedagem da 000webhost.

Mas e quanto ao nome do seu site? Essa parte fica mais complicada porque não existem muitas opções, mas ainda assim, há uma alternativa para você.

Hospedagem e domínio grátis

Diferente do serviço de hospedagem e dos criadores de sites que podem ser encontrados com maior facilidade na internet, o registro de um domínio .com ou .com.br sempre vai gerar custos.

A melhor forma de conseguir um domínio sem gastar nada, é contratando uma hospedagem com domínio grátis. Isto é, você precisa pagar por um plano de hospedagem de sites e obter o registro de domínio como um adicional. Mas se o seu objetivo é criar um site grátis, além da hospedagem grátis, você vai precisar também de um lugar para registrar o domínio gratuitamente.

Empresas de hospedagem como Hostinger e UOL HOST dão um domínio grátis na contratação de um plano de hospedagem no período de 1 ano ou superior.

Oferta de domínio grátis na Hostinger
Oferta do domínio grátis no plano anual da Hostinger

Nenhuma empresa vai oferecer hospedagem e domínio grátis sem que seja necessário algum investimento inicial, como a contratação de um plano por um longo período. As empresas de hospedagem precisam obter retorno dos seus serviços para que eles permaneçam ativos.

Dessa forma, para não ficar com o endereço do seu site usando o subdomínio da 000webhost, como: seusite.000webhostapp.com, é necessário a recorrer a outra empresa, que ficará responsável somente por gerenciar o domínio.

Registrando o domínio próprio gratuitamente

A Freenom é a única empresa que oferece o registro de domínio de topo (TLD) realmente grátis. Porém, entre os serviços oferecidos gratuitamente, o de domínio é o que exige os maiores sacrifícios.

O primeiro problema ao criar um site com domínio grátis está na limitação das extensões de domínio disponíveis. Quando você pensa em um endereço de site, provavelmente as extensões que vêm à mente são: .com, .net, .com.br e .org. Isso é natural porque essas extensões são as mais populares e usadas pela maioria dos sites que acessamos.

No entanto, para criar o seu site com um domínio grátis da Freenom você terá que optar por extensões menos conhecidas e pouco usadas, são elas: .tk, .ml, .ga, .cf e .gq. Ainda que sejam extensões de domínio de topo, como não são usadas frequentemente, são mais difíceis de lembrar e consequentemente, prejudicam o site que as usa.

Extensões gratuitas de domínio na Freenom

Outro problema, talvez ainda mais grave com relação aos domínios gratuitos, é que eles não são realmente seus. Quando você registra um desses domínios grátis, eles não ficam registrados no seu nome – você não é o real proprietário do domínio.

Além disso, a Freenom deixa claro que poderá encerrar o serviço de domínio quando bem entender, e sem dar justificativa. Algo preocupante para quem pretende fazer do site um negócio na web.

Sabendo disso e entendendo as desvantagens de um site com domínio grátis, podemos seguir com os passos para o registro de domínio e configuração na hospedagem grátis da 000webhost.

Depois de criar o site grátis, registrar o domínio grátis na Freenom não é complicado, na verdade, é um processo bem rápido e fácil. Ao acessar o site, basta digitar o nome do domínio desejado para visualizar as opções gratuitas (e pagas) disponíveis para registro.

Criando conta e domínio grátis na Freenom

Para completar o registro, é necessário preencher os dados de cadastro que são exigidos em qualquer registro de domínio, como nome completo, e-mail, endereço e telefone. Se tudo estiver correto, o domínio é ativado em poucos minutos.

Gerenciando os domínios na Freenom

Com o domínio ativo, nós podemos partir para última etapa – a configuração da hospedagem com o domínio grátis que foi registrado.

Configurando o domínio grátis na hospedagem grátis

Depois de criar o site na hospedagem grátis e registrar o domínio grátis, é hora de unir esses dois serviços e tornar o site acessível pelo endereço do domínio que você registrou.

Primeiro é preciso é no painel de controle da 000webhost, clicar em "Ferramentas" e depois "Definir endereço da Web": Nessa parte você terá duas opções:

  • Usar o seu próprio domínio
  • Comprar um novo domínio

Como você já registrou um domínio grátis, basta escolher a opção de usar o próprio domínio e preencher com o nome de domínio. Para concluir, clique no botão "Estacionar domínio". Ter o domínio estacionado significa que ele ficará disponível para acesso tanto pelo domínio que você registrou, tanto quanto pelo subdomínio da 000webhost.

Hospedagem e domínio grátis - Domínio personalizado 000webhost

Importante: nessa parte a 000webhost informa os servidores de nome que devem ser usados na configuração de domínio. Anote esses endereços pois você vai usá-los a seguir.

Retornando ao site da Freenom, você pode acessar o painel de gerenciamento de domínios clicando no menu Services -> My Domains.

Acessando o painel da Freenom

Clicando em Manage Domain, você tem acesso às configurações do domínio registrado. A opção para alterar os servidores de nome (ou nameservers) está no menu Management Tools -> Nameservers. Clicando nela você tem duas opções:

  • Usar servidores de nome que são definidos por padrão
  • Utilizar servidores de nome personalizados

Como nós queremos apontar o domínio para 000webhost, é necessário escolher a segunda opção, de usar servidores de nome personalizados. Depois disso basta preencher com os nameservers informados no painel da 000webhost.

Configuração de nameservers da 000webhost na Freenom

Depois de clicar em Change Nameservers pode levar até 24 horas para as alterações entrarem em vigor e o seu site começar a funcionar pelo domínio próprio. Mas normalmente, esse processo leva poucas horas, e seu domínio pode ficar pronto para uso em muito menos tempo.

Resultado final: um site grátis com domínio próprio

Depois de seguir os passos deste tutorial, você conseguirá criar um site grátis com domínio próprio – e ter sua própria página na web sem gastar com isso. Como foi dito, os recursos de hospedagem e seleção de domínio podem ser limitadas, mas suficientes para dar início ao seu projeto web.

Confira o resultado final do site grátis com domínio próprio:

Site grátis criado na hospedagem grátis da 000webhost

Você deve ter notado que é exibido um pequeno botão com o texto "Powered by 000webhost" no canto da tela, que pode ser removido fazendo um upgrade na hospedagem ou com códigos JavaScript ou CSS para esconder o elemento.

Dica: Para pode remover o texto "Powered by 000webhost" com CSS, por exemplo, basta criar uma regra para esconder o elemento, incluindo no HTML do seu site.

Aqui estão duas alternativas para esconder o elemento, caso uma não funcione, você pode tentar a outra.

Alternativa 1:

<style> div[style="text-align: right;position: fixed;z-index:9999999;bottom: 0;width: auto;right: 1%;cursor: pointer;line-height: 0;display:block !important;"] { visibility: hidden; } </style>

Alternativa 2:

<style> a[href^="https://www.000webhost.com/?utm"] { visibility: hidden; </style>

Você pode colocar esse código no seu HTML ou no arquivo de estilos CSS do seu site.

Vale a pena criar um site com hospedagem e domínio grátis?

Essa resposta vai depender do que você pretende fazer com o site. Se for um site para testes, aprendizado ou com fins educacionais, a resposta é sim.

No entanto, se você pretende criar um site profissional, da sua empresa ou do seu negócio online, o ideal é que escolha uma hospedagem de sites paga, que vai te dar todo o suporte e garantir a qualidade do serviço. Na maioria dos casos, é um pequeno investimento que pode compensar bastante.

É possível encontrar serviços com hospedagem barata, com suporte e bom desempenho. São várias as opções no mercado, mas a melhor hospedagem de sites é aquela que garante a melhor experiência para os visitantes do seu site e poupa dores de cabeça no gerenciamento da conta de hospedagem.

E você? Pretende começar criando um site em uma hospedagem grátis ou vai escolher uma hospedagem paga para garantir a qualidade do serviço? Se você tiver alguma dúvida ou simplesmente quiser compartilhar sua experiência, deixe um comentário!


Deixe um comentário

* seu e-mail não será exibido

Comentários dos usuários

Inhonha imagem
Inhonha

20 de janeiro de 2020

000webhost tem uma nova política de fazer sites free dormirem , além disso reduziram o espaço em disco de 1000MB para 300MB. Fazem os sites dormirem pra forçar upgrade. O... Ler mais

000webhost tem uma nova política de fazer sites free dormirem , além disso reduziram o espaço em disco de 1000MB para 300MB. Fazem os sites dormirem pra forçar upgrade. O sistema é muito sensível e se seu site free receber muitas visitas irá dormir pra sempre.

Taboa imagem
Taboa

21 de novembro de 2019

"Dica: Para pode remover o texto "Powered by 000webhost" com CSS, por exemplo, basta criar uma regra para esconder o elemento, incluindo no HTML do seu site." NÃO CONSEGUI SUCESSO... Ler mais

"Dica: Para pode remover o texto "Powered by 000webhost" com CSS, por exemplo, basta criar uma regra para esconder o elemento, incluindo no HTML do seu site." NÃO CONSEGUI SUCESSO COM ESSE RECURSO. ALGUMA DICA ?. GRATO.

    Marcondes lutero

    13 de março de 2020

    Eu quero criar um novo email para minha nova função

    Eu quero criar um novo email para minha nova função

João Batista imagem
João Batista

6 de novembro de 2019

000webhost não tem templates para venda de imoveis

000webhost não tem templates para venda de imoveis

gilmar imagem
gilmar

10 de outubro de 2019

Boa Matéria. Só não consegui remover o texto propaganda usando aquela style. Incluí-la no meu código, porem não funcionou.

Boa Matéria. Só não consegui remover o texto propaganda usando aquela style. Incluí-la no meu código, porem não funcionou.

Taboa imagem
Taboa

1 de outubro de 2019

Excelente expediente. Entretanto não consegui adaptar o style no meu html para esconder o link da 000webhost ( div[style="text-align: right;position: fixed;z-index:9999999;bottom: 0; width: 100%;cursor: pointer;line-height: 0;display:block !important;"] {visibility: hidden;} ).... Ler mais

Excelente expediente. Entretanto não consegui adaptar o style no meu html para esconder o link da 000webhost ( div[style="text-align: right;position: fixed;z-index:9999999;bottom: 0; width: 100%;cursor: pointer;line-height: 0;display:block !important;"] {visibility: hidden;} ). Talvez o meu footer inibe essa ação.

Paulo Tadeu Leite imagem
Paulo Tadeu Leite

6 de setembro de 2019

Ótimo conteúdo, como sou iniciante do zero agradeço as dicas... Vou tentar aproveitar o máximo que puder...

Ótimo conteúdo, como sou iniciante do zero agradeço as dicas... Vou tentar aproveitar o máximo que puder...

milagre imagem
milagre

26 de maio de 2019

voces sao o maximo obrigado pela dica

voces sao o maximo obrigado pela dica

Naiana Ferreira imagem
Naiana Ferreira

9 de fevereiro de 2019

Obrigada pela dicas

Obrigada pela dicas

maycon imagem
maycon

21 de dezembro de 2018

Bacana! vlw Ajudou bastante

Bacana! vlw Ajudou bastante

Thiago imagem
Thiago

2 de dezembro de 2018

olá, desde já agradeço às dicas e digo que consegui criar meu site grátis com hospedagem grátis e domínio grátis... mas... quando as pessoas tentam acessar meu site e ver... Ler mais

olá, desde já agradeço às dicas e digo que consegui criar meu site grátis com hospedagem grátis e domínio grátis... mas... quando as pessoas tentam acessar meu site e ver meus produtos... o navegador diz que há um erro com o certificado de segurança do meu site, que não é seguro, e isso afasta os clientes que veriam meus produtos e às vezes até impede e bloqueia o acesso ao meu site, foi uma pena para mim quando isso aconteceu, fiquei muito feliz com o site e esperava divulgar meus produtos, e etc... mas deu esse erro aí e eu não sei o que devo fazer? alguém tem alguma dica? será algum problema de configuração? será que eu configurei algo errado durante o processo de criação do site ou sei lá? se alguém puder ajudar com alguma dica, seria útil para mim, afinal o objetivo de meu site apesar de ser amador e de teste, o objetivo é divulgar meu trabalho... mas enfim...

    Redação

    3 de dezembro de 2018

    Olá, Thiago, que legal que nossas dicas te ajudaram! Se você se refere ao "não seguro" que é exibido no navegador, o erro que você visualiza acontece porque o provedor... Ler mais

    Olá, Thiago, que legal que nossas dicas te ajudaram! Se você se refere ao "não seguro" que é exibido no navegador, o erro que você visualiza acontece porque o provedor de hospedagem grátis não oferece um certificado SSL. Os navegadores atuais mostram sites sem certificado como "não seguro" na barra de endereço como uma forma de exigir o HTTPS nas páginas. Para resolver isso, o ideal é contratar uma hospedagem barata que já tenha o certificado SSL.