Hospedagem WordPress: qual a melhor para você?

Não existe uma hospedagem perfeita para todo tipo de usuário do WordPress.

Por ser um sistema incrivelmente flexível, e que pode ser modificado para adequado para qualquer tipo de site, são vários os planos de hospedagem WordPress que podem ser escolhidos para o CMS.

Existem planos avançados de WordPress que podem custar centenas ou até milhares de reais por mês. Enquanto outros não ultrapassam R$ 10,00 por mês.

Como os preços variam tanto de uma hospedagem WordPress para outra? Como você pode evitar pagar por algo que você não precisa?

Melhor hospedagem WordPress

Para responder essas perguntas, e não ficar perdido na escolha do plano, é importante entender qual tipo de usuário WordPress você é, e quais serão as necessidades do seu site WordPress. Sabendo disso, ficará mais fácil decidir a melhor hospedagem WordPress para você. Acompanhe o artigo para descobrir qual hospedagem WordPress é melhor para o seu caso.

Qual a melhor hospedagem WordPress?

Para descobrir qual é a melhor hospedagem WordPress, é importante ter em mente o tipo do site a ser criado, assim como o tipo de usuário que você mais se identifica. Aqui, nós separamos as melhores hospedagens WordPress nas categorias: iniciante, desenvolvedor ou agência.

Depois de analisar as empresas de hospedagens, nós encontramos um ou mais provedores que se destacam para cada tipo de usuário:

  • Hostinger - a melhor opção para pequenas e médias empresas que querem melhor desempenho
  • HostGator - ótimo custo-benefício com planos dedicados para WordPress
  • BlogLite - perfeita para agências que buscam uma solução especializada em WordPress
  • WebLink - excelente opção para quem está começando e precisa de um suporte de qualidade
  • UOL HOST - a melhor para iniciantes, painel intuitivo, suporte e primeiro mês grátis
  • KingHost - ideal para desenvolvedores que querem utilizar outras tecnologias em conjunto com o WordPress
  • Umbler - uma alternativa moderna para os desenvolvedores que buscam praticidade

Abaixo, nós mostramos como essas empresas se destacam para cada tipo de usuário, e o que levar em consideração antes de escolher a sua hospedagem WordPress. Se você não está certo de qual o tipo de usuário que você se identifica mais, continue conosco e veja como escolher a melhor hospedagem WordPress para você.

Ou pule para a lista com as melhores hospedagens WordPress e comece o quanto antes!

Melhor hospedagem WordPress para iniciantes

"Eu quero que as simplesmente funcionem."

Melhor hospedagem WordPress para iniciantes

Para quem não está familiarizado com os sistemas da web, o início com o WordPress pode ser um pouco intimidador. É natural ficar perdido no início, e pode levar algum tempo para aprender a utilizar o WordPress ao máximo.

No entanto, se você pretende usar o WordPress somente para criar um site, ele vai funcionar perfeitamente, sem nenhum problema.

Uma das coisas que ajudam bastante é a comunidade de usuários do WordPress. Para praticamente qualquer problema que você tiver com o WordPress, você poderá encontrar alguém que já passou pelo mesmo problema e uma forma de resolvê-lo. A comunidade também pode te ajudar na escolha do plugin certo ou qual template tem o recurso que você procura.

Guias, artigos e tutoriais também são bastante úteis. Existem diversos sites, blogs especializados em WordPress com materiais para ajudar quem está começando com o WordPress. Até os próprios provedores de hospedagem WordPress disponibilizam conteúdos para ajudar quem está começando. E para um usuário iniciante, toda ajuda é bem vinda.

Ainda que não seja a única a oferecer conteúdo para ajudar os clientes, a UOL HOST faz um bom trabalho com os materiais para a sua hospedagem WordPress.

Além dos tutoriais para a utilização da hospedagem na base de conhecimento, existem vários conteúdos específicos para o WordPress no blog da empresa de hospedagem.

Melhor Hospedagem WordPress para iniciantes - UOL HOST
Guia do WordPress na Academia UOL HOST

Também há o suporte 24/7, disponível por chat, ticket e telefone – algo que é muito bom para quem está começando e quer tirar dúvidas facilmente.

Melhor hospedagem WordPress para iniciantes - UOL HOSTUm dos pontos fortes da UOL HOST para quem está começando está na parte do investimento inicial. Para os iniciantes em WordPress – que ainda terão que aprender a utilizar a plataforma –, quanto menor for o investimento, melhor.

A UOL HOST consegue deixar a jornada do iniciante em WordPress ainda mais fácil, oferecendo um mês de hospedagem grátis WordPress no seu plano mais básico. Mesmo sendo um plano limitado, é possível hospedar até dois sites WordPress e experimentar a plataforma sem pagar nada.

Com diversos materiais para quem está começando e um plano de hospedagem grátis WordPress para experimentar, a UOL HOST se torna uma excelente opção para iniciantes.

Melhor hospedagem WordPress para desenvolvedores

"Isso é o que eu faço da vida."

Melhor hospedagem WordPress para desenvolvedores

O trabalho de verdade começa quando o WordPress passa ser algo que você faz algo da sua vida. As ferramentas e plugins básicos deixam de ser o suficiente, e você precisa a começar a pensar em soluções mais avançadas para gerenciar sites WordPress.

Ao trabalhar profissionalmente com o WordPress, você vai precisar se familiarizar com os métodos de desenvolvimento, o gerenciamento de repositórios, técnicas de otimização da plataforma, caching, criação de plugins, temas, etc. São diversas coisas para aprender, e participar de projetos cada vez maiores.

Também é necessário pensar no investimento e na renda provindos da utilização profissional do WordPress. Para suportar o desenvolvimento avançado do WordPress, é preciso começar a investir num plano de hospedagem melhor, com maior flexibilidade e mais recursos.

Se você não estiver trabalhando de um projeto relativamente grande ou tiver vários clientes, dificilmente esse investimento terá um retorno no início. Por isso é importante escolher uma hospedagem WordPress que tenha um bom custo benefício e que seja amigável para o desenvolvedor.

Melhor hospedagem WordPress para desenvolvedores - KingHostSe tratando de flexibilidade para desenvolvedores, a KingHost é uma das opção bastante viável. Não é segredo que a empresa se destaca quando o assunto é suporte a tecnologias específicas em seus planos de hospedagem.

Isso não se limita somente a outras linguagens de programação ou servidores de bancos de dados, a KingHost oferece também um plano específico para o WordPress, trazendo benefícios para quem desenvolve com a plataforma. Por menos de R$ 20,00 por mês é possível obter um plano com SSD, até 2GB de memória RAM e ferramentas como WP-CLI na hospedagem WordPress.

A KingHost também destaca a utilização de servidores com balanceamento de carga e caching já configurados com o Varnish. Tudo isso em um pacote junto a proteção contra ataques, SSL gratuito, backups e atualizações automáticas, torna o plano atraente para quem pretende usar o WordPress profissionalmente.

Outra boa opção para quem pretende desenvolver com o WordPress é a Umbler, indicada especificamente por ser amigável para os desenvolvedores. Embora não tenha um plano específico para hospedagem WordPress, a Umbler possui um painel pensado para a utilização por desenvolvedores, com integração com o Git e a possibilidade de instalar o WordPress na ativação do pacote.

Melhor hospedagem WordPress para agências

"Temos mais responsabilidade do que você poderia imaginar."

Melhor hospedagem WordPress para agências

A medida que você utiliza uma plataforma, a progressão natural vai exigir ferramentas mais avançadas e ainda mais flexibilidade da plataforma. Um usuário se torna um desenvolvedor, que por sua vez pode começar a sua própria agência ou começar a trabalhar para uma, fazendo parte de projetos maiores.

Em situações como essas, os padrões aumentam, enquanto o espaço e a tolerância às falhas diminui. Você deixa de lidar com um ou dois projetos – a responsabilidade é maior –, você passa a ter o dever de oferecer a melhor experiência para os seus usuários. É assim que fazemos com o nosso o site, essa tem sido a nossa vida nos últimos anos.

Nenhum provedor de hospedagem deve limitar ou restringir a sua utilização. Se há suporte ao cliente, este deve estar preparado para compreender as questões de desenvolvimento que possam surgir. Os agentes de suporte devem ter experiência prática com o WordPress. Afinal, para dar suporte a um desenvolvedor, é necessário ter um bom conhecimento com o sistema.

Melhor hospedagem WordPress - BlogLite Nesse caso, uma agência deveria escolher uma empresa especializada em WordPress como o da BlogLite . Mas por que a BlogLite? Algo que chama a atenção na BlogLite é que a empresa é totalmente focada em WordPress..

Saber que existe uma equipe de suporte qualificada e disponível para ajudar em qualquer momento pode fazer a diferença em uma hospedagem para WordPress.

A segurança é essencial para qualquer negócio na internet, ainda mais em uma agência, em que os sites dos clientes também estão sujeitos a problemas desse tipo. Os planos contam proteção contra ataques, monitoramento de servidores, anti-malware e backups diários, além do certificado SSL grátis.

Certamente existem outras alternativas de hospedagem WordPress em outros provedores, mas nenhuma tão especializada quanto a BlogLite. A HostGator, por exemplo, é popular por oferecer planos com excelente custo-benefício, e também possui pacotes projetados para até 20 WordPress com 500.000 visitas mensais, CDN e backups diários.

Melhor hospedagem WordPress para pequenas empresas

"Nós queremos fazer tudo nós mesmos."

Melhor hospedagem WordPress - Pequenas empresas

Empresas não planejam se tornar profissionais em WordPress – elas querem que o seu site funcione, e funcione bem. Quem tem um negócio, pretende vender online, obter novos clientes e aumentar a relevância da sua marca no mercado.

As pequenas empresas, no entanto, precisam superar os desafios financeiros. No fim, um site é apenas um dos vários investimentos que eles precisam fazer. Normalmente, uma pequena empresa não possui muitos recursos para investir em um site, contratar um desenvolvedor profissional, administrar um servidor próprio ou alugar um servidor dedicado.

Muitas pessoas procuram a melhor hospedagem WordPress que seja viável tanto para um completo iniciante quanto para uma empresa. Independente do caso, é importante saber como começar da melhor forma.

Comece pelo começo. Escolha um plano de hospedagem básico, que ofereça bastante suporte e certifique-se de que é possível fazer melhorar um plano com um upgrade facilmente.

Melhor hospedagem WordPress para pequenas empresas - HostingerSeguindo esse princípio, existem dois planos que vêm à mente: a Hospedagem Business e a Hospedagem WordPress da Hostinger.

Os planos da Hostinger começam a partir de R$ 6,39 por mês, o que é muito bom. Mas não se engane, apesar do preço, essa hospedagem mostrou ser um excelente custo-benefício, sem sacrificar qualidade ou desempenho. Os recursos dos planos são o bastante para a maioria das pequenas empresas que querem melhorar sua presença na web.

Se os planos de hospedagem compartilhada não forem o suficiente, é possível fazer um upgrade para a Hospedagem Business sem dor de cabeça. Todo o processo de migração é feito com ajuda do time de suporte da Hostinger, poupando qualquer trabalho da sua parte. Isso mostra que a Hostinger está pronta tanto para pequenos quanto para grandes negócios.

Qual hospedagem WordPress escolher?

Observando esses 4 tipos de usuários fica mais fácil enxergar qual você se identifica melhor. Talvez você se identifique um pouco com dois, ou até três, mas antes de tomar a sua decisão, confira a lista com os provedores que acreditamos terem a melhor hospedagem WordPress. Confira!

1. Hostinger

Melhor hospedagem WordPress - HostingerO melhor desempenho.

A partir de R$ 23,99 R$2,29 /mês

Tempo de resposta:  82ms

Uptime:  99.99% você consegue um plano de hospedagem básico que satisfaz qualquer negócio no início. O suporte 24/7 e um painel de controle muito fácil de usar são muito úteis para qualquer usuário, principalmente para quem está começando. E a medida que o seu negócio cresce, existem várias opções de planos para acompanhar as necessidades do seu site.

Toda a migração do WordPress para uma hospedagem Business é feita pelos profissionais do provedor. Assim, aumentar os recursos do plano para comportar as necessidades do site pode ser feito rapidamente. Além disso, a Hostinger tenta construir uma bom relacionamento com seus usuários com a sua equipe de sucesso do cliente – cooperando para que o negócio dos cliente realmente tenham sucesso.

Excelente desempenho do servidor

Não há dúvidas de que o desempenho do site é extremamente importante, ainda mais quando se fala de um site de empresa. Você não pode deixar os seus visitantes aguardando o site carregar. Quanto mais eles esperam, maior a chance deles deixarem o seu site, e consequentemente, não se tornarem clientes.

Isso significa que cada milissegundo importa. E se tratando de velocidade, praticamente nenhum outro provedor de hospedagem chega perto do gerenciamento dos servidores de hospedagem WordPress da Hostinger. Para ter uma ideia, acompanhe o comparativo:

Para os provedores de hospedagem, um tempo de resposta até 200 ms pode ser considerado aceitável.

Normalmente, os sites em WordPress são mais pesados e podem exigir ainda mais dos servidores. Assim, os provedores com desempenho melhor são elogiados, enquanto os que possuem um desempenho pior, são criticados. Agora, veja o desempenho de um site WordPress no plano de hospedagem WordPress da Hostinger:

Melhor hospedagem WordPress - Desempenho da Hostinger

Como você pode ver na imagem, um site WordPress na Hostinger possui uma grande vantagem com relação à média dos provedores. No servidor brasileiro, o tempo de resposta fica muito abaixo do 100 ms, dificilmente chegando perto desse valor. Os resultados permanecem positivos mesmo depois de vários dias de teste. A conclusão é simples:

Um negócio na Hostinger dificilmente deixará o seu cliente esperando.

2. HostGator

Melhor hospedagem de sites - HostGatorExcelente custo-benefício.

A partir de R$ 24,99 R$13,99 /mês

Tempo de resposta:  582ms

Uptime:  99.91%

A HostGator segue sendo uma das preferidas para muitos que buscam a melhor hospedagem WordPress com um ótimo custo-benefício. Conhecida por seus planos de hospedagem compartilhada com ótimo desempenho, a HostGator mostra que entende a importância de ter planos otimizados para o WordPress. Isso fica bem claro na oferta de 4 pacotes feitos sob medida para os usuários do sistema de gerenciamento de conteúdo.

Os planos de hospedagem WordPress da HostGator satisfazem desde o usuário que pretende hospedar somente um blog até desenvolvedores e agências, com o limite de 20 sites WordPress em uma só conta. Com planos para vários tipos de clientes, muitos consideram a HostGator a melhor escolha para começar a jornada profissional e até agências.

Adicionais gratuitos que fazem a diferença

Em alguns provedores, mesmo depois de contratar a hospedagem, você ainda precisa se preocupar com questões como a instalação do certificado SSL, configuração de uma CDN, backups automáticos e até qual serviço utilizar para as contas de e-mail. A HostGator inclui esses benefícios em os seus planos de hospedagem WordPress.

Mesmo o plano mais básico de hospedagem WordPress da HostGator possui adicionais que agregam valor ao serviço contratado, como CDN e o suporte para até 5 contas de e-mail. No entanto, outros adicionais, como o certificado SSL ficam disponíveis somente nos planos nos planos mais caros.

Melhor hospedagem WordPress - Adicionais da HostGator

Um limite de visitas generoso

Muitos provedores de hospedagem restringem os seus planos determinando uma quantidade de tráfego que pode ser consumida, a HostGator preferiu definir uma quantidade de visitas mensais. Enquanto isso pode parecer uma desvantagens para sites que são leves, o WordPress é um sistema que pode consumir muitos recursos do servidor, por isso, a limitação dessa forma é bem vinda.

No plano mais básico, o plano para Blog, o limite é definido em 25.000 visitas mensais, o que é muito bom para quem está começando um site. Para os profissionais que desenvolvem com WordPress ou trabalham com agências, é possível ter o limite de até 500.000 visitas mensais – o suficiente para garantir que seu os sites WordPress não terão problema com tráfego.

3. BlogLite

Melhor hospedagem WordPressFeita exclusivamente para WordPress.

A partir de R$49,00 /mês

Tempo de resposta:  576ms

Uptime:  99.99%

Para quem busca algo feito especificamente para WordPress, a BlogLite é a melhor opção. A empresa deixa bem claro que a hospedagem WordPress é sua especialidade, e que esse é foco dos seus serviços. No entanto, há a desvantagem de não ter o serviço de e-mail incluído nos planos.

Diferente dos outros provedores da lista, a BlogLite não oferece planos de hospedagem compartilhada, VPS ou servidores dedicados – o foco é realmente o WordPress. Todos os planos da BlogLite são totalmente otimizados para o WordPress, garantindo que o usuário não terá problemas no uso da platafroma.

Planos baseados em visitantes mensais

Enquanto alguns provedores colocam limites de tráfego ou transferência em seus planos, a BlogLite preferiu definir um limite de visitantes por mês. Cada plano possui uma quantidade de visitantes que podem ser recebidos por mês no site o WordPress. No entanto, os planos possuem limites restritos para quantidades de site, mesmo no plano intermediário, só é possível hospedar um site WordPress.

Melhor Hospedagem WordPress - Recursos da BlogLite

Um diferencial dos planos de hospedagem WordPress da BlogLite, é que todos já vêm com plugins premium prontos par auso. Além disso, os planos da BlogLite contam com armazenamento em SSD, CDN global, certificado SSL, backups automáticos, migração gratuita e toda assistência especializada da equipe BlogLite.

4. WebLink

Melhor hospedagem WordPress - WebLinkMelhor atendimento e suporte.

A partir de R$ 21,99 R$2,55 /mês

Tempo de resposta:  455ms

Uptime:  Indisponível

A qualidade de atendimento e suporte é um dos pontos que os clientes mais comentam quando mencionam problemas com um provedor de hospedagem de sites. E se tratando de qualidade de atendimento e suporte, é difícil não não lembrar da WebLink.

Entre as principais empresas de hospedagem, a WebLink é a que se destaca por dar uma importância maior ao atendimento para os seus clientes. Com a opção de entrar em contato a qualquer momento por chat, telefone e tickets, os usuários podem ficar tranquilos quanto a solução de problemas com agilidade ao contratar um plano na WebLink.

Servidores no Brasil com alta disponibilidade

Um site que demora muito para carregar acaba decepcionando os usuários, por isso, ter um site com um servidor no Brasil pode ser algo bastante positivo. Como dissemos, até os milissegundos podem fazer a diferença para os visitantes do seu site. A WebLink utiliza servidores no Brasil em seus planos, trazendo o melhor desempenho e melhor tempo de resposta para os usuários no Brasil.

Melhor hospedagem WordPress - Uptime da WebLink

Além do alto desempenho, é incrível como os servidores da WebLink são estáveis. Acompanhando o status das hospedagens, é possível ver que a empresa está sempre com um uptime acima dos 99.9%, algo que outras empresas não conseguem fazer com os seus servidores no Brasil.

5. UOL HOST

Melhor hospedagem WordPress - UOL HOSTMaior flexibilidade de planos.

A partir de R$ 26,90 R$9,90 / mês

Tempo de resposta:  1,168ms

Uptime:  99.52%

Para quem quer começar sem investir muito, a UOL HOST é mais uma excelente opção com hospedagem WordPress. A principal vantagem de começar é poder começar gratuitamente, sem pagar nada. O plano mais básico de hospedagem WordPress pode ser experimentado sem gastar um centavo.

Não são muitos os provedores que possuem esse tipo de oferta, ainda mais no nível da UOL HOST, que já é uma empresa bem estabelecida no mercado. Ao selecionar o plano P da UOL HOST, é possível começar um site WordPress sem custos, no entanto, a oferta é válida por apenas um mês. Ainda assim, é uma boa forma para conhecer e se habituar ao sistema.

Serviços de hospedagem para todas as necessidades

Além da vantagem de começar sem pagar nada, a UOL HOST é uma das empresas de hospedagem com a maior quantidade de ofertas de serviços de hospedagem. São serviços de todos os tipos para todo o tipo de usuário. Contratando um plano na UOL HOST, você pode ter certeza que serviços auxiliares estarão disponíveis.

Melhor hospedagem WordPress- Produtos da UOL HOST

Um dos destaques para os serviços da UOL HOST está na parte de Cloud Computing. Quando o seu site crescer até o ponto em que a hospedagem WordPress não consiga suportar a demanda, você pode fazer a migração para um dos planos mais avançados de computação em nuvem.

Experimente você mesmo!

Certamente a melhor forma de saber se um plano é ideal para você é fazendo um teste. Para muitos, os planos WordPress podem ser um parecer um grande investimento. Mas felizmente existem provedores que permitem o teste grátis, como a UOL HOST e a Umbler, ou que garantem a devolução do seu dinheiro, como a Hostinger, HostGator, WebLink e BlogLite.

Então, mesmo se você não gostar da hospedagem por algum motivo, você pode solicitar o seu dinheiro de volta e experimentar outra opção. Confira nossa lista e escolha a melhor hospedagem WordPress para você:

Melhor paraA partir deMelhor recurso
HostingerPequenas empresasR$2,29Melhor desempenho
HostGatorProfissionaisR$7,19Excelente custo-benefício
BlogLiteEntusiastas do WordPressR$49,00Mais otimizado para WordPress
WebLinkAgênciasR$2,55Ótimo suporte
UOL HOSTIniciantesR$9,90Planos flexíveis

Cada usuário possui um conjunto de necessidades diferentes, que pode tornar uma hospedagem WordPress mais atrativa que outra. Ainda que não exista a melhor hospedagem WordPress para todas os casos, vale a pena conferir as ofertas dos melhores provedores e identificar qual plano se encaixa melhor com o que você precisa.

Esperamos ter te ajudado na busca pela melhor hospedagem WordPress! Quer compartilhar sua experiência com uma hospedagem, ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

  1. Antonio Portela imagem Antonio Portela
    20 de novembro de 2018
    Responder

    Dentre as empresas da lista, já usei Hostgator e UOL. Porém, a única realmente especializada em WordPress é a BlogLite. Migrei todos os meus sites pra lá e estou bem satisfeito, especialmente com os plugins que eles oferecem…

  2. Sandro imagem Sandro
    17 de outubro de 2018
    Responder

    Fiquei curioso nessa bloglite, empresa brasileira de wordpress é algo novo.

  3. Túlio imagem Túlio
    8 de outubro de 2018
    Responder

    Eu tenho a hospedagem normal da hostinger e uso para wordpress, não vi necessidade para migrar para a hospedagem wordpress visto que está funcionando perfeitamente bem.

  4. Gabriel imagem Gabriel
    3 de outubro de 2018
    Responder

    Encontrei a hospedagem wordpress da hostinger por meio desse post e estou gostando muito,,,

  5. Keilon imagem Keilon
    3 de outubro de 2018
    Responder

    Não sei como a hospedagem wordpress consegue ser tao mais cara como a hospedagem normal, deveria ser mais barato ja que é só pra wordpress

  6. Gabriel imagem Priscila
    2 de outubro de 2018
    Responder

    WordPress é o melhor jeito de fazer um site rapido, a hospedagem é mais barata que wix e outros criadores, mas acho que so vale pagar mais numa hospedagem ‘wordpress’ se for realmente melhor. A hostgator parece a mesma coisa que o plano normal

  7. Gabriel imagem Jow
    1 de outubro de 2018
    Responder

    da pra usar qualquer hospedagem normal com o wordpress tambem, nao precisa pagar mais por isso

  8. Marcelo imagem Marcelo
    1 de outubro de 2018
    Responder

    Como iniciante eu encontrei este post e usei o primeiro mês grátis da UOL host, eu não conhecia nada sobre o wordpress e ainda estou aprendendo, até agora tem sido tudo bem, eu tenho usado mais tutoriais online do que o suporte da uol host, que é um pouco complicado, devo admitir. Por sorte existem muitos tutoriais na internet e trabalhar com o wordpress acaba sendo muito simples.

  9. Gabriel imagem Antonio
    28 de setembro de 2018
    Responder

    EU uso wordpress e recomendo, pra mim nao tem jeito melhor de fazer site e todas hospedagens usam tambem.

  10. Gabriel imagem Aline Mendes
    25 de setembro de 2018
    Responder

    Eu não conhecia essa bloglite, parece que para wordpress mesmo é uma boa. vou dar uma olhada.

Receber novidades por email: