O que é TLD: saiba mais sobre TLD e outros tipos de domínio

  • Última atualização: 30 de outubro de 201830 de outubro de 2018 por
  • Redação
O que é TLD?

Uma das primeiras tarefas quando se decide criar um site é escolher um bom domínio. Nessa hora, entender o que é um TLD, os tipos e quais suas principais características pode fazer toda a diferença.

Imagine a seguinte situação: você se dedicou para a tarefa e pensou em um domínio perfeito para o seu site. Depois, descobre que a escolha não está mais disponível. E agora?

Mas não se preocupe, pois existem centenas de TLDs disponíveis na internet. Tudo o que você precisa é entender seus significados e escolher o mais adequado ao seu objetivo.

Para isso, neste artigo abordamos o conceito de TLD e seus diferentes tipos. E o mais importante: como escolher o TLD ideal para o seu site. Vamos lá?

O que é TLD?

Um domínio é dividido em níveis, onde cada um é separado do subsequente por um ponto. TLD é uma sigla para o termo em inglês Top Level Domain, que significa domínio de topo ou domínio de nível superior. Trata-se do nível mais alto de um domínio, localizado mais à direita do endereço web (URL).

Vejamos os seguintes exemplos, onde os TLDs estão marcados em negrito:

  • www.melhorhospedagemdesites.com;
  • www.un.org;
  • registro.br.

À esquerda do TLD está o 2º nível de domínio, onde geralmente fica o nome da página registrada por um usuário. Nos exemplos anteriores, os termos melhorhospedagemdesites, un e registro estão nesse nível.

Em seguida há o 3º nível de domínio, representado pelo www nos 2 primeiros exemplos. Em algumas situações, o nome do site se encontra nesse nível. Depois, pode haver um 4º nível de domínio, e assim por diante.

Os TLDs tem um papel importante no Search Engine Optimization (SEO). Eles são usados para facilitar a identificação do tipo de conteúdo existente em um site. Assim, quando um visitante visualiza um domínio, ele sabe imediatamente se aquele é um site comercial (.com), governamental (.gov) ou militar (.mil), por exemplo.

Tipos de TLD

Os TLDs são classificados em 2 categorias:

  1. TLD Genérico (gTLD);
  2. TLD de Código de País (ccTLD).

TLD Genérico (gTLD)

Os TLDs Genéricos — Generic Top-Level Domains (gTLDs) — são aqueles que não tem relação com qualquer país ou território nacional. Tratam-se de termos genéricos que, em sua maioria, podem ser registrados por qualquer pessoa e de qualquer lugar.

O que é gTLD?

Os TLDs originais como .com, .org, .net e .gov são todos classificados como genéricos.

Em 2011 iniciou-se o Projeto Novos gTLDs com o objetivo de expandir o número e aumentar a especificidade dos gTLDs. Com isso, centenas de novos gTLDs foram criados e lançados, categorizando ainda mais os sites na internet. Um exemplo é o gTLD .app, usado por sites de aplicativos web e mobile.

Alguns gTLDs são patrocinados por uma entidade que representa uma determinada comunidade de usuários. Eles são chamados sTLDs (Sponsored TLDs) ou TLDs Patrocinados e são de uso reservado aos membros da comunidade representada. Por exemplo, .gov é específico de entidades governamentais dos Estados Unidos e .aero é usado apenas para registros da aviação.

TLD de Código de País (ccTLD)

Outro tipo de TLD é o de Código de País (Country Code Top-Level Domain — ccTLD). São TLDs de 2 caracteres relacionados a um determinado território nacional. A maioria dos ccTLDs são baseados na ISO 3166, que define os códigos para nomes de países e suas subdivisões.

O que é ccTLD?

Muitos ccTLDs são de uso exclusivo para registros em seus países de referência. No Brasil (.br), o registro de domínio é restrito a pessoa físicas ou jurídicas legalmente representadas ou estabelecidas no país.

Outros ccTLDs, como os da Colômbia (.co) e de Montenegro (.me), optaram por não restringir seu uso ao seu território. Esses podem ser registrados por pessoas de qualquer lugar, como ocorre com os gTLDs.

Alguns ccTLDs exigem a adição de um 2º nível de domínio antes do nome da página. Este funciona como uma subcategoria do ccTLD, auxiliando na identificação do setor ao qual aquele site está relacionado. É o caso dos domínios brasileiros, que utilizam ccTLDs como .com.br, .edu.br e .org.br.

Papel da ICANN no TLD

ICANN é a sigla da Corporação da Internet para Nomes e Números Atribuídos (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). É uma organização não governamental responsável pela administração do sistema global de internet.

A ICANN ajuda a coordenar a IANA  Autoridade para Atribuição de Números na Internet (Internet Assigned Numbers Authority), que atua na gestão e supervisão das TLDs na “raiz” do Sistema de Nomes de Domínio (DNS).

A ICANN também é responsável pelo Projeto Novos gTLDs. Ela realiza as avaliações, seleções e introdução dos novos gTLDs na internet.

3 etapas para escolher o TLD ideal

Na hora de determinar qual TLD é mais adequado ao seu site, alguns fatores devem ser considerados. Confira as 3 etapas para selecionar o TLD perfeito:

1. Determine o objetivo do seu site

Antes de escolher o TLD, pare e pense: qual o objetivo do seu site? Responder esta pergunta é vital para decidir a extensão mais adequada.

O que é TLD e como escolher?

Se o seu objetivo for um site para venda de produtos, .com ou .biz podem ser as melhores opções. Se for o site de uma organização não governamental, .org é mais adequado.

Será um site voltado a educar pessoas sobre algum tópico? Então .info pode ser o ideal. Agora se seu objetivo for um blog pessoal, talvez seja bom considerar o .me.

É importante escolher o TLD que melhor descreva o objetivo e a categoria do seu site. Isso ajudará seus visitantes a identificar e compreender o propósito da sua página online desde o seu domínio.

2. Considere segmentação local

É importante avaliar se você precisa de um domínio internacional ou nacional. Se o seu objetivo é atrair visitantes geograficamente próximos a você, vale considerar os benefícios dos ccTLDs. Ao segmentar os sites aos seus países de atuação, eles ajudam a direcionar a audiência do seu site ao seu público-alvo.

Praticamente todos os países têm ccTLDs, sendo mais de 200 registrados. No Brasil, o ccTLD .br é gerenciado pelo Registro.br.

3. Pense em SEO

O TLD também influencia em Search Engine Optimization (SEO). Seu TLD deve ser facilmente reconhecido, lido e escrito, além de identificar a categoria do seu site. Ele deve ser pensado juntamente com seu domínio para tornar a sua URL mais amigável.

O .com tende a aparecer mais frequentemente nas primeiras páginas dos buscadores, mas apenas por ser o gTLD mais popular na internet.

Vale lembrar que uma parte de SEO é ditado pela experiência dos visitantes. Assim, até um TLD menos conhecido, porém bem adequado ao seu objetivo, pode ter bons resultados em SEO.

TLDs mais populares e quando usá-los

Existem cerca de 2000 TLDs registrados pelo ICANN. No entanto, alguns são mais populares e mais genéricos, podendo ser usados pela maioria dos sites na internet.

A lista a seguir apresenta esses TLDs e para quais tipos de sites eles são mais adequados:

  • .com (commercial): ideal para domínios de atividades comerciais. Atualmente é o TLD mais popular na internet e usado por todo tipo de site;
  • .net (network): criado inicialmente para redes de sites, é atualmente a principal alternativa para o .com. Muito usado por empresas de tecnologia;
  • .org (organization): é utilizado por organizações e projetos sem fins lucrativos;
  • .edu (education): indicado para universidades e instituições de ensino. Geralmente não está disponível para registro público, sendo um sTLD;
  • .info (information): usado por sites voltados unicamente à informação, com o objetivo de educar os visitantes sobre um determinado assunto;
  • .biz (business): voltado para sites empresariais e uma boa alternativa para o .com. Deve ser usado com cautela, uma vez que muitos sites duvidosos utilizam esse TLD;
  • .me (personal): geralmente utilizado para blogs e sites pessoais, sem intenção comercial. Pode ser usado para promoção de imagem individual.

Esses gTLDs também estão disponíveis como 2º nível de domínio na maior parte dos ccTLDs. Se você optou por utilizar o ccTLD brasileiro, verifique a lista completa de categorias do .br antes de decidir o ideal para o seu site.

Apesar de se tratar de um termo técnico, o conceito de TLD não é difícil de entender. Quando você conhece os tipos e suas aplicações, escolher o TLD adequado se torna uma tarefa simples, mas que pode fazer toda a diferença para o seu site.

O que você achou deste artigo? Já se sente pronto para escolher o TLD ideal? Compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam sobre o assunto! Até a próxima.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o melhor provedor de hospedagem, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.

Receber novidades por email: