Como alterar o DNS no Registro.br e outros provedores

  • Última atualização: 14 de setembro de 201814 de setembro de 2018 por
  • Redação

Depois de comprar um domínio, a primeira coisa a se fazer é alterar o DNS para apontar para o servidor de hospedagem.

Seja para usar o domínio com uma hospedagem, servidor de e-mail ou qualquer outra aplicação, é necessário alterar o DNS corretamente de acordo com o provedor de hospedagem.

Alterar DNS no Registro.br

Como cada provedor de registro de domínio oferece uma interface diferente para gerenciamento, isso pode ser confuso para quem não está acostumado. Neste artigo você vai aprender como:

Mas antes de partir para o passo a passo de como alterar o DNS do seu domínio nos provedores, vamos explicar como pode ser feita essa configuração. Vamos lá?

Servidor DNS e Zona DNS

O servidor DNS fica responsável por gerenciar os registros que estão na zona DNS de um domínio. São os registros DNS que determinam para quais servidores um domínio deve ser apontado.

Quando você registra um domínio, o provedor de registro geralmente oferece duas opções:

  • Usar servidor DNS próprio - você gerencia a zona DNS onde registrou o domínio;
  • User um servidor DNS de terceiros - a zona DNS é gerenciada pelo provedor de hospedagem ou um serviço de DNS.

Usando o servidor DNS próprio do provedor de domínio

Escolhendo a opção de usar o servidor DNS do próprio provedor de registro de domínio, você tem a opção de gerenciar a zona DNS no serviço em que registrou o domínio. Isto é, você tem o controle sobre os registros da zona DNS, como: A, CNAME, TXT, MX e SRV.

Alterar DNS e Zona DNS

Ter a possibilidade gerenciar a zona DNS no provedor de domínio é bastante útil em alguns casos, como no de apontar o domínio para um servidor VPS que não tem um servidor DNS configurado. Então basta criar um registro do tipo A para o IP do VPS para que o domínio aponte para o IP do VPS.

Usando o servidor DNS do provedor de hospedagem

Porém, quando você pretende usar o domínio com uma hospedagem, o provedor de hospedagem já fornece um servidor DNS para você apontar seu domínio sem que você tenha que configurar os registros DNS manualmente. Por isso, usar o servidor DNS de terceiros acaba sendo a forma mais fácil de apontar o seu domínio para uma hospedagem.

Alterar DNS e Zona DNSConfigurando dessa forma, se houver alguma mudança nos endereços dos servidores de hospedagem, o servidor DNS da hospedagem pode atualizar automaticamente os registros.

Assim, você evita que o seu site fique indisponível por está com um registro mal configurado.

Para fazer isso, é necessário obter os servidores de nome ou nameservers que são disponibilizados pelo provedor de hospedagem. As empresas oferecem pelo menos 2 servidores de nome para que os clientes possam apontar o domínio para seu servidor DNS. Os servidores de nome geralmente seguem o seguinte padrão de nome:

  • ns1.nomedoprovedordehospedagem.com.br
  • ns2.nomedoprovedordehospedagem.com.br

Depois de configurar os servidores de nome de acordo com o que é informado pelo provedor de hospedagem, a responsabilidade de gerenciar os registros DNS fica sendo provedor de hospedagem, já que é dele o servidor DNS.

Como alterar DNS no Registro.br

Um exemplo de empresa que realiza o registro de domínio e disponibiliza os servidores DNS é o Registro BR. O Registro BR é responsável pelo registro de domínios com a extensão .br no Brasil, quando você registra um domínio no Registro BR, você pode gerenciar os registros DNS do seu domínio a partir do servidor DNS do próprio Registro BR.

Como alterar DNS no Registro.brAntes de qualquer coisa, este processo serve somente para domínios que estão sendo administrados diretamente dentro do Registro.br. Siga os passos abaixo para saber como alterar o DNS do domínio para a sua hospedagem.

1) Acesse o Painel de Controle do Registro.br,  use a opção “Acessar conta” no canto superior direito da página principal.

Alterar DNS do Domínio no Registro BR

Importante - Apenas os IDs 'Administrativo' e 'Técnico' podem editar os DNS.

2) Entre com o seu nome de usuário e senha, o usuário pode ser o seu CPF/CNPJ ou ID de contato que é dado pelo Registro.br.

Alterar DNS do domínio no Registro BR

Importante - Se for um novo domínio, vá à tabela Tickets Ativos e clique no número do ticket relativo ao seu domínio.

3) Na próxima tela, você visualiza os domínios registrados, a data de expiração e o status do domínio. Clique no nome do domínio para gerenciá-lo e alterar o seu servidor DNS.

Alterar DNS do domínio no Registro BR

4) Nesta tela, você visualiza as informações sobre o domínio e os nameservers do servidor DNS que ele está utilizando. Para alterar os nameservers, e consequentemente o servidor DNS, basta clicar no link ALTERAR SERVIDORES DNS.

Alterar DNS no Registro BR

Os endereços que você visualiza na imagem são os nameservers padrões do Registro.br, que devem ser usados quando você quiser gerenciar a zona DNS pelo próprio Registro.br:

  • a.sec.dns.br
  • b.sec.dns.br

Dica - Caso você não saiba quais são os servidores de nome utilizar, verifique no site da empresa de hospedagem.

5) Na seção EDITANDO DADOS, você verá os campos para preencher os servidores de nome da empresa de hospedagem em que pretende hospedar o seu site. Preencha com os nameservers do provedor de hospedagem. Caso o provedor de hospedagem forneça mais de 2 namservers, você pode adicionar mais campos clicando no botão + DNS. Após inserir todos os endereços, clique em SALVAR DADOS.

Alterar DNS no Registro BR

Dica - Não é necessário informar os endereços IP, somente é necessário informar o endereço do servidor de nome.

São muitas as empresas que oferecem o serviço de registro de domínio no Brasil. Além dos próprios registradores, muitas empresas de hospedagem revendem domínios a partir de serviços especializados em revenda, como Enom, ResellerClub e TowebBrasil.

No Brasil, o registrador oficial dos domínios .br é o Registro.br, que faz parte do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). É através do Registro BR que outras empresas de hospedagem e registradores podem oferecer o registro de domínios com as extensões brasileiras.

Registrar um domínio através de uma empresa de hospedagem pode trazer algumas vantagens, como a comodidade de usar somente uma plataforma para gerenciar todos os serviços, os vários canais de suporte que a empresa pode oferecer e em alguns casos, o domínio pode sair mais barato.

No entanto, para quem deseja manter o registro de domínio separado do serviço de hospedagem de sites, usar uma que oferece exclusivamente o registro de domínios é uma boa opção.

Como alterar DNS em outros provedores

Como alterar DNS na Hostinger

Alterar o DNS na Hostinger é bem parecido com o processo feito no Registro.br. Na verdade, todos os provedores de domínio vão oferecer basicamente as mesmas opções, mas com uma interface diferente.

Para alterar o DNS na Hostinger para outra hospedagem ou outro servidor DNS, basta alterar os servidores de nome no painel de domínio:

Alterar DNS na Hostinger

Na parte de servidores de nome ou nameservers, é possível definir os endereços para configurar um outro servidor DNS. Por padrão, o servidor DNS usado é o da própria Hostinger:

  • ns1.hostinger.com.br
  • ns2.hostinger.com.br
  • ns3.hostinger.com.br
  • ns4.hostinger.com.br

Para alterar para outro servidor DNS ou apontar para outra hospedagem, basta inserir outros nameservers no campo:

Alterar DNS na Hostinger

Usando o servidor DNS próprio da Hostinger, é possível gerenciar a zona DNS e editar os registros, A, CNAME, MX, TXT e SRV clicando em Zona DNS no painel de domínio. Alguns provedores de hospedagem que oferecem registro de domínio só permitem o gerenciamento da zona DNS se você contratar uma hospedagem, felizmente esse não é o caso da Hostinger.

Aterar DNS na Hostinger

Se você quer registrar um domínio internacional, a Hostinger é uma ótima opção. Para a maioria das extensões, a empresa oferece os melhores preços de registro e renovação.

Como já foi dito, esse procedimento é bastante similar em outros provedores de hospedagem, então se você quer apontar o seu domínio para outro provedor de hospedagem, basta saber os nameservers indicados. Para facilitar, nós criamos as tabelas com os endereços dos servidores de nome dos melhores provedores de hospedagem do Brasil:

Como alterar DNS no Cloudflare

Normalmente, a própria empresa que registrou o domínio disponibiliza um servidor DNS para que você possa configurar os registros DNS sem precisar contratar uma hospedagem de sites ou um serviço específico para isso. No entanto, há casos com o da HostGator, em que mesmo registrando um domínio com a empresa, você não tem acesso à zona DNS.

Nesses casos, usar um serviço que oferece um servidor DNS independente é uma boa opção. Um dos serviços mais populares com esse recurso é o Cloudflare. Além do serviço de DNS, o Cloudflare oferece muitos outros recurso, como CDN e proteção contra ataques DDoS.

Para usar o Cloudflare com o seu domínio, você precisa criar uma conta no serviço e depois no botão Add site:

Alterar DNS no Cloudflare

Depois de incluir o site, você terá a opção de selecionar o plano. Como o serviço de DNS está incluído em todos os planos, você pode prosseguir escolhendo o plano gratuito ou free.

Alterar DNS no Cloudflare - Selecionando plano

Após confirmar o plano, você terá acesso à zona DNS do Cloudflare, e já vai poder criar e apagar os registros DNS. Por padrão, o Cloudflare obtém os registros DNS atuais do domínio, mas você pode alterá-los simplesmente clicando nos campos de nome ou valor.

Alterar DNS no Cloudflare - Zona DNS

Se você quer apontar o seu domínio para um VPS, por exemplo, basta criar ou alterar o registro do tipo A e definir o valor para o IP do servidor. Depois configurar os registros DNS, o último passo é configurar os servidores de nome do seu domínio para o Cloudflare.

Alterar DNS no Cloudflare - Configurando servidores de nome

Os nameservers que a Cloudflare informam podem variar, nesse caso você teria que substituir os servidores de nome padrões do provedor de registro de domínio e deixar somente dell.ns.cloudflare.com e mario.ns.cloudflare.com.

Pode levar algum tempo para o Cloudflare identificar que você alterou os nameservers, então depois que você realizar a modificação, clique em Recheck Nameservers para verificar se a nova configuração já está funcionando.

Alterar DNS na Cloudflare - Site inativo/pendente

Quando o Cloudflare estiver ativo, você vai visualizar a indicação no painel:

Alterar DNS no Cloudflare - Status ativo

Alterei o DNS e agora?

Assim que você alterar o DNS no provedor de registro de domínio ou no serviço de DNS como Cloudflare, pode levar até 24 horas para as alterações terem efeito. Esse prazo é dado devido ao período de propagação nas mudanças no DNS e do servidor DNS usado pelos provedores de serviços de internet.

Como alterar o DNS no Registro BR

No entanto, geralmente o tempo de propagação é menor, e a depender do servidor DNS que você utiliza em sua conexão, em poucas horas ou até minutos, você já poderá ver o seu site no ar. Logo, se você achar que a propagação está demorando demais, você pode modificar o servidor DNS no seu PC, e agilizar o processo.

Como alterar DNS no PC

Se você já teve algum problema com a conexão em que um domínio não acessava para você mas para outras pessoas estava normal, as changes de ser um problema no DNS é grande. Uma formar de resolver esse tipo de problema é configurando um servidor DNS diferente em seu computador.

Existem vários serviços de DNS gratuitos que que você pode usar em seu PC. O desempenho do servidor DNS pode variar, por isso o ideal é testar cada um para saber qual o melhor DNS para você. Aqui estão as opções mais populares para considerar:

  • Google Public DNS - DNS público do Google, promete não registrar nem compartilhar as requisições DNS.
  • OpenDNS Public DNS - DNS público da Cisco, não informa sobre o compartilhamento das requisições;
  • Cloudflare Public DNS - DNS público do Cloudflare, promete não registrar requisições e tem o melhor desempenho.

Para facilitar a configuração, criamos a tabela abaixo com os endereços dos servidores:

Serviço DNSNameserver 1Nameserver 2
Google Public DNS8.8.8.88.8.4.4
OpenDNS208.67.222.222208.67.220.220
Cloudflare DNS1.1.1.11.0.0.1

A forma como você vai configurar esses servidores DNS vai depender do seu sistema operacional. Abaixo você pode conferir o passo a passo para usar seu DNS preferido no seu PC, Linux ou Mac

Como alterar DNS no Windows

Se você está no Windows, fazer a alteração do servidor DNS usado pelo sistema operacional é muito simples.

1. Abra a janela de Configurações do Windows e clique em Rede e Internet:

Como alterar DNS do PC

2. Clique em Alterar opções do adaptador para visualizar os conexões disponíveis no seu computador:

Como alterar o DNS PC Windows

3. Clique no adaptador de rede com botão direito e depois em Propriedades:

Como alterar DNS do PC Windows

4. Na janela de propriedades, selecione a opção Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique em Propriedades.

Como alterar DNS PC Windows

5. Por fim, basta marcar a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS e preencher com os endereços de IP do servidor DNS que você pretende usar:

Como alterar DNS PC Windows

Como alterar DNS no Linux

Para configurar um servidor DNS diferente na sua distribuição Linux desktop, você deve procurar as opções de rede do sistema operacional. Os passos a seguir são para distribuições que utilizam GNOME como ambiente de área de trabalho, mas o procedimento é semelhante para outras distribuições.

1. Acesse a parte de Configurações do sistema no seguinte menu:

Como alterar DNS PC Linux

2. Procure pela opção de Rede e clique no ícone de engrenagem para gerenciar as opções da rede que deseja configurar o servidor DNS:

Como alterar DNS do PC Linux

3. Para completa a configuração, desative a opção de DNS automático e preencha com os endereços de IP do servidor DNS que você deseja utilizar.

Como alterar DNS PC Linux

Você pode precisar reiniciar a conexão para a configuração ter efeito.

Como alterar DNS no macOS

Se você tem um Mac, você pode alterar o DNS do macOS seguindo os seguintes passos:

1. Acesse as preferências do sistema e clique na opção de Rede:

2. Selecione a conexão que deseja mudar o DNS e clique em Avançado:

Como alterar DNS no PC (macOS)

3. Clique na aba DNS e depois no botão de adicionar para adicionar os endereços do servidor DNS:

Como alterar DNS no PC (macOS)

Por fim, basta clicar em OK e depois Aplicar para confirmar as alterações. Os novos endereços DNS já serão exibidos automaticamente.

Conclusão

Alterar o DNS no Registro.br ou em qualquer outro provedor é um processo bastante simples, mas pode ser demorado. Mesmo depois de mudar o DNS do seu PC para o do Google ou Cloudflare, não é garantia que os registros serão atualizados imediatamente, você ainda terá que aguardar um pouco.

Mas se o seu provedor de domínio está demorando demais para funcionar com a sua hospedagem ou servidor, isso pode indicar um problema no domínio. Principalmente quando se trata em alterações nos registros da zona DNS, que ocorrem em poucos minutos.

Se esse for o caso, pode ser o momento para você trocar de provedor de domínio. Não sabe qual provedor escolher? Confira a lista com as melhores empresas para registro de domínio e escolha o seu!

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Receber novidades por email: