Afinal, o que são domínios estacionados?

  • Última atualização: 4 de julho de 20184 de julho de 2018 por
  • Redação
Afinal o que são domínios estacionados

Você digitou o endereço errado e caiu no site certo, ou digitou o endereço sem o ".br" mas conseguiu acessar a página desejada? Saiba que você foi direcionado por um domínio estacionado, uma solução encontrada por desenvolvedores para otimizar a navegação e melhorar a segurança das marcas.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre esse tipo de domínio e descobrirá as vantagens de utilizá-lo. Continue conosco!

Subdomínio e domínio estacionado são a mesma coisa?

O subdomínio é parte de um domínio, ele é separado do domínio principal apenas por um ponto. Grandes portais tradicionais, como o UOL, utilizam os subdomínios em seus sites parceiros.

O site do jornal Folha de São Paulo possui algumas editorias, com várias páginas, mas é um subdomínio do UOL — seu endereço é “folha.uol.com.br”. Outro exemplo é o site da rádio Jovem Pan, que pode ser acessado pelo endereço “jovempan.uol.com.br”.

O domínio estacionado é desvinculado do domínio principal. Você poder ser dono do site “paginalegal.com.br” e ter um domínio “meusite.net” apontado pro mesmo conteúdo, sem vínculo ou relação nominal.

Então o que é um domínio estacionado?

O domínio estacionado é aquele que aponta para uma URL principal. Por exemplo, você é dono da página “seusite.com.br” e resolve registrar o domínio “seusite.com” para proteger a sua marca, apontando o domínio para o primeiro. Sendo assim, o domínio adicional precisará estar registrado e apontado para o DNS do domínio principal. Ao digitar o endereço estacionado, o usuário terá acesso ao site principal.

Configurando um domínio estacionado

Para configurar seu domínio estacionado no cPanel, você deverá acessar a opção "Parked Domains" (Domínios Estacionados). Assim, você será direcionado para uma tela na qual deverá inserir o domínio desejado e clicar em “adicionar domínio”. Espere a mensagem de confirmação e pronto! O próprio cPanel se encarrega de espelhar o conteúdo do domínio principal com o recém-criado.

Quando você voltar para a área de domínios estacionados, poderá visualizar o domínio que acabou de adicionar na lista.

Qual é a vantagem de utilizá-los?

Uma das principais vantagens de se registrar mais de um domínio, utilizando-os como estacionados, é preservar o nome de sua empresa ou marca. Muitas fazem o registro de domínio “.com” e “.com.br” para evitar que concorrentes ou pessoas má intencionadas utilizem o nome da corporação com objetivos escusos.

Imagine só, você ter uma página “meusite.com.br”, como imagem de sua empresa, na qual você tenta manter a credibilidade e bom conteúdo. Mas outra pessoa adquire o registro de “meusite.com” e cria um site malfeito, com informações de mau gosto. Isso será extremamente prejudicial para sua empresa, prejudicando a sua marca.

Os usuários que procuram por seus produtos ou serviços correm um alto risco de cair na página errada e terem uma má impressão.

Melhora a experiência do usuário

Outro motivo para registrar domínios para usar como estacionados está em facilitar a experiência do cliente. Como os teclados de smartphones são pequenos, é comum que erremos alguma letra na hora de digitar.

Se você for capaz de prever alguns desses erros, poderá registrar os domínios correspondentes e apontá-los para o seu site, agilizando a vida do usuário. O próprio Google utiliza esse método: se você digitar “googl.com” ou “gogle.com”, será direcionado automaticamente para a página google.com.br.

Como um domínio estacionado ajuda a proteger os meus clientes?

Como a internet é terreno fértil para criminosos digitais, a segurança é uma das maiores preocupações em tempos de internet banking. Por isso, os bancos fazem questão de registrar o maior número de domínios possíveis relacionados ao nome de suas marcas.

Por exemplo, o Banco Santander, que tem como site principal no Brasil o endereço “santander.com.br”, deveria adquirir o domínio “santandeer.com.br”, com dois “e”, que poderia facilmente ser digitado por um cliente — que deixaria de correr o risco de cair numa página clonada por um criminoso e ter seus dados bancários sequestrados.

Como evitar a interpretação de conteúdo duplicado?

O Google penaliza sites que apresentam conteúdo duplicado, é uma forma de valorizar os sites que apresentam conteúdos originais e melhorar a experiência do usuário em virtude de sites que tentam obter visualizações com cópia de conteúdos. Existe o risco de que, quando você configure o seu domínio estacionado, o algoritmo do Google interprete-o como um site duplicado.

Não precisa se desesperar, existem algumas maneiras para você sinalizar ao algoritmo do Google que não está cometendo um erro. Confira, então, duas formas de configurar corretamente o seu site.

Faça o redirecionamento

É a maneira mais fácil de prevenir uma possível interpretação de conteúdo duplicado pelos buscadores. Você deverá inserir um redirecionamento ao domínio adicional em vez de simplesmente adicionar o domínio estacionado, apontando para a URL principal. Assim sendo, a navegação só ocorrerá no domínio principal.

Por exemplo, se você tem o domínio “seusite.com.br” e o usuário acessar o domínio “seusite.com”, será direcionado sempre para a URL principal. A configuração poderá ser feita de forma simples no cPanel, após a configuração do domínio estacionado, como foi visto neste texto.

Utilize um link com o atributo rel=canonical

Outra forma mais técnica de evitar uma interpretação de conteúdo duplicado por parte do Google e outras ferramentas de buscas é a utilização do atributo “rel=canonical” dentro da tag <head>, no código html do seu site. Veja, no exemplo abaixo, como ficaria a sinalização.

<link rel=”canonical” href=”http//siteprincipal.com.br”>

Desta forma, mesmo que o usuário encontre o seu site no endereço “siteoriginal.com”, por exemplo, o Google não interpretará o resultado como duplicado, mas sim como uma página refletida de “siteprincipal.com.br”.

É recomendado que todas as páginas possuam essa tag apontando para o domínio principal, sendo relativamente fácil de configurá-la em CMSs, como o WordPress utilizando o plugin Yoast SEO.

Neste post, você aprendeu sobre domínios estacionados, como configurá-los e sua importância em quesitos como: segurança e proteção de marcas. Além disso, vimos também a importância de evitarmos a interpretação de seu domínio estacionado como conteúdo duplicado por parte dos sites de buscas, livrando-se de uma penalização.

Entendemos também que é interessante fazer uma pesquisa sobre erros de digitação, relacionados ao seu domínio principal, para antecipá-los, melhorando a experiência do usuário. Esperamos que você possa melhorar os resultados de sua página utilizando todos estes métodos.

Gostou do nosso texto sobre domínios estacionados? Então continue conosco e confira o guia prático sobre os melhores sites para hospedagens.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Receber novidades por email: