O que é domínio estacionado: entenda como funciona

Avatar

Redação

0 avaliações

29 de maio de 2019 às 5:31

Entender o que é domínio estacionado é bastante útil para quem tem mais de um domínio para o mesmo site.

Domínios estacionados são domínios que exibem o conteúdo de um domínio principal. Por exemplo, você pode ter seu site principal no domínio "seusite.com" e um segundo domínio apontando para o site principal, "seusite.com.br" que exibe o mesmo conteúdo do site principal.

Nesse caso, dizemos que o segundo domínio está estacionado no primeiro – ele é um domínio estacionado.

Afinal o que são domínios estacionados

Note que você não fica restrito a somente um domínio estacionado, você pode ter vários domínios estacionados no seu domínio principal. Em outras palavras, você pode configurar “seusite.com.br”, "seusite.net" e "seusite.org" para exibir o mesmo conteúdo de um domínio principal, o "seusite.com".

Outro exemplo: você digitou o endereço errado e caiu no site certo, ou digitou o endereço sem o ".br" mas conseguiu acessar a página desejada? Saiba que você foi direcionado por um domínio estacionado, uma solução encontrada por desenvolvedores para otimizar a navegação e melhorar a segurança das marcas.

Sendo assim, tendo registrado outros domínios, tudo que você precisa fazer é apontá-lo para os mesmos servidores DNS do domínio principal e configurá-lo no painel de hospedagem. Depois disso, ao digitar o endereço de um dos domínios estacionados, o site principal será exibido.

Como configurar um domínio estacionado

Para configurar um domínio estacionado você deve acessar o painel de controle de hospedagem e procurar pela opção na seção de domínios. A depender do painel utilizado, a opção de domínios estacionados pode aparecer como Parked Domains ou Aliases, como no caso de uma hospedagem cPanel.

Nota: você precisa ser proprietário dos domínios que deseja estacionar no domínio principal.

O que é domínio estacionado - Aliases no cPanel

Ao clicar na opção, você será direcionado para uma tela na qual deverá inserir o domínio desejado e clicar em “Adicionar domínio”.

O que é domínio estacionado - Adicionando um domínio

Espere a mensagem de confirmação e pronto! O próprio cPanel se encarrega de espelhar o conteúdo do domínio principal com o recém-criado. Quando você voltar para a área de domínios estacionados, poderá visualizar o domínio que acabou de adicionar na lista.

Domínio estacionado e subdomínio: qual a diferença?

Uma dúvida comum para muitos é sobre a diferença de um domínio estacionado para um subdomínio. Embora os dois tenham funções importantes para o gerenciamento de domínios, eles possuem propósitos bem diferentes.

O que é domínio estacionado - Qual a diferença de um subdomínio?
  • Domínio estacionado - faz com que um domínio exiba o conteúdo de outro;
  • Subdomínio - inclui uma subseção do seu domínio, que pode apontar para qualquer URL.

O domínio estacionado ou alias, como dissemos, é desvinculado do domínio principal. Você poder ser dono do site “meusite.com” e ter um domínio “meuoutrosite.net” apontado pro mesmo conteúdo, sem vínculo ou relação nominal.

Já o subdomínio é parte de um domínio, ele é separado do domínio principal apenas por um ponto. Grandes portais tradicionais, como o UOL, utilizam os subdomínios em seus sites parceiros.

O site do jornal Folha de São Paulo possui algumas editorias, com várias páginas, mas é um subdomínio do UOL — seu endereço é “folha.uol.com.br”. Quer saber mais sobre subdomínios? Confira nosso artigo: O que é subdomínio.

Qual é a vantagem do domínio estacionado?

Uma das principais vantagens de se registrar mais de um domínio, utilizando-os como estacionados, é preservar o nome de sua empresa ou marca. Muitas fazem o registro de domínio “.com” e “.com.br” para evitar que concorrentes ou pessoas má intencionadas utilizem o nome da corporação com objetivos escusos.

Imagine só, você ter uma página “meusite.com.br”, como imagem de sua empresa, na qual você tenta manter a credibilidade e bom conteúdo. Mas outra pessoa adquire o registro de “meusite.com” e cria um site malfeito. Isso será extremamente prejudicial para sua empresa, prejudicando a sua marca.

O que é domínio estacionado - Google

Os usuários que procuram por seus produtos ou serviços correm um alto risco de cair na página errada e terem uma má impressão. Além disso, um domínio estacionado também ajuda na experiência do usuário ou visitante do site. Como os teclados de smartphones são pequenos, é comum que erremos alguma letra na hora de digitar.

Se você for capaz de prever alguns desses erros, poderá registrar os domínios correspondentes e apontá-los para o seu site, agilizando a vida do usuário. O próprio Google utiliza esse método: se você digitar “googl.com” ou “gogle.com”, será direcionado automaticamente para a página google.com.br.

Como a internet é terreno fértil para criminosos digitais, a segurança é uma das maiores preocupações em tempos de internet banking. Por isso, os bancos fazem questão de registrar o maior número de domínios possíveis relacionados ao nome de suas marcas.

Por exemplo, o Banco Santander, que tem como site principal no Brasil o endereço “santander.com.br”, poderia adquirir o domínio “santandeer.com.br”, com dois “e”, que poderia facilmente ser digitado por um cliente — que deixaria de correr o risco de cair numa página clonada.

Como registrar diversas variações de um nome de domínio também pode ser complicado, algumas empresas preferem manter somente o domínio principal.

Como evitar a interpretação de conteúdo duplicado?

O Google penaliza sites que apresentam conteúdo duplicado, é uma forma de valorizar os sites que apresentam conteúdos originais e melhorar a experiência do usuário em virtude de sites que tentam obter visualizações com cópia de conteúdos.

Existe o risco de que, quando você configure o seu domínio estacionado, o algoritmo do Google interprete-o como um site duplicado. Porém, não precisa se desesperar, existem algumas maneiras para você sinalizar ao algoritmo do Google que não está cometendo um erro.

Faça um redirecionamento

É a maneira mais fácil de prevenir uma possível interpretação de conteúdo duplicado pelos buscadores. Você deverá inserir um redirecionamento ao domínio adicional em vez de simplesmente adicionar o domínio estacionado, apontando para a URL principal. Assim sendo, a navegação só ocorrerá no domínio principal.

Por exemplo, se você tem o domínio “seusite.com.br” e o usuário acessar o domínio “seusite.com”, será direcionado sempre para a URL principal. A configuração poderá ser feita de forma simples no cPanel, após a configuração do domínio estacionado, como foi visto neste texto.

Configure uma página canônica (rel=canonical)

Outra forma mais técnica de evitar uma interpretação de conteúdo duplicado por parte do Google e outras ferramentas de buscas é a utilização do atributo “rel=canonical” dentro da tag <head>, no código HTML do seu site. Veja, no exemplo abaixo, como ficaria a sinalização.

<link rel=”canonical” href=”http//siteprincipal.com.br”>

Desta forma, mesmo que o usuário encontre o seu site no endereço “siteoriginal.com”, por exemplo, o Google não interpretará o resultado como duplicado, mas sim como uma página refletida de “siteprincipal.com.br”.

Resumindo

Os domínios estacionados facilitam a configuração de vários domínios que servem para exibir o mesmo conteúdo. Sabendo o que é domínio estacionado, como configurá-lo e sua importância, você já pode usar esse recurso, em conjuntos às táticas para evitar conteúdos duplicados.

Entendemos também que é interessante fazer uma pesquisa sobre erros de digitação relacionados ao seu domínio principal, para antecipá-los, melhorando a experiência do usuário. Sempre que possível, considerar registrar variações do seu domínio nas extensões mais populares como ".com" e ".com.br".

E se você estiver procurando um lugar para registrar seus domínios estacionados, confira a lista com as melhores empresas para registro de domínio!

Esperamos que você possa melhorar os resultados de sua página utilizando todos estes métodos. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, não hesite em deixar seu comentário!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10