VPN Grátis: as 5 melhores opções para uma conexão segura

Para quase todo serviço gratuito há algum um sacrifício, e com uma VPN grátis não é diferente.

Isso não quer dizer que não seja possível encontrar serviços razoáveis de VPN grátis – alguns podem até superar as expectativas –, e sim que devemos ter em mente as limitações de usar uma VPN dessa forma.

VPN grátis

Não existe almoço grátis – todo serviço precisa de um modelo de negócios para se manter sustentável. Não há dúvidas de que uma VPN gera custos para o provedor. É necessário pagar pela infraestrutura, investindo em servidores seguros, estáveis e com banda larga de alta qualidade.

Além disso, o desenvolvimento os programas de VPN e dos aplicativos para smartphones também gera custos às empresas. Muitas VPNs disponibilizam um cliente para várias plataformas, como Windows, Android, macOS, iOS e Linux – manter tudo isso não é fácil e nem barato.

Sabendo disso, encontrar uma boa VPN grátis pode parecer praticamente impossível. Mas depois de uma longa busca, nós chegamos encontramos as melhores opções para quem não quer ou não pode investir numa VPN.

Aqui a lista com as melhores VPN gratuitas que realmente funcionam:

  • ProtonVPN (melhores padrões de segurança e tráfego ilimitado)
  • Windscribe (acesso a recursos premium e dados ilimitados)
  • Hide.me (alto desempenho sem limites de dados)
  • TunnelBear (acesso gratuito para todos os recursos limitado em 500 MB)
  • SigaVPN (tráfego ilimitado e 4 servidores disponíveis)

Para chegar nesta lista, nós testamos diversas VPNs grátis e separamos as que realmente valem o seu tempo. Confira:

1. ProtonVPN

VPN grátis - ProtonVPN

Melhor VPN grátis para Android

Tráfego ilimitado no aplicativo para Android

A ProtonVPN começou como um projeto de financiamento coletivo e hoje é um dos principais provedores de VPN na Internet. Além de oferecer VPNs de alta performance em seus planos pagos, a ProtonVPN oferece uma VPN grátis para uso ilimitado.

DesempenhoMédio
TráfegoIlimitado
Dispositivos1
Países3
Disponível paraWindows, Mac, Android e iOS

Quando se trata de privacidade e segurança, a ProtonVPN é uma das empresas mais reputáveis. A empresa é baseada na Suiça, um dos países com as leis mais fortes em relação a privacidade de dados.

Melhor VPN grátis - ProtonVPN

A ProtonVPN tem é firme quando se trata de privacidade, e segue a política de "zero logs" – nenhum registro de conexão é armazenado. Essa característica está presente em todos os planos, seja um plano pago ou no de VPN grátis.

No plano "Free", a ProtonVPN limita a utilização da VPN para um dispositivo em 3 servidores: Estados Unidos, Holanda e Japão. A velocidade da VPN grátis também é comprometida, o que deixa bem claro qual é o seu modelo de negócio, e quais serviços mantém a empresa – as VPNs pagas.

VantagensDesvantagens
Tráfego ilimitado.
Apenas um dispositivo.
 Desempenho razoável. Servidores em 3 países.
 Máxima segurança e privacidade.

2. Windscribe

VPN grátis da Windscribe

Melhor VPN grátis para PC

Cliente VPN multiplataforma fácil de usar

A Windscribe é uma empresa canadense que oferece planos de VPN grátis e VPN pago. Assim como outros provedores com VPN gratuita, a Windscribe limita o plano grátis com o objetivo de atrair clientes para o seu plano pago.

DesempenhoMédio
Tráfego10 GB a cada 60 dias
DispositivosIlimitado
Países10
Disponível paraWindows, Mac, Linux, Android, iOS, Chrome e Firefox

Mesmo sem pagar nada, é possível usar a VPN grátis da Windscribe em 11 localidades diferentes, que incluem Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, China, França, Alemanha, Holanda, Suíça, Noruega e Romênia. Para cada uma das localidades, há a limitação de 10 GB de tráfego, que é renovado a cada 30 dias.

Melhor VPN grátis - Windscribe

Quando comparada com um plano de pago de VPN, a VPN grátis da Windscribe se mostra uma opção razoável, com aplicações amigáveis e dispositivos ilimitados – o que é incomum até em VPNs pagas. No entanto, por estarem em um plano grátis, as VPNs possuem uma conexão mais lenta e um suporte demorado.

VantagensDesvantagens
10 GB de tráfego.
Sem servidor no Brasil.
 Excelente disponibilidade. Suporte em inglês.
 Conexões ilimitadas.

3. Hide.me

VPN grátis da Hide.me

Melhor VPN grátis sem limite de velocidade

Sem limite de velocidade de conexão

Quem já precisou usar uma proxy gratuita já deve ter ouvido falar na Hide.me. Por muito tempo a empresa foi conhecida por oferecer o serviço de proxy gratuitamente, e hoje, ela também oferece os serviços de VPN – também com a opção de começar gratuitamente.

DesempenhoMédio
Tráfego2 GB
Dispositivos5
Países5
Disponível paraWindows, Mac, Android, iOS, Chrome e Firefox

Não há segredo no modelo de negócios da Hide.me, a empresa lucra com o seu serviço de VPN pago, vendendo os planos Premium e Plus, e ela deixo isso claro na apresentação dos planos:

VPN grátis - Preços da hide.me

A limitação do plano de VPN grátis da hide.me fica para o tráfego de dados e a quantidade de dispositivos que podem ser usados simultaneamente. Para os usuários do plano gratuito, são destinados somente 2 GB de tráfego, que pode ser usado somente em um dispositivo.

Enquanto no plano premium da Hide.me você tem acesso a 150 servidores em 34 países, no plano grátis você também só poderá usar servidores de 3 países: Canadá, Holanda ou Cingapura.

VantagensDesvantagens
5 conexões simultâneas.
Apenas 2 GB de tráfego.
 Disponível em várias plataformas. Desempenho pode deixar a desejar.
 Clientes em várias plataformas.

4. TunnelBear

VPN grátis da TunnelBear

Melhor VPN grátis com servidor no Brasil

Oferece serviço de VPN gratuito no Brasil

A TunnelBear é mais uma empresa de VPN baseada no Canadá – uma das primeiras empresas a oferecer serviços de proxy e VPN gratuitamente. Com servidores em mais de 20 países, a empresa é uma das poucas opções com o serviço de VPN gratuito no Brasil.

DesempenhoAlto
Tráfego500 MB por mês
DispositivosIlimitado
Países20+
Disponível paraWindows, Mac, Android, iOS, Chrome e Firefox

A empresa não registra nenhum dado dos clientes, oferece conexão de alto desempenho e disponibiliza os eu cliente VPN para as principais plataformas: Windows, Mac, Android, iOS e Google Chrome.

Melhor VPN grátis - TunnelBea

Com características de uma VPN paga, é difícil acreditar que a TunnelBear ofereça tudo isso sem cobrar nada. Mas como já sabemos, todo serviço gratuito possui algum sacrifício, e com a VPN grátis da TunnelBear não seria diferente.

A limitação da VPN grátis da TunnelBear está no tráfego de dados – são apenas 500 MB de tráfego por mês. Com essa quantia de tráfego, a utilização da VPN fica muito limitada, já que 500 MB corresponde a cerca de 1 hora de vídeo em HD no YouTube.

VantagensDesvantagens
Bom desempenho.
Tráfego muito limitado.
 Mais de 20 países. Sem cliente para Linux.
 Máxima segurança e privacidade.

5. SigaVPN

VPN grátis da SigaVPN

Serviço de VPN gratuito ilimitado

Permite utilização para torrents

A SigaVPN é um serviço de VPN independente que começou oferecendo somente VPNs gratuitas, mas que hoje conta com planos pagos para manter o serviço. São oferecidas 4 VPNs gratuitas, nos países: Holanda, Letônia, Suécia e Romênia.

DesempenhoMédio
TráfegoIlimitado
DispositivosIlimitado
Países4
Disponível paraWindows, Mac, Linux, Android e iOS (configuração manual)

Mas para manter o serviço gratuito, o projeto também criou 5 VPNs pagas, disponíveis nos EUA, Suíça e Luxemburgo.

Diferente das VPNs tradicionais que oferecem planos e um valor fixo pelos serviços, a SigaVPN segue o modelo de doações. Para usar qualquer uma das VPNs pagas, é preciso fazer uma doação de no mínimo US$ 2. Esse também é o único serviço de VPN gratuito ilimitado.

Melhor VPN grátis - SigaVPN

A limitação da VPN grátis da SigaVPN não está no tráfego ou na quantidade de dispositivos, e sim na usabilidade da VPN. Não há um programa ou aplicativo próprio dessa VPN, é necessário configurar manualmente com um cliente VPN do sistema operacional.

Felizmente a SigaVPN disponibiliza um guia de utilização para as plataformas mais populares. Ainda assim, essa opção é mais recomendada para usuários avançados, já que envolve a configuração manual da VPN.

O lado ruim da SigaVPN está na localização dos servidores dos planos gratuitos. Os servidores das VPNs gratuitas estão em países europeus e por isso, não têm uma boa velocidade de conexão para usuários no Brasil.

VantagensDesvantagens
Tráfego ilimitado.
Configuração manual.
 Desempenho razoável. Sem servidores no Brasil.
 Documentação completa.

Vale a pena usar uma VPN grátis?

Depois conhecer as melhores VPN grátis, é preciso entender o "custo" de optar por um serviço dessa forma. Embora não seja um custo monetário, existem limitações nos serviços de VPN grátis, e é muito importante que você tenha em mente quais são elas ao seguir esse caminho.

Nós já vimos casos em que um provedor popular de VPN grátis – a Hola VPN –, roubava a conexão dos usuários e vendia para botnets. Um estudo sobre privacidade indicou que a Betternet – uma VPN grátis muito popular –, monitorava o comportamento dos usuários e distribuía malware.

Se até mesmo os provedores pagos de VPN já foram descobertos compartilhando os dados dos usuários, não é difícil imaginar que VPNs grátis possam fazer isso ou algo pior.

Mas nem toda VPN grátis é ruim, existem algumas exceções que oferecem o serviço de forma transparente, deixando bem claro o seu modelo de negócio e as limitações do plano grátis.

Na hora de escolher uma VPN grátis, você deve levar em consideração limitações como:

  • Tráfego limitado – as VPNs gratuitas limitam a quantidade de tráfego e de conteúdo que pode ser consumido;
  • Velocidade reduzida – os próprios provedores indicam que a VPN é lenta comparada a uma VPN paga;
  • Menos recursos – funcionalidades como P2P, streaming e torrent podem estar desabilitados;
  • Poucos servidores – a maioria dos servidores são reservados para os clientes pagos;
  • Conexões simultâneas – uma VPN gratuita limita a quantidade de dispositivos que podem ser usados simultaneamente.

Em alguns casos até mesmo alguns recursos de segurança e privacidade são desabilitados no plano gratuito, como a prevenção de vazamentos com DNS. Portanto, é importante ter em mente essas limitações ao optar por uma VPN gratuita.

Qual a melhor VPN grátis para PC?

Melhor VPN grátis para PC

A maioria das VPNs disponibilizam um programa próprio para facilitar a utilização nos computadores dos seus usuários. A melhor VPN grátis para PC é aquela que oferece a maior flexibilidade e suporte para as plataformas mais usadas no mundo.

Oferecer uma boa experiência de uso é um desafio até para as melhores VPNs pagas, por isso não dá esperar uma usabilidade impecável de uma VPN grátis. Isso fica bem claro na SigaVPN, que abre mão de desenvolver o próprio cliente VPN para reduzir custos e permitir a oferta do serviço grátis.

Para as empresas que possuem um plano pago além do plano de VPN grátis, o programa usado no computador é o mesmo, independente do plano ser pago ou gratuito. Então mesmo sem pagar nada, a experiência é a mesma para todos os usuários.

Windscribe - a melhor VPN grátis para PC

Entre as melhores VPN grátis, a Windscribe se destaca pelo seu cliente VPN extremamente fácil de usar. Além disso, é a única empresa com VPN grátis que disponibiliza seu programas para os principais sistemas operacionais: Windows, Mac e Linux e com extensões para os navegadores mais usados: Chrome, Firefox e Opera.

Melhor VPN para PC - Windscribe

Mas embora a Windscribe tenha um cliente VPN para os sistemas operacionais mais populares, a experiência de uso não é exatamente a mesma em todos.

Melhor VPN grátis para PC - Windscribe PC/MacNo Windows e Mac, o programa tem uma interface gráfica muito amigável e fácil de usar, ideal para usuários iniciantes ou que querem uma experiência descomplicada.

Como a interface do cliente VPN no navegador é semelhante da interface do programa para PC, a usabilidade também é bem parecida.

Com o programa de VPN da Windscribe, basta escolher o país da VPN que você deseja usar, escolher uma das localidades naquele país e aperta o botão de ligar a VPN.

Uma opção de firewall também vem habilitada por padrão, para garantir que não haverão vazamentos na conexão ao usar a VPN.

Já no Linux, o cliente VPN está em fase de testes e possui interface em linha de comando, ou seja – não tem uma interface gráfica com visual amigável. Apesar do programa não ser complicado de usar, a experiência não será a mesma de um programa com interface gráfica.

Melhor VPN grátis para PC - Windscribe Linux

Ainda assim, é muito mais fácil do que realizar as configurações manuais, como fazem outras VPNs grátis e até algumas VPNs pagas. Ao iniciar o programa, é exibida uma lista de comandos que podem ser usados facilmente. Há sempre a alternativa de usar a extensão para navegador, caso a VPN seja usada somente para navegação na Web.

Para quem precisa da VPN para acessar somente o conteúdo na Web, existem navegadores com a VPN já embutida no navegador. O Opera inclui gratuitamente o recurso de VPN gratuitamente para todos os usuários e o Tor oferece uma solução decentralizada para garantir anonimidade na navegação.

Qual a melhor VPN grátis para Android?

Melhor VPN grátis para Android

Não podemos esquecer que um dos usos mais comuns de VPN é nos celulares, smartphones e tablets. Por serem um dos principais alvos de monitoramento por aplicativos, os dispositivos móveis estão entre os mais populares nas buscas por soluções de VPN grátis.

Em 2016, uma pesquisa indicou que 7 em 10 aplicativos compartilham seus dados com terceiros – algo que representa um grande risco para os usuários de smartphones e tablets.

Para ter uma ideia do risco de como os seus dados podem estar em risco, basta observar como os aplicativos se conectam com redes de monitoramento de atividade dos usuários.

Argumentar que não nos devemos preocupar com a privacidade porque não temos nada a esconder é a mesma coisa que dizer que não me preocupo com a liberdade de expressão porque não tenho nada a dizer.
Edward Snowden

Melhor VPN grátis para Android - Haystack
Rede de aplicativos que monitoram usuários

Com o projeto Haystack, o Instituto Internacional da Ciência da Computação (ICSI) tem uma ferramenta que permite a visualização da rede de aplicativos que monitoram a atividade dos usuários.

Existem aplicativos muito populares conectados a esse tipo de rede, e em muitos casos, sem que o usuário saiba.

Existe o esforço das empresas responsáveis pelos sistemas operacionais, mas que ainda não é o suficiente para proteger o usuário completamente. Mesmo permitindo que o usuário defina as permissões no aplicativo, ao permitir que o aplicativo utilize a conexão, você esteja sujeito a compartilhar os dados da mesma.

ProtonVPN - a melhor VPN para Android

Enquanto a Windscribe se destaca com a melhor VPN para PC, quando se trata de celulares e tablets, a ProtonVPN é a empresa que oferece a melhor experiência. Com um aplicativo simples e direto, a ProtonVPN é muito fácil de usar no Android – basta escolher o servidor e se conectar.

Melhor VPN para Android - ProtonVPN

Diferente da versão para desktop, na sua versão para Android, a ProtonVPN não limita o tráfego ou banda larga no aplicativo para Android. A maior limitação continua sendo a escolha de servidores, que são limitados para 3 países.

Escolhendo o melhor provedor de VPN gratuito do Brasil

Para acessar sites e serviços brasileiros, o ideal é que o servidor da VPN esteja no Brasil. Como a maioria dos provedores de VPN não são brasileiros e não possuem infraestrutura no Brasil, em muitos casos essa não é uma opção.

Nas opções de VPN grátis, por exemplo, somente a TunnelBear disponibiliza uma VPN com servidor no Brasil, mas com apenas 500 MB de tráfego, dificilmente será possível aproveitar desse benefício.

A alternativa é optar por uma VPN que esteja numa localidade próxima – e geralmente a opção com melhor desempenho são para as VPNs na América do Norte, ou seja, nos EUA ou Canadá. Para essas, você pode escolher entre as melhores VPN grátis da nossa lista:

VPN grátisDestaque paraTráfegoLocalidades
ProtonVPNVPN ilimitado para Android2 GB / Ilimitado3
WindscribeMelhor cliente desktop10 GB11
Hide.meProxy gratuitaIlimitado3
TunnelBearServidor no Brasil500 MB20
SigaVPNTráfego ilimitadoIlimitado4

Vale lembrar que, por ser um serviço gratuito, a VPN grátis tem suas limitações e sempre vai deixar a desejar quando comparada com uma VPN paga, afinal, são elas que mantém as VPNs gratuitas.

Se você quer o máximo de qualidade, segurança e privacidade de uma VPN, invista numa opção sem limitações e com alto desempenho – confira a lista com as melhores VPNs pagas.

Melhor Hospedagem de Sites é um projeto com o objetivo de ajudar as pessoas na busca pelo lugar ideal para hospedar seus sites, trazendo informação e conhecimento sobre o universo de hospedagem de sites.
Receba os artigos do blog por e-mail: