O que é TLD: quais são os tipos e como escolher o ideal

Avatar

Redação

0 avaliações

7 de junho de 2019 às 1:57

O que é TLD

TLD é uma sigla para Top Level Domain, que significa domínio de topo ou domínio de nível superior. Os níveis de domínio descendem da direita para esquerda, e o TLD é o nível mais alto de um domínio, o último à direita. Por exemplo, em um site com domínio "site.com.br", o TLD é .br, que é a última parte do domínio.

Aqui estão alguns exemplos de TLD em nomes de domínio:

  • melhorhospedagemdesites.com;
  • google.com.br.
  • amazon.co.uk;
  • php.net;
  • mozilla.org.

A partir desta lista, você pode ver que nem sempre a extensão do domínio e o TLD são iguais. Embora existam extensões que são TLDs, como ".org" ou ".net", também existem aquelas que possuem um nível inferior, como ".co.uk" e ".org.br", que contém um segundo nível de domínio.

Um domínio é dividido em níveis, onde cada um é separado do subsequente por um ponto, o TLD é sempre o último nível de domínio. Os domínios de segundo nível ou inferiores são subdomínios do TLD, eles podem compor a extensão do domínio ou simplesmente ser o nome do site, como no domínio "twitter.com".

Quais são os tipos de TLD?

Para facilitar a organização dos domínios de nível de topo, a entidade responsável pelo gerenciamento de domínios no mundo, o ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), agrupou os TLDs em diferentes tipos.

Os TLDs são agrupados em 2 tipos principais:

  • gTLD (generic TLD) - o TLD genérico para a maioria dos domínios com 3 caracteres ou mais;
  • ccTLD (country code TLD) - TLD específico para códigos de países, com dois caracteres.

TLD Genérico (gTLD)

Os TLDs Genéricos — Generic Top-Level Domains (gTLDs) — são aqueles que não tem relação com qualquer país ou território nacional. Tratam-se de termos genéricos que, em sua maioria, podem ser registrados por qualquer pessoa e de qualquer lugar.

Exemplos de gTLD são: .com, .org, .site, .online, .xyz, .net, .info e .me.

O que é gTLD?

Em 2011 iniciou-se o Projeto Novos gTLDs com o objetivo de expandir o número e aumentar a especificidade dos gTLDs. Com isso, centenas de novos gTLDs foram criados e lançados, categorizando ainda mais os sites na internet. Um exemplo de gTLD é o .app, usado por sites de aplicativos web e mobile.

Alguns gTLDs são patrocinados por uma entidade que representa uma determinada comunidade de usuários. Eles são chamados sTLDs (Sponsored TLDs) ou TLDs Patrocinados e são de uso reservado aos membros da comunidade representada.

Por exemplo, .gov é específico de entidades governamentais dos Estados Unidos e .aero é usado apenas para registros da aviação.

TLD de Código de País (ccTLD)

Outro tipo de TLD é o de Código de País (Country Code Top-Level Domain — ccTLD). São TLDs de 2 caracteres relacionados a um determinado território nacional. A maioria dos ccTLDs são baseados na ISO 3166, que define os códigos para nomes de países e suas subdivisões.

Exemplos de ccTLD são: .br, .us, .pt, .jp, .uk, .ch.cn.

O que é ccTLD?

Muitos ccTLDs são de uso exclusivo para registros em seus países de referência. No Brasil (.br), o registro de domínio é restrito a pessoa físicas ou jurídicas legalmente representadas ou estabelecidas no país.

Outros ccTLDs, como os da Colômbia (.co) e de Montenegro (.me), optaram por não restringir seu uso ao seu território. Esses podem ser registrados por pessoas de qualquer lugar, como ocorre com os gTLDs.

Alguns ccTLDs exigem a adição de um 2º nível de domínio antes do nome da página. Este funciona como uma subcategoria do ccTLD, auxiliando na identificação do setor ao qual aquele site está relacionado. É o caso dos domínios brasileiros, que utilizam ccTLDs como .com.br, .edu.br e .org.br.

Como escolher o TLD ideal?

Uma das primeiras tarefas quando se decide criar um site é escolher um bom domínio. Nessa hora, entender o que é TLD, os tipos e quais suas principais características pode fazer toda a diferença. Além disso, para determinar qual TLD é mais adequado ao seu site, alguns fatores devem ser considerados.

O que é TLD e como escolher?

Confira as 3 etapas para selecionar o TLD perfeito:

1. Determine o objetivo do seu site

Antes de escolher o TLD, pare e pense: qual o objetivo do seu site? Responder esta pergunta é vital para decidir a extensão mais adequada. Se o seu objetivo for um site para venda de produtos, .com é a opção mais popular. No entanto, se for para o site de uma organização não governamental, .org é mais adequado.

É importante escolher o TLD que melhor descreva o objetivo e a categoria do seu site. Isso ajudará seus visitantes a identificar e compreender o propósito da sua página online desde o seu domínio.

2. Considere segmentação local

É importante avaliar se você precisa de um domínio internacional ou nacional. Se o seu objetivo é atrair visitantes geograficamente próximos a você, vale considerar os benefícios dos ccTLDs. Ao segmentar os sites aos seus países de atuação, eles ajudam a direcionar a audiência do seu site ao seu público-alvo.

Praticamente todos os países têm ccTLDs, sendo mais de 200 registrados. No Brasil, o ccTLD .br é gerenciado pelo Registro.br.

3. Pense em SEO

O TLD também influencia em Search Engine Optimization (SEO). Seu TLD deve ser facilmente reconhecido, lido e escrito, além de identificar a categoria do seu site. Ele deve ser pensado juntamente com seu domínio para tornar a sua URL mais amigável.

O .com tende a aparecer mais frequentemente nas primeiras páginas dos buscadores. Porém, até um TLD menos conhecido, porém bem adequado ao seu objetivo, pode ter bons resultados.

TLDs mais populares e quando usá-los

Apesar de se tratar de um termo técnico, não é difícil entender o que é TLD. Quando você conhece os tipos e suas aplicações, escolher o TLD adequado se torna uma tarefa simples, mas que pode fazer toda a diferença para o seu site.

São cerca de 2000 TLDs registrados pelo ICANN, e muitos deles podem ser usados por qualquer pessoa na internet. Entre os mais populares, estão:

  • .com- ideal atividades comerciais, é o TLD mais popular na internet e usado por todo tipo de site;
  • .net - criado inicialmente para redes de sites, é atualmente a principal alternativa para o .com.
  • .org - é utilizado por organizações e projetos sem fins lucrativos;
  • .info - bastante usado por sites voltados à informação, com o objetivo de educar os visitantes;
  • .me - geralmente utilizado para blogs e sites pessoais, sem intenção comercial.

Além disso, é muito fácil garantir o seu nome de domínio na internet. Você pode registrar seu domínio com qualquer um desses TLD em praticamente qualquer provedor de registro de domínio.

E você? Já escolheu seu TLD ou ainda está com alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!


Avatar
Redação

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.


TOP 3 Provedores de Hospedagem
Hostinger logo
9.9 /10
GoDaddy logo
9.1 /10
Deixe um comentário