Saiba o que é VPS e pra quem ele é indicado

VPS

A hospedagem VPS é uma das formas mais recentes de hospedagem de sites que vem ganhando popularidade. Porém, muitos indivíduos e empresas ainda não compreendem exatamente o que ela é.

A razão para isso é que o VPS realmente é um híbrido de hospedagem compartilhada e hospedagem dedicada. Por isso, muitos se confundem e não têm certeza se o serviço corresponderá aos seus propósitos e às suas necessidades de hospedagem na web.

Tentaremos esclarecer o que é VPS e seus prós e contras para ajudá-lo a decidir se é a hospedagem apropriada para o seu negócio.

Este guia é dedicado para aqueles que desejam aprender mais sobre a hospedagem de servidor privado virtual (VPS). Continue a leitura!

O que é VPS?

O VPS é uma abreviatura para hospedagem de Servidor Privado Virtual, que em inglês é chamado de Virtual Private Server. Os planos de hospedagem VPS oferecem máquinas virtuais aos clientes e seu conceito de virtualização é semelhante ao da hospedagem compartilhada, em que um servidor pode ter vários sites rodando sobre ele.

No entanto, a tecnologia de virtualização permite que cada conta seja tratada como a sua própria máquina e com os seus próprios recursos dedicados e sistema operacional.

Por exemplo, em um ambiente de hospedagem compartilhada, todos os clientes usam os recursos de um mesmo computador. A maioria dos provedores de serviços de hospedagem compartilhada possuem scripts que limitam os recursos de cada cliente, de modo que nenhum usuário esteja usando todos os recursos.

Entretanto, os clientes não possuem a garantia de que os recursos de computação não fiquem escassos, dependendo de quantos clientes usarem os recursos ao mesmo tempo.

Por outro lado, os planos de hospedagem VPS podem garantir os recursos disponíveis para o cliente usando a tecnologia de virtualização. Isso proporciona ao usuário um ambiente de hospedagem muito mais estável, com pouca ou nenhuma flutuação nos recursos disponíveis.

Quais são as características principais do VPS?

Um VPS é a parte atribuída do servidor que possui um sistema operacional, espaço em disco e largura de banda. Na maioria dos casos, os provedores configuram um VPS para que um cliente possa usá-lo como um servidor dedicado. Isso significa que ele pode ser personalizado de acordo com as preferências do usuário.

Tratando-se de servidores compartilhados, a maioria possui um ambiente de hospedagem existente, além de configurações particulares que o provedor já incorporou. Já o VPS basicamente lhe dá acesso à mesma configuração que um servidor dedicado sem o custo.

A hospedagem VPS também oferece mais poder do que a hospedagem compartilhada básica, permitindo escalabilidade quando precisar.

Pode ser difícil escolher a melhor opção de hospedagem na web para a sua empresa ou para o seu site. Aqueles que precisam desse tipo de tecnologia escolhem um VPS porque:

  • é mais barato do que um servidor dedicado;
  • é personalizável para as suas necessidades;
  • possui a capacidade de supervisionar o ambiente de hospedagem;
  • permite o pagamento pelo espaço utilizado;
  • permite escalabilidade para aumentar o seu tamanho de acordo com as necessidades em evolução;
  • oferece uma equipe de suporte para ajudar quando os problemas técnicos complexos surgem.

Por ser um serviço mais poderoso, dificilmente você encontrará um VPS grátis para ser usado por um tempo indefinido, como ocorre na hospedagem compartilhada.

Como funciona o VPS?

Na hospedagem VPS, cada site é hospedado em um servidor privado virtual alocado em um hardware mais poderoso. Ou seja, uma máquina física é dividida em vários compartimentos virtuais, e o software do servidor é configurado separadamente, tornando cada unidade capaz de funcionar independentemente.

Embora outros sites possam ser hospedados no mesmo sistema físico, o seu seria o único site hospedado no compartimento virtual alocado — com recursos de servidores independentes (CPU, RAM, espaço em disco e etc.) para você. Outros sites da máquina não afetarão o seu desempenho.

Todo sistema operacional virtualizado atuará como se fosse um servidor dedicado. Isso permite a maioria dos benefícios de um servidor dedicado em uma fração do custo.

O VPS oferece um controle total sobre o servidor e quase os mesmos benefícios do servidor dedicado. Assim, você pode obter um servidor virtual dedicado por um preço muito mais barato e com maior desempenho para o seu site.

Quais casos em que o uso de um VPS é mais indicado?

O VPS é a solução perfeita quando a sua empresa é tão grande que a hospedagem compartilhada é suficiente, mas você precisa de mais recursos do servidor.

Os negócios de e-commerce, empresas de desenvolvimento e web design, fóruns, blogs de alto tráfego e sites não durarão muito tempo em uma hospedagem compartilhada e precisarão de um VPS mais cedo ou mais tarde para melhorar o controle, a segurança e a flexibilidade.

Já para os pequenos blogs ou sites de apresentação de empresas, um plano compartilhado será suficiente, enquanto que para sites maiores (com milhares de visitantes diários) será necessário um servidor dedicado ou um plano de hospedagem em nuvem.

Quais as vantagens do VPS?

O VPS tem muito potencial para o futuro, já que conta com diversos benefícios. Com isso, ele se torna um tipo de hospedagem facilmente conhecido e disponível.

Como os custos podem ser quase comparáveis ​​com a hospedagem compartilhada e a maioria dos sites que usam um servidor dedicado na verdade não precisam de todo o espaço oferecido, o VPS crescerá em popularidade como uma ótima solução para as pequenas e médias empresas.

Confira agora algumas vantagens em destaque:

Preço competitivo

Os preços do VPS são inferiores aos de um servidor dedicado e até mesmo de uma hospedagem compartilhada quando há hospedagem de vários sites ou quando se excede o tamanho.

Como geralmente o VPS é executado em nuvem, não há a necessidade de uma equipe de suporte dedicada apenas para você. Você contará com uma economia de seu site e o hardware não será afetado pelo software da nuvem.

Recursos disponíveis

O VPS oferece controle completo sobre os seus servidores virtuais. Como proprietário, você não compartilha o servidor com ninguém, assim, você será o único que irá controlá-lo de acordo com as necessidades da empresa.

Você pode instalar um painel de controle que o ajudará a gerenciar seus clientes, sites e outras funções e, ainda, atualizar o software. Além disso, se você planeja expandir o seu site ou experimentar um aumento no tráfego, não precisa se preocupar com o desempenho do seu site.

Ainda, diferentemente da hospedagem compartilhada, com a hospedagem VPS é possível escalar facilmente de acordo com as suas necessidades de negócios sem ter que comprometer as suas funções.

Maior segurança

Diferente da hospedagem compartilhada, em um VPS você cria a sua própria segurança com as medidas já implementadas pela sua empresa de hospedagem, possibilitando a recuperação automática, proteção de dados e assim por diante.

Se um site realiza operações comerciais, como lojas online e atividades de comércio eletrônico, é imperativo fornecer um ambiente seguro para realizar transações financeiras ou manter credenciais de usuários.

Na hospedagem compartilhada, não é possível implementar arranjos de segurança individuais para garantir proteção contra hackers. A opção mais adequada para habilitar as normas de segurança mais rigorosas é a da hospedagem VPS.

A hospedagem VPS permite várias camadas de segurança para a proteção do servidor, e não são afetadas por qualquer tipo de atividades nas contas vizinhas.

Gostou do nosso conteúdo sobre o que é VPS? Então, compartilhe nas redes sociais e espalhe essas informações entre os seus amigos!

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receber novidades por email: